Edital Concurso IFPI - Instituto Federal do Piauí – PI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
EDITAL Nº 20, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

O REITOR "PRO TEMPORE" DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições e em conformidade com o art. 7º, inciso I do Decreto nº 7.312, de 22/09/2010, publicado no DOU de 23/09/2010, alterado pelo art. 16 do Decreto nº 7.485, de 18/05/2011, publicado no DOU de 19/05/2011, bem como nos arts. 1º e 3º da Portaria Interministerial nº 56, de 20/04/2011, publicado no DOU de 25/04/2011, alterada pela Portaria Interministerial nº 108, de 25/05/2011, publicada no DOU de 26/05/2011, ambas dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de 89 (oitenta e nove) vagas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na Classe D I, Nível 1, Quadro de Pessoal do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e de seus Campi, sob o Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (DOU, 12/12/1990) e da Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008 (DOU, 23/09/2008), conforme o processo de n. 23172.000958/2011-95, o qual se realizará sob as condições a seguir discriminadas.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso regido por este Edital será executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

1.2 O presente certame destina-se a selecionar candidatos para provimento de cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei nº. 11.784, de 22 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 23 de setembro de 2008, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, para atuarem de acordo com o estabelecido no artigo 2º da Lei nº 11.892/2008.

1.3 O concurso público de que trata o presente Edital destina-se ao preenchimento das vagas especificadas para os cursos/disciplinas e à formação de cadastro de reserva, pelos candidatos aprovados e classificados, em ordem decrescente de classificação e dentro do prazo de validade do concurso, conforme item 6 (Quadro de vagas).

1.4 O candidato deverá observar, rigorosamente, o presente Edital e os comunicados a serem informados no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), vindo tais documentos a constituir parte integrante deste Edital.

1.5 O concurso público será realizado em 03 (três) etapas (vide Anexo VI):

1.5.1 Prova Escrita - objetiva e subjetiva (Eliminatória e Classificatória).

1.5.2 Prova Didática (Eliminatória e Classificatória).

1.5.3 Prova de Títulos (Classificatória).

1.6 A cada uma das etapas será atribuída uma pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo todas as provas realizadas na cidade de Teresina - Piauí.

1.7 O concurso objeto deste Edital será coordenado por uma Comissão Organizadora, designada por Portaria do Reitor do IFPI.

1.8 Na execução do concurso, o IFPI firmará parcerias com outras Instituições da Rede Federal de Ensino visando à elaboração e aplicação, total ou parcial, das provas que compõem o certame.

2 DOS CARGOS E LOCAL DE TRABALHO:

2.1 O concurso destina-se ao provimento de cargos vagos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, bem como dos que vierem a vagar ou forem criados durante o prazo de validade previsto neste Edital.

2.2 O local de trabalho será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, observando-se, para cada cargo, as cidades especificadas no Item 6 deste Edital.

3 DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Os candidatos portadores de necessidades especiais (PNE) que declararem tal condição no ato da inscrição participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos, sendo reservados 20% (vinte por cento) das vagas para cada curso- disciplina(s)/campus adstrito ao prazo de validade do concurso, nos termos do disposto no art. 37, inciso VIII da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e do art. 37 do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (DOU, 21/12/1999). Nos casos em que a aplicação do percentual de vagas destinadas a portadores de necessidades especiais não alcançar um número inteiro, a fração será arredondada, desde que não ultrapassado o percentual estabelecido em Lei.

3.2 Ao final do processo seletivo, serão compostas duas listagens classificatórias dos aprovados: uma geral (ou ampla concorrência), com a ordem rigorosa de classificação de todos os candidatos, e outra especial, com a ordem rigorosa de classificação, apenas, dos candidatos portadores de necessidades especiais (PNE).

3.3 O candidato portador de necessidades especiais, reprovado na perícia médica, por não ter sido considerado deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará apenas na lista de classificação geral (ou ampla concorrência) por curso-disciplinas/campus. Ao candidato reprovado na perícia médica será ofertado o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para recurso, cabendo à Administração decidir, em definitivo, acerca da sua condição de portador, da qual não mais caberá recurso.

