Edital Concurso Prefeitura de Nova Ubiratã – MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA UBIRATÃ
ESTADO DE MATO GROSSO
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2013
EDITAL 001/2013

A Comissão de Elaboração e Aplicação do Teste Seletivo da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Nova Ubiratã, Estado do Mato Grosso, no uso das atribuições legais,

RESOLVE:

TORNAR PÚBLICO, que encontra - se aberto Processo Seletivo Simplificado para as vagas descritas abaixo e conforme as condições impostas pelo seguinte Edital:

1. DAS VAGAS

1.1. O número de vagas a serem preenchidas neste Processo Seletivo Simplificado, as atribuições/funções, seus respectivos pré-requisitos, vencimentos, carga horária são os constantes do ANEXO I do presente Edital.

1.2. O Processo Seletivo Simplificado a que se refere o Edital Nº 001/2013 será realizado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura através da COMISSÃO MUNICIPAL DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES, por meio daPortaria nº 077/2013.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadasno período compreendido entre 28/01/2013 até o dia 01/02/2013, das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas de segunda a sexta, nos seguintes lugares:

a) Na Biblioteca Pública Municipal, situada a Avenida Tancredo Neves, 1190 - Centro / Nova Ubiratã - Mato Grosso - Telefone - (66) 3579 -1736.

b) Na Sub-Prefeitura do Distrito do Entre Rios, localizada no prédio da Escola Municipal Entre Rios - Telefone - (66) 3505-4015.

2.2. As inscrições serão efetivadas pessoalmente, ou por meio de Procuração Pública ou particular com firma reconhecida em cartório.

2.3. Só poderão inscrever-se os interessados que preencham os seguintes requisitos:

a) Ter idade igual ou superior a 18 anos;

b) Ter a escolaridade compatível com o cargo pretendido.

2.3. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para este Processo Seletivo Simplificado 001/2013, portanto as inscrições serão gratuitas.

2.4. A ficha de inscrição que se encontra no ANEXO IV deste edital, deverá ser preenchida pelos responsáveis no ato da mesma e após, entregue na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acompanhada da cópia do RG e CPF do candidato.

2.5. Ao realizar a inscrição o candidato receberá protocolo de inscrição conforme ANEXO V.

2.6. No momento da inscrição junto com a ficha de inscrição o candidato deverá juntar os títulos para contagem dos pontos.

3. DAS INSCRIÇÕES PARA PNE

3.1. Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais deverão informar que são PNE e deverão anexar:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID.

b) Solicitação de prova especial, mediante requerimento, se necessário.

3.2. A não solicitação de prova especial eximirá a comissão de qualquer providência.

3.3. Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais será aplicada a Lei Complementar nº 114/2002, do Estado de Mato Grosso, que assim dispõe:

Art. 21 - Fica assegurado à pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever em concurso público estadual para provimento de cargo ou emprego público cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

§ 1º O candidato portador de necessidades especiais concorrerá a todas as vagas, sendo reservado no mínimo o percentual de 10% (dez por cento) em face da classificação obtida.

§ 2º Caso a aplicação do percentual de que trata o parágrafo anterior resulte em número fracionário superior a 0,7 (sete décimos), este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

4. DAS OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO

4.1. Compete ao candidato:

a) Acompanhar todas as publicações feitas no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios www.diariomunicipal.com.br/amm-mt,bem como, no Mural do Paço Municipal,no mural da Secretaria Municipal de Educação, e no site da Prefeitura Municipal www.novaubirata.mt.gov.br.

b) Conferir, nas listas a serem divulgadas, os seguintes dados pessoais: nome, função para qual se inscreveu e local da realização da prova. Caso haja inexatidão nas informações, o candidato deverá entrar em contato, através de oficio com a Comissão de Elaboração e Aplicação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

c) O candidato não poderá alegar o desconhecimento do local de realização das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento, qualquer que seja o motivo, caracterizará a desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

5. DAS PROVAS

5.1. O Processo Seletivo Simplificado, objeto deste Edital consistirá em análise de títulos e currículos, bem como realização de prova objetiva.

5.2. As provas escritas realizar-se-ão no dia 17 de Fevereiro de 2013às 8hnas dependências da Escola Municipal Tancredo Neves.

