Concurso ABIN

Agência Brasileira de Inteligência planeja concurso para diversos cargos de níveis médio e superior, somando cerca de 470 vagas.

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) formalizou desde abril de 2014 o pedido de abertura de concurso público ao MPOG. A proposta da Agência é o provimento 200 cargos de Oficial de Inteligência, 150 de Oficial Técnico de Inteligência, 50 de Agente de Inteligência e 70 de Agente Técnico de Inteligência, todos do plano de carreira e cargos da ABIN.

Em breve, apostilas preparatórias para o Concurso da ABIN

Não irá demorar muito para que o governo se manifeste sobre este certame. Durante uma reunião no dia 07/07/2015, entre senadores e deputados da Comissão Mista de Inteligência, sobre a segurança de grandes eventos no Brasil, o assunto "concurso público" voltou a ser mencionado. Segundo a deputada Jô Morais, a Abin precisa estar atenta e preparada, uma vez que o país encontra-se “vivendo momentos de tensões maiores e o debate sobre a questão do terrorismo está exigindo a articulação de todas as inteligências do mundo, sobretudo dos países que terão suas representações aqui”.

No encontro, foi aprovada a indicação de visita da Comissão ao Ministério do Planejamento para tratar da realização de concurso público da Abin. O objetivo é justamente acelerar o processo de autorização.

Os vencimentos de alguns cargos da Abin poderão ultrapassar os  R$ 13,3 mil. Enquanto a autorização ministerial não chega, a melhor forma de se preparar para esse concurso é começar estudando matérias básicas, cobradas por outras agências reguladoras e aproveitar o que for possível do edital anterior, embora esteja bastante defasado.

Para consultar a tramitação do pedido da ABIN, que realizou seu último concurso em 2008, clique aqui.

 

Tópico: Abin