Planejamento autoriza nomeações para o Comaer

Planejamento autoriza Aeronáutica a nomear 44 controladores de vôo.

O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da Portaria nº 120, de 17/04/2014, o provimento de 44 cargos de controlador de tráfego aéreo, integrante do grupo de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo – Dacta, do Comando da Aeronáutica – Comaer.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público autorizado pelo Ministério do Planejamento em junho de 2012 (Portaria n° 254) para preenchimento de 135 cargos. O certame foi concluído no final de 2013, em novembro.

O Comando da Aeronáutica será responsável por verificar as condições para a nomeação dos candidatos aprovados, as respectivas normas e outros atos administrativos. O provimento começará a ocorrer ainda no mês de abril de2014.

Fonte: Ministério do Planejamento

****

Autorizado o provimento de cargos na Aeronáutica (22/01/2014)

MPOG publicou portaria 24/2014 autorizando provimento de cargos para os quadros da Aeronáutica.

Foi publicada a Portaria nº 24/2014 (DOU de 21/01/2014), na qual o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autoriza o provimento de cargos nos quadros de pessoal do Comando da Aeronáutica - COMAER.A autorização diz respeito ao provimento de 241 cargos das Carreiras de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, pertencentes ao Quadro de Pessoal do Comando da Aeronáutica - COMAER.A distribuição das vagas é a seguinte: 19 para Analista Júnior, 28 para Tecnologista Júnior, 21 para Tecnologista Pleno, 9 para Pesquisador Assistente, 60 para Assistente em C&T e 104 para Técnico.De acordo com a portaria, o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de janeiro de 2014. Informações do Diário Oficial da União, 22 de janeiro de 2014, página 68, seção 1.

****

Notícia anterior (12/03/13): Aeronáutica: aprovado PL dos cargos de apoio

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na terça-feira (12/03/2013) a votação do Projeto de Lei 7521/10, do Executivo, que cria o Quadro de Oficiais de Apoio no Corpo de Oficiais da Ativa do Comando da Aeronáutica (QOAp). A matéria será enviada à sanção presidencial.

Esse quadro será composto por profissionais de nível superior nas funções de apoio às atividades-fim nas áreas de saúde, de ciências exatas e humanas, de infraestrutura e de atendimento sanitário. 

Os deputados aprovaram também na terça a emenda do Senado, que estabelece um limite de idade de 32 anos para ingresso do aluno no estágio de adaptação necessário à inclusão no QOAp. Essa idade pode ser atingida até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula nesse estágio. O limite de idade constava do projeto original, mas havia sido retirado quando da votação na Câmara pela primeira vez. A idade mínima permanece sendo de 18 anos.

Concurso público

Segundo o projeto, os novos militares serão admitidos por meio de concurso público específico e de aprovação no estágio de adaptação. Todos os militares que não forem aprovados no estágio de adaptação retornarão à situação funcional anterior.

Os alunos do estágio serão equiparados a primeiro-tenente. Atualmente, essas funções são exercidas por servidores temporários que fazem parte do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA).

A composição do novo quadro será correspondente à redução do QCOA.

Com informação da Agência Câmara de Notícias

***

Aeronáutica: novas regras para concursos da ASA e EPCAR (09/01/2013)

A novidade na prova da EPCAR é a inclusão das disciplinas de língua inglesa e redação. Na prova da AFA é a inclusão de redação.

A partir de 2013, as provas dos concursos para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e na Academia da Força Aérea (AFA) terão mais disciplinas. A novidade na prova da EPCAR é a inclusão das disciplinas de língua inglesa e redação. NJá na prova da AFA, será cobrada redação.

Todos os critérios para a correção da redação e conteúdo programático da prova de língua inglês serão especificados nos editais dos concursos.

O processo seletivo 2013 para a AFA começa em maio e para a EPCAR em junho. As informações estarão disponíveis no site www.fab.mil.br.

Edição com informações da DEPENS

***

Notícia anterior (17/08/2012): Planejamento autoriza concurso para 254 cargos na Aeronáutica

MPOG publicou portarias autorizando concursos para os quadros da Aeronáutica. Editais saem dentro de seis meses.

Foram publicadas as Portarias nº. 358 e 359 (DOU de 16/08/2012), nas quais o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autoriza a realização de concurso público para o provimento de 254 cargos dos quadros de pessoal do Comando da Aeronáutica.

A primeira portaria autoriza o provimento de 13 cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior, do Quadro de Pessoal do Comando da Aeronáutica, todos para lotação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Já a segunda autorização diz respeito ao preenchimento de 241 cargos das Carreiras de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, pertencentes ao Quadro de Pessoal do Comando da Aeronáutica - COMAER. As oportunidades serão para os postos de Analista Júnior  (19), Tecnologista Júnior (28), Tecnologista Pleno (21), Pesquisador Assistente (9), Assistente em C&T (60) e Técnico (104).

O provimento de todos esses cargos dependerá de prévia autorização do MPOG e está condicionado à plena adequação orçamentária e financeira das novas despesas. O prazo para a publicação dos editais será de até seis meses.