3.4 A reprovação pela Equipe Médica ou o não comparecimento a ela acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

3.5 O candidato que necessitar de atendimento diferenciado para realizar a prova deverá fazê-lo no ato da inscrição, encaminhando requerimento devidamente preenchido (vide Anexo II), juntamente com o laudo médico original que comprove este atendimento  até o dia 20 de janeiro de 2012 para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí /Coordenação de Capacitação e Seleção de Pessoal (CSEP) - Comissão Organizadora do Concurso Público (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), Praça da Liberdade, 1597, Centro, CEP: 64.000-040, Teresina (PI). Os candidatos domiciliados fora de Teresina, capital do Estado, deverão enviar a documentação via SEDEX, com aviso de recebimento (AR) e esta documentação recebida até 72 (setenta e duas) horas, do prazo acima estabelecido,

3.6 O requerimento de atendimento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade.

3.7 Após a investidura no cargo pelo candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação ou aposentadoria por invalidez.

4 DA JORNADA, REGIME DE TRABALHO E REGIME JURÍDICO:

4.1 O regime de trabalho será o de tempo integral de Dedicação Exclusiva (DE), em conformidade com o art. 112, inciso III, da Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008 (DOU, 23/09/2008), distribuído em dois turnos de trabalho a serem estabelecidos pelas Diretorias de Ensino dos diversos campi, de acordo com os horários das aulas.

4.2 O Regime Jurídico a que se submeterão os servidores será o fixado pela Lei nº. 8.112, de 11/12/1990 (RJU) e suas alterações.

5 DA REMUNERAÇÃO:

5.1 A remuneração inicial da classe de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico é a constante dos quadros abaixo:

5.1.1 Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE):

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

GEDBT (R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

1.728,28

1.034,08

-

2.762,36

Aperfeiçoamento

D I

01

1.728,28

1.034,08

187,32

2.949,68

Especialização

D I

01

1.728,28

1.034,08

357,72

3.120,08

Mestrado

D I

01

1.728,28

1.034,08

1.432,34

4.194,70

Doutorado

D I

01

1.728,28

1.034,08

3.344,15

6.106,51

5.2 Além da remuneração acima, o servidor poderá ter os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Saúde Suplementar e outros de acordo com a legislação em vigor.

6 DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS (*) E DAS HABILITAÇÕES EXIGIDAS:

6.1 CAMPUS ANGICAL:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

01- Matemática

02

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Linguística, Letras e Artes

02 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumento de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

TOTAL DE VAGAS

03

 

6.2 CAMPUS CORRENTE:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Ciências Humanas e suas Tecnologias

03 - Filosofia

01

DE

Licenciatura em Filosofia. Bacharelado em Filosofia com complementação em Licenciatura.

04 - Geografia

01

DE

Licenciatura em Geografia. Bacharelado em Geografia com complementação em Licenciatura.

Informação e Comunicação

05 - Informática e Comunicação

03

DE

Licenciatura em Computação.

Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós-Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

06 - Matemática

02

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

07 - Biologia

01

DE

Licenciatura em Biologia. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia. Bacharelado em Biologia com complementação em Licenciatura.

Linguística, Letras e Artes

08 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumento de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

TOTAL DE VAGAS

09

 

6.3 CAMPUS FLORIANO:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/

DISCIPLINA

VAGA S

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Informação e

Comunicação

09 - Engenharia de Software / Banco de Dados / Sistemas Distribuídos

01

DE

Licenciatura em Computação. Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós- Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

10 - Matemática

02

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Controle e Processos Industriais

11 - Elementos de Máquinas/ Desenho Técnico / Fabricação Mecânica

03

DE

Graduação em Engenharia Mecânica.

12 - Eletrônica / Eletrotécnica / Máquinas Elétricas

02

DE

Graduação em Engenharia Elétrica

Infraestrutura

13 - Estruturas/Materiais de Construção Civil/ Mecânica dos Solos

02

DE

Graduação em Engenharia Civil.

Linguística, Letras e Artes

14 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumen to de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

15 - Música / Instrumentos de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Instrumentos de Sopro. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Instrumentos de Sopro.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

16 - Inglês

01

DE

Licenciatura em Letras com Habilitação em Inglês.

TOTAL DE VAGAS

13

 

6.4 CAMPUS PARNAÍBA:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Infraestrutura / Edificações

17 - Construção Civil

03

DE

Graduação em Engenharia Civil. Tecnologia em Construção Civil.