5.3. A duração das provas será de até "3" (três) horas e o candidato deverá comparecer ao local da prova, com antecedência mínima de 30 minutos do horário determinado, munido, obrigatoriamente, de documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

5.4. Ao chegar ao local de realização das provas, o candidato deverá procurar nas listagens afixadas, o número da sala na qual está lotado, para então dirigir-se até ela.

5.5. Não será admitida a entrada do candidato que se apresentar após a hora determinada para o início das provas.

5.6. Em hipótese alguma as provas serão realizadas fora dos locais e horários determinados.

5.7. A ausência do candidato implicará em sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

5.8. Iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorrido 60 (sessenta) minutos do seu início.

5.9. Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas e assinada a ata de ocorrência.

5.10. O presente Processo Seletivo Simplificado terá duas etapas, sendo:

I. 1ª etapa: composta por prova de títulos para comprovação da qualificação profissional, não ultrapassando o valor máximo de 05 pontos.

I. 2ª etapa: composta por prova objetiva, que será avaliada de "0" a "5".

5.11. Será realizada a soma das notas da prova objetiva e da prova de títulos, para a obtenção da nota final.

6. DA PONTUAÇÃO E ANÁLISE DOS TÍTULOS

6.1. Os títulos que comprovem a Qualificação Profissional serão contados conforme especificado no quadro abaixo, sendo que sua comprovação dar-se-á através de cópia devidamente autenticadas ou cópia acompanhada de original de documentos entregues junto com a Ficha de inscrição:

Atividade

Pontos Atribuídos

a) Atualização pedagógica - Cursos de formaçãocontinuada realizados na área de educação que contemplem conhecimentos didáticos-curriculares e de políticas educacionais, comlimitemáximode2,0 pontos. Serãoconsiderados apenas os realizados nos últimos 03anos.

1,0 (um) ponto: para cada 40 horas.

b) Declaração Tempo de Serviço na rede Municipal de Ensino em Nova Ubiratã, com limite máximo de 2,0 pontos.

0.5 (meio) ponto para cada ano de exercício desempenhado, comprovado por meio de declaração emitida pelo Departamento Pessoal.

c) Formação acadêmica - deve-se contar apenas um certificado, correspondente a maior formação, com limite máximo de 1,0 pontos.

Especialização: 1 ponto

Licenciatura Plena na área de atuação: 0,5 pontos

Magistério: 0,5

Ensino Médio: 0,5

7. DA PONTUAÇÃO DAS PROVAS

7.1. Cada questão objetiva aplicada terá valerá peso de 0,25 pontos, sendo que ao todo serão aplicadas 20 questões, totalizando 5,0 pontos no máximo.

FUNÇÃO

TIPO DE PROVA

NÚMERO DE QUESTÕES

TOTAL DE PONTOS

Professor Pedagogia

Professor Magistério

Professor Matemática

Professor Ciências

Professor Letras

Professor de Educação Física

Auxiliar de Magistério

Prova objetiva: Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos

Pedagógicos

07

07

06

0,25

0,25

0,25

7.2. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recursos.

7.3. Os conteúdos programáticos estão dispostos no ANEXO II.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de notas, conforme disposto no item 5.11.

8.2. Ocorrendo empate quanto ao total de pontos obtidos, os critérios de desempate para os cargos de Professor serão os seguintes:

a) 1º - maior pontuação na prova escrita

b) 2º - maior formação acadêmica (alínea "c" do item 7.1)

c) 3º - maior pontuação na atualização pedagógica (alínea "a" do item 7.1)

d) 4º - maior pontuação declaração tempo serviço na Rede Ensino Municipal (alínea "b" do item 7.1)

e) 5º - Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

9. DA REPROVAÇÃO

9.1. Será considerado reprovado o candidato que não alcançar 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das provas.

10. DO RESULTADO

10.1. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será afixado nos locais de publicação especificados no item 4.1, "a".

11.DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

11.1. Do resultado das Inscrições Provisórias caberá recurso escritopara a Comissão Elaboração e Aplicação Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no prazo de 01 (um) dia útil contado a partir da data de sua publicação.

11.2. Do resultado provisório das Provas (escrita e análise de títulos) caberá recurso escrito para a Comissão de Elaboração e Aplicação da Secretaria Municipal de Educação, no prazo de 01 (um) diaútil, contados a partir da data de sua publicação.

