Edital Jovem Aprendiz Prodeb

Edital de Abertura de Inscrição para o Programa Aprendiz da Prodeb.

O Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - PRODEB, no uso de suas atribuições, em conformidade com disposto no Art.16 Decreto 5.598/05, Seção II, da Contratação do Aprendiz, faz saber que estarão abertas as inscrições objetivando o provimento de vagas para Aprendizes, regendo-se pelas disposições do presente Edital.

1) Das Disposições Preliminares:

O Programa para contratação do Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes, para desenvolverem as suas qualificações através de um programa de treinamento visando aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de um ofício ou ocupação. O desenvolvimento da prática profissional acontecerá na Prodeb, localizada na Avenida 4, nº. 410, CAB, Salvador-BA.

2) Das Inscrições:

2.1 - A inscrição para o preenchimento de 16 vagas, será realizada pela CODEP - Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, da Gerência de Gestão de Pessoas da Prodeb, prédio situado na 4ª Avenida, nº 410, CAB - Centro Administrativo da Bahia - sem ônus para os candidatos, nos dias 06 a 09/03/2012 das 07:45 às 11:15h.

2.2 - Distribuição das Vagas:

TURNO DE TRABALHO

Nº DE VAGAS

N° DE VAGAS PARA *PNE´s

Matutino

15

01

* Portadores de Necessidades Especiais.

2.3 - São condições para a inscrição:

2.3.1. Ser Brasileiro nato ou naturalizado;

2.3.2. Ter nascido entre 01/01/1996 e 01/01/1998;

2.3.3. Estar matriculado em escola da rede pública estadual ou municipal e cursando entre a 8ª série do Ensino Fundamental e à 2ª série do Ensino Médio;

2.3.4. Estar matriculado impreterivelmente no turno vespertino ou noturno;

2.3.5. Estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física e apresentar Carteira Profissional;

2.3.6. Apresentar atestado de notas escolares do 2º semestre de 2011 sem reprovações; e

2.3.7. Conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos anteriormente citados impedirá a inscrição do candidato.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato deverá estar munido de original e cópia dos documentos abaixo relacionados, em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, sua identificação:

2.4.1. Atestado de Notas escolares do 2º semestre de 2011;

2.4.2. Carteira de Identidade;

2.4.3. CPF;

2.4.4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (página contendo foto);

2.4.5. Comprovante de Matrícula; e

2.4.6. Não serão aceitos protocolos, nem cópias dos documentos citados ainda que autenticadas, ou qualquer outro documento diferente do acima definido. Somente nos casos de roubo, furto ou perda deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial;

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3) Do Processo Seletivo:

3.1 - 1º Etapa: Prova Objetiva de Conhecimento Específico (Português e Matemática)

DATA

13, 14 e 15/03/2012

HORÁRIO

08h às 12h

LOCAL

4ª Avenida, nº 410, CAB - Centro Administrativo da Bahia -Prodeb.

3.1.1. Prova Objetiva com 10 questões, sendo 05 questões de Português e 05 questões de Matemática, cada questão valendo 1,0 ponto, totalizando o valor de 10 pontos;

3.1.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para realização da prova com antecedência mínima de 20 (vinte) minutos do horário fixado para o início, munido de Célula de Identidade e caneta de cor azul ou preta;

3.1.3. No ato da inscrição o candidato receberá uma senha com o horário marcado para realização da prova objetiva.

3.1.4. A prova será eliminatória, devendo o candidato obter o mínimo de 50% da nota global;

3.1.5. Os candidatos serão classificados conforme a pontuação obtida na prova objetiva. Serão classificados os 100 candidatos melhor colocados por ordem de notas da prova objetiva;

3.1.6. Para critério de desempate será levado em conta o maior escore nas questões de Português;

3.1.7. O Resultado das Provas será publicado no DOE em 27/03/2012 e estará disponível impresso na portaria da Prodeb e no site (www.prodeb.ba.gov.br) no período de 27 a 31/03/2012.