18 - Sistemas de Representação Gráfica e Geométrica (Desenho) / Desenho Técnico / Desenho Arquitetônico / Noções de Representação Gráfica Computacional: Bi e Tridimensional

01

DE

Graduação em Arquitetura. Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Controle e Processos Industriais / Eletrotécnica

19 - Eletrotécnica

01

DE

Graduação em Engenharia Elétrica. Tecnologia em Eletrotécnica.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

20 - Matemática

02

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Informação e Comunicação

21 - Informática e Comunicação

01

DE

Licenciatura em Computação. Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós-Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

TOTAL DE VAGAS

08

 

6.5 CAMPUS PAULISTANA:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/

DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Informação e Comunicação

22 - Informática e Comunicação

05

DE

Licenciatura em Computação. Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós- Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

Recursos Naturais

23 - Mineração: Concentração mineral e flotação/ Lavra e Beneficiamento de Rochas Ornamentais/Mecânica das rochas/Legislação mineral e ambiental/Perfuração e desmonte de rocha

02

DE

Bacharelado em Engenharia de Minas. Tecnologia em Mineração.

Controle e Processos Industriais

24 - Eletrônica

01

DE

Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Linguística, Letras e Artes

25 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumento de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

Infraestrutura / Ambiente, Saúde e Segurança

26 - Topografia / Segurança e Saúde do Trabalho / Desenho Básico

01

DE

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia de Agrimensura com especialização em Segurança do Trabalho.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

27 - Matemática

01

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

TOTAL DE VAGAS

11

 

6.6 CAMPUS PICOS:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Gestão e Negócios

28 - Direito

01

DE

Bacharelado em Direito.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

29 - Biologia

02

DE

Licenciatura Plena em Biologia. Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia. Bacharelado em Biologia com complementação em Licenciatura.

30 - Matemática

01

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Controle e Processos Industriais

31 - Eletrotécnica

02

DE

Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Informação e Comunicação

32 - Informática e Comunicação

02

DE

Licenciatura em Computação. Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós- Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

TOTAL DE VAGAS

08

 

6.7 CAMPUS PIRIPIRI:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Produção Industrial

33 - Vestuário / Tecnologia da Costura e Manutenção de Máquinas / Design de Moda / Modelagem Tridimensional / Desenho Técnico / História da Moda / Modelagem no Sistema Audaces

01

DE

Bacharelado ou Licenciatura em Design de Moda. Tecnologia em Design de Moda. Graduação em Desenho Industrial.

Linguística, Letras e Artes

34 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumento de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

Gestão e Negócios

35 - Direito

01

DE

Bacharelado em Direito.

Controle e Processos Industriais

36 - Segurança do Trabalho

01

DE

Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduação em Engenharia com Pós-Graduação em Segurança do Trabalho.

TOTAL DE VAGAS

04

 

6.8 CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Informação e Comunicação

37 - Informática e Comunicação

02

DE

Licenciatura em Computação. Bacharelado em Ciências da Computação. Tecnologia em: Processamento de Dados ou Informática ou Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia de Computação com Pós- Graduação em Educação ou na área objeto do Concurso.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

38 - Matemática

04

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

39 - Sociologia

01

DE

Licenciatura em Sociologia. Bacharelado em Ciências Sociais com complementação em Licenciatura.

Hospitalidade e Lazer

40 - Cozinha Brasileira / Cozinha Internacional / Habilidades Básicas de Cozinha 41 - Turismo e Hospitalidade / Fundamento da Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente / Patrimônio Cultural / Relações Interpessoais / Projeto Integrador de Disciplinas / Planejamento e Organização Turística / Técnica Operacional e Gerenciamento de Viagens / Roteiro Turístico / Animação e Recreação Turística / Viagens Técnicas História da Musiologia / Operacionalização de Viagem e Condução / Segurança e Primeiros Socorros / Legislação Aplicada / Educação Ambiental / Teoria e Técnica Profissional do Guia de Turismo

02

DE

Graduação em Gastronomia. Graduação em Economia Doméstica ou Engenharia de Alimentos ou Química Industrial ou Nutrição ou Alimentos ou Zootecnia com Pós- Graduação em Gastronomia.

 

 

02

DE

Tecnologia em Turismo. Licenciatura ou Pós-Graduação em Turismo ou Guia de Turismo.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

42 - Inglês

01

DE

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês.

Linguística, Letras e Artes

43 - Música/Regência- Banda ou Coral/Piano/Teclado Eletrônico/Instrumento de Sopro

01

DE

Graduação em Música com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral. Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Regência e/ou Piano/Teclado e/ou Coral.

TOTAL DE VAGAS

13

 

6.9 CAMPUS TERESINA-CENTRAL:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Controle e Processos Industriais

44 - Elementos de Máquinas/ Dinâmica das Máquinas/Mecanismos/Vibrações de Sistemas Mecânico/Projeto Tecnológico

01

DE

Graduação em Engenharia Mecânica.

45 - Desenho Técnico Mecânico / Desenho Assistido por Computador

01

DE

Graduação em Engenharia Mecânica.

46 - Termodinâmica Aplicada/Máquinas Térmicas/Mecânica dos Fluidos/Refrigeração/Climatização/ Transferência de Calor

02

DE

Graduação em Engenharia Mecânica.

 

47 - Segurança do Trabalho / Materiais de Construção Mecânica / Tecnologia Mecânica

01

DE

Graduação em Engenharia Mecânica. Graduação em Engenharia de Materiais. Ambas com Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

48 - Filosofia

01

DE

Licenciatura em Filosofia. Bacharelado em Filosofia com complementação em Licenciatura.

TOTAL DE VAGAS

06

 

6.10 CAMPUS URUÇUÍ:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

49 - Matemática

02

DE

Licenciatura em Matemática. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Bacharelado em Matemática com complementação em Licenciatura.

Produção Alimentícia

50 - Agroindústria

01

DE

Graduação em Gastronomia. Graduação em Economia Doméstica ou Engenharia de Alimentos ou Química Industrial ou Nutrição ou Tecnologia em Alimentos.

51 - Produção de Alimentos

01

DE

Graduação em Engenharia de Alimentos. Tecnologia em Alimentos. Graduação em Ciências de Alimentos.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

52 - Biologia

02

DE

Licenciatura em Biologia. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia. Bacharelado em Biologia com complementação em Licenciatura.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

53 - Inglês

01

DE

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

54 - História

01

DE

Licenciatura em História. Bacharelado em História com complementação em Licenciatura.

TOTAL DE VAGAS

08

 

6.11 CAMPUS TERESINA ZONA SUL:

ÁREA/EIXO

CÓDIGO/CURSO/

DISCIPLINA

VAGAS

REGIME

PRÉ-REQUISITOS

Ciências Humanas e suas Tecnologias

55 - História

01

DE

Licenciatura em História. Bacharelado em História com complementação em Licenciatura.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

56 - Biologia

01

DE

Licenciatura em Biologia. Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia. Bacharelado em Biologia com complementação em Licenciatura.

Infraestrutura

57 - Saneamento: Tratamento de Água / Tratamento de Esgotos / Análise Fisicoquímica de Água: Química Aplicada a Saneamento

01

DE

Graduação em Engenharia Sanitária. Engenharia Ambiental. Engenharia Química. Química Industrial. Tecnologia em Saneamento Ambiental.

58 - Edificações: Materiais de Construção / Tecnologia das Construções / Qualidade na Construção Civil

01

DE

Graduação em Engenharia Civil. Tecnologia em Engenharia Civil.

59 - Edificações / Desenho Técnico / Desenho Arquitetônico

01

DE

Graduação em Arquitetura. Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

60 - Estradas: Mecânica dos Solos, Pavimentação / Construção de Estradas

01

DE

Graduação em Engenharia de Transportes. Graduação em Engenharia Civil. Engenharia de Agrimensura

TOTAL DE VAGAS

06

 

7 DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

7.1 São atribuições do cargo, conforme o art. 13 da Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação:

7.1.1 participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

7.1.2 elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

7.1.3 zelar pela aprendizagem dos alunos.

7.1.4 estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

7.1.5 ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

7.1.6 colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

8 DAS INSCRIÇÕES

8.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. O edital estará disponível no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), bem como será afixado nas Portarias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e nas portarias dos campi.

8.2 A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

8.3 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo permitida somente uma inscrição por CPF.

8.4 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por apenas um curso/disciplinas. Não serão aceitos pedidos de alteração de curso/disciplinas, bem como do campus para o qual o candidato se inscreveu.

8.5 As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), no período de 19 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012 até às 18 h (horário local), mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição e do pagamento da taxa de inscrição. Após esse período, o sistema travará automaticamente, não sendo permitidas novas inscrições.

8.6 O pagamento da taxa de inscrição será feito, exclusivamente, por meio de Boleto Bancário (GRU Cobrança), disponível no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos). A taxa deve ser recolhida, preferencialmente, em qualquer agência do Banco do Brasil, podendo ainda ser paga em qualquer correspondente bancário. O valor da inscrição será de R$ 90,00 (noventa reais). O pagamento do boleto poderá ser realizado até o dia 23 de janeiro