11.3. Os recursos deverão ser feitos pelo candidato, conforme modelo de Recurso constante no Anexo VI por escrito e protocolados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, direcionado a Comissão de Elaboração e Aplicação do Teste Seletivo, cujo funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira das 07:00 horas ás 11:00 horas e das 13:00 horas ás 17:00 horas, não sendo consideradas reclamações verbais.

11.4. O parecer emitido pela Comissão Elaboração e Aplicação do teste seletivo, referente ao recurso interposto, deverá ser publicado em prazo de até 01 (um) dias útil do recebimento do pedido do candidato.

11.5. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo aqui estabelecido, sendo considerada para tanto, a data em que foi protocolado.

11.6. Não serão aceitos os recursos interpostos que não estiverem fundamentados e sem os dados necessários à identificação do candidato.

12. DO PRAZO DE VALIDADE

12.1. O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade até 31/12/2013.

13. DO REGIME JURÍDICO

13.1. Os candidatos aprovados no presente Processo Seletivos Simplificado serão contratados pelo Regime Jurídico Administrativo Contratual, ou seja, serão regidos pela lei Complementar Municipal nº 018/2008.

14. DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

14.1. Os candidatos aprovados no presente Processo Seletivo Simplificado serão segurados do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, em conformidade com o que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais.

15. DO PROVIMENTO DOS CARGOS PÚBLICOS

15.1. O provimento das vagas ocorrerá no ano letivo de 2013.

15.2. Os candidatos aprovados serão contratados obedecendo rigorosamente à ordem de classificação, à medida que as vagas surgirem.

15.3. A contratação de que trata o presente Processo Seletivo Simplificado será de caráter temporário, não ultrapassando o dia 31.12.2013, podendo ser rescindido a qualquer tempo por ambas às partes e, para provimento na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

15.4. A aprovação do candidato não garante a contratação no cargo para o qual se habilitou, estando a mesma condicionada à necessidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

15.5. Caso o candidato tenha sido aprovado para exercer carga horária de 20 horas e houver a necessidade de aumento da mesma para 40 horas, em concordância com o contratado poderá a Secretaria Municipal de Educação e Cultura alterar a carga horária.

15.6. Os candidatos aprovados e convocados terão 04 (quatro) dias úteis contados da publicação do edital de convocação, para se manifestarem sobre a aceitação do cargo e apresentação no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, cujo atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira das 07:00ás 11:00 horas e das 13:00as 17:00 horas, munidos com a seguinte documentação para efetivar sua contratação:

a) 01 foto 3x4 recente. b) Cópias:

I. CPF, RG, Título de Eleitor, Certificado de reservista para o sexo masculino;

II. Certidão de Nascimento ou Casamento;

III. Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;

IV. Comprovante de escolaridade para o cargo que se habilitou;

V. Cartão de vacina de filhos menores de 14 anos;

c) Declaração contendo: Endereço residencial; Telefone; n.º de conta corrente no Banco Brasil; n.º do PIS/PASEP.

d) Certidão de quitação eleitoral, civil e criminal.

e) Declaração de bens.

f) Declaração de não acúmulo de cargo público.

g) Exame Admissional realizado pelo Médico do Trabalho.

h) Copia acompanhada do original dos títulos que tenha declarado no ato da inscrição.

16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Elaboração e Aplicação do Teste Seletivo, nomeada, da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Nova Ubiratã.

Nova Ubiratã- MT, 25 de janeiro de 2013.

Valdenir José dos Santos
Prefeito Municipal

Lenir de Fátima Alves Ferreira Vronski
Presidente da Comissão de Elaboração e Aplicação

Portaria nº. 077/2013

ANEXO I - DAS VAGAS

Cargos/ Área de Atuação

Hs/ Sem

Nº de Vagas

LOTAÇÃO

Pré-Requisitos/ Escolaridade

Vencimento Básico R$

Professor Educação Básica

20/hs/sem

02

Escola Municipal Getulio Vargas

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Getulio Vargas

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

R$ 2.028,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Getulio Vargas

Nível Magistério

R$ 725,50

Professor Educação Básica

20/hs/sem

04

Escola Municipal Água Limpa

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Água Limpa

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Água Limpa

Nível Magistério

R$ 1.451,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal de Água Limpa

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Educação Física

R$ 2.028,00

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

20hs/sem

01

Escola Municipal de Água Limpa

Ensino Médio Completo

R$ 580,40

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 2.028,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

Nível Magistério

R$ 1.451,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

02

Escola Municipal Entre Rios

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

02

Escola Municipal Entre Rios

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 1.014,00

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

20hs/sem

04

Escola Municipal Entre Rios

Ensino Médio Completo

R$ 580,40

Professor Educação Básica

20/hs/sem

02

Escola Municipal Entre Rios

Nível Magistério

R$ 725,50

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Entre Rios

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

03

Escola Municipal Vera Lucia Schmidt

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Vera Lucia Schmidt

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Vera Lucia Schmidt

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Letras

R$ 1.014,00

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

20hs/sem

02

Escola Municipal Vera Lucia Schmidt

Ensino Médio Completo

R$ 580,40

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Vera Lucia Schmidt

Nível Magistério

R$ 725,50

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Cachoeira do Ronuro

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal Indígena Tapurá

Nível Magistério

R$ 725,50

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

20hs/sem

02

Escola Municipal Indígena Tapurá

Ensino Médio Completo

R$ 580,40

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Tancredo Neves

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Educação Física

R$ 2.028,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal Tancredo Neves

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Letras

R$ 2.028,00

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

20hs/sem

05

Escola Municipal

Tancredo Neves

Ensino Médio Completo

R$ 580,40

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Escola Municipal

Tancredo Neves

Ensino Superior em Licenciatura Plena em pedagogia

R$ 1.014,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Escola Municipal

Tancredo Neves

Ensino Superior em Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 2.028,00

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Cemei Dois Pinheiro

Ensino Superior em Licenciatura Plena em pedagogia

R$ 1.014,00

Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala)

40hs/sem

03

Cemei Pequeno Anjo

Ensino Médio Completo

R$ 1.160,80

Professor Educação Básica

20/hs/sem

01

Cemei Pequeno Anjo

Ensino Superior em Licenciatura Plena em pedagogia

R$ 1,014,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

03

Cemei Pequeno Anjo

Ensino Superior em Licenciatura Plena em pedagogia

R$ 2.028,00

Professor Educação Básica

40/hs/sem

01

Cemei Pequeno Anjo

Nível Magistério

R$ 1.451,00

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROGRAMAS DAS PROVAS ESCRITA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

ENSINO MÉDIO (2º GRAU COMPLETO)

CARGO/FUNÇÃO: Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala).

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. FONOLOGIA: Fonema; Encontros vocálicos; Encontros consonantais; Sílaba; Ortografia; Notações Léxicas; Sinais de pontuação. Acentuação gráfica. MORFOLOGIA: Elementos Estruturais; Processos de Formação da palavra; Classes Gramaticais (Conceito, identificação, classificação, flexão e emprego das dez classes de palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição; Pronome (Emprego dos pronomes; Contração dos pronomes oblíquos); Verbo (Tempo verbal, Correlação entre os tempos verbais; Modo verbal; Conjugações verbais; Vozes do verbo; Verbo principal e Verbo auxiliar); Advérbio (Locução adverbial; Palavras e locuções denotativas). Preposição (Locução prepositiva; Relações estabelecidas pelas preposições); Interjeição (A interjeição e o contexto). SINTAXE: Frase, Oração (Termos essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Orações reduzidas.) e Período (Período Simples. Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Período composto por coordenação e subordinação); Estudo complementar do período composto; Crase (Conceito e emprego). SEMÂNTICA: Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos.

MATEMÁTICA

Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Conjunto dos números naturais (N): Operações (adição / subtração / multiplicação / divisão / potenciação / radiciação). Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ ímpares/ múltiplos/ divisores/ primos/ compostos/ fatoração/ divisibilidade/MMC e MDC. Conjunto dos números racionais relativos (Q): Frações ordinárias e decimais; Operações: adição/ subtração/ multiplicação / divisão / potenciação / radiciação / simplificação / ordem. Sistema de medidas e mudanças de unidade (comprimento, massa, volume, capacidade e áreas de superfícies). Conjunto dos números inteiros relativos (Z); Propriedades Comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação. Cálculo das áreas das figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, paralelogramo e triangulo). Cálculo do volume de sólidos geométricos (cubo e paralelepípedo). Função polinomial real. Função do 1º e 2º graus. Equação do 1º e 2º graus. Expressões numéricas: valor numérico, produtos notáveis, simplificação, fatoração. Inequações do 1º e 2º graus e Sistemas de equações. Matemática financeira: Razão, proporção, divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juros.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PEDAGÓGICOS: Fundamentos: Filosofia da Educação: Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites; Pedagogia tradicional, construtivista e tecnicista. Sociologia da Educação: a democratização da escola; educação e sociedade. Psicologia da Educação: Teoria do desenvolvimento humano, suas distintas concepções; História da Educação: da primeira república ao advento da nova república; O pensamento pedagógico brasileiro. Currículo e Avaliação. Política e Organização da Educação Básica - Estrutura: Organização da educação brasileira; Legislação educacional (LDB nº 9394/96); Políticas educacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Descentralização: avaliação, currículo, legislação; Plano Nacional de Educação. Lei nº 9.394/96/LDB: antecedentes históricos da LDB.

ENSINO SUPERIOR (3º GRAU COMPLETO) CARGO/FUNÇÃO: Professor de Educação Básica

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. FONOLOGIA: Fonema; Encontros vocálicos; Encontros consonantais; Sílaba; Ortografia; Notações Léxicas; Sinais de pontuação. Acentuação gráfica. MORFOLOGIA: Elementos Estruturais; Processos de Formação da palavra; Classes Gramaticais (Conceito, identificação, classificação, flexão e emprego das dez classes de palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição; Pronome (Emprego dos pronomes; Contração dos pronomes oblíquos); Verbo (Tempo verbal, Correlação entre os tempos verbais; Modo verbal; Conjugações verbais; Vozes do verbo; Verbo principal e Verbo auxiliar); Advérbio (Locução adverbial; Palavras e locuções denotativas). Preposição (Locução prepositiva; Relações estabelecidas pelas preposições); Interjeição (A interjeição e o contexto). SINTAXE: Frase, Oração (Termos essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Orações reduzidas.) e Período (Período Simples. Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Período composto por coordenação e subordinação); Estudo complementar do período composto; Crase (Conceito e emprego). SEMÂNTICA: Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos.

MATEMÁTICA

Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PEDAGÓGICOS: Fundamentos: Filosofia da Educação: Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites; Pedagogia tradicional, construtivista e tecnicista. Sociologia da Educação: a democratização da escola; educação e sociedade. Psicologia da Educação: Teoria do desenvolvimento humano, suas distintas concepções; História da Educação: da primeira república ao advento da nova república; O pensamento pedagógico brasileiro. Currículo e Avaliação. Política e Organização da Educação Básica - Estrutura: Organização da educação brasileira; Legislação educacional (LDB nº 9394/96); Políticas educacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Descentralização: avaliação, currículo, legislação; Plano Nacional de Educação. Lei nº 9.394/96/LDB: antecedentes históricos da LDB.

ANEXO III

CRONOGRAMA ESTIMADO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2013

ESPECIFICAÇÃO*

DATAS PERÍODOS

Publicação do edital

25.01.2013

Período de inscrições

28.01.2013 - 01.02.2013

Publicação do edital de inscrições deferida e indeferidas

04.02.2013

Interposição de recursos

07.02.2013

Publicação do resultado de interposição de recursos medianteedital de homologação das inscrições

11.02.2013

Realização das provas

17.02.2013

Divulgação do gabarito

17.02.2013

Publicação do edital provisório, contendo: a) Candidatosaprovados na prova escrita; b) resultado de analise de títulos; c)Classificação dos candidatos

19.02.2013

Interposição de recursos referente ao edital provisórioreferente a prova escrita, analise de títulos e classificação.

20.02.2013

Publicação do resultado da avaliação dos recursos

22.02.2013

Publicação do edital contendo o resultado definitivo as provas

25.02.2013

Publicação e homologação do Processo Seletivo Simplificado

25.02.2013

*As publicações serão feitas no diário oficial da AMM e por afixação no Paço Municipal e na Secretaria de Educação e Cultura.

Concurso relacionado: Prefeitura de Nova Ubiratã - MT abre processo seletivo