3.1.8. Conteúdo da Prova:

Português: Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Fonética e fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia: classes de palavra: artigos, substantivos, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

Matemática: operações básicas, resolução de problemas envolvendo as operações básicas (soma, subtração, divisão e multiplicação), números e grandezas proporcionais, razões e proporções, regras de três simples e composta, porcentagem, juros simples.

3.2 - 2º Etapa: Entrevista

DATA

29 , 30/03, 02 e 03/04//2012

HORÁRIO

08h às 12h

LOCAL

4ª Avenida, nº 410, CAB - Centro Administrativo da Bahia - Prodeb.

3.2.1. As entrevistas serão realizadas por ordem de classificação da etapa anterior conforme tabela a seguir:

DATA

ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

29/03/2012

01 a 35

30/03/2012

36 a 70

02/04/2012

71 a 100

3.2.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para realização da entrevistas com antecedência mínima de 20 (vinte) minutos do horário fixado para o início, munido de Célula de Identidade;

3.2.3. O Resultado Final do processo seletivo será publicado no DOE em 18/04/2012 e disponibilizado no site da Prodeb (www.prodeb.ba.gov.br) no período de 18 a 22/04/2012;

4) Dos procedimentos pré-admissionais.

Após divulgação do Resultado Final, a Prodeb se responsabilizará pela realização dos exames admissionais que consistem em avaliação, por meio de exames médicos de inspeção clínica. Esses exames têm caráter eliminatório e são restritos ao candidato convocado para admissão.

O não comparecimento do candidato nas datas agendadas para a realização dos exames médicos admissionais caracteriza a desistência do processo seletivo.

5) Da contratação

Os candidatos selecionados e convocados para admissão terão contrato de aprendizagem por tempo determinado (1 ano e 06 meses), regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT (art. 428 e seguintes), sob o regime de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (alíquota de 2%), submetendo-se à jornada de 20 (vinte) horas semanais e a uma remuneração mensal de salário mínimo hora.

A Prodeb oferece vale-transporte e vale-lanche.

O não atendimento à convocação para admissão, no prazo estabelecido pela Prodeb, excluirá o candidato do processo seletivo.

Caso a admissão do candidato aprovado implique sua mudança de domicílio, todas as despesas daí decorrentes correrão às suas expensas, sem ônus algum para a Prodeb.

6) Treinamento

Os candidatos selecionados, após contratação, terão Treinamento de Capacitação de 400h a ser realizado pelo SENAC em suas instalações, na Praça da Misericórdia, casa 05 a 09, Praça Municipal.

7) Da formação de aprendiz

7.1 - Curso teórico de formação (400h);

7.2 - Prática Supervisionada Prodeb;

7.3 - Todos os aprendizes que cumprirem o período do contrato receberão certificado de Qualificação Profissional do Programa Aprendiz.

8) Das atribuições do Aprendiz na Área Administrativa

- Prestar serviços simplificados de escritório nas áreas Contábil, Financeira, Controle de Pessoal, Patrimônio, Suprimento e Administração Geral;

- digitar documentos e preencher formulários;

- arquivar documentos pelos métodos alfabético e numérico;

- protocolar e distribuir documentos de interesse da Empresa;

- cadastrar, em sistema, Guia de Remessa de Correspondência;

- atender o cliente interno / externo, relacionando princípios ligados no atendimento ao público;

- solicitar cópia e/ ou encadernação de documentos;

- realizar e receber ligações telefônicas, anotando recados quando necessário;

- desenvolver trabalhos em equipe, juntamente com os membros da Unidade;

- utilizar editor de texto, planilhas eletrônicas, e outros aplicativos de informática;

- realizar outras atividades para as quais tenha recebido treinamento específico.

Salvador, 16 de fevereiro de 2012.

Álvaro Ferreira dos Santos

Diretor Presidente

Concurso relacionado: Programa Jovem Aprendiz Prodeb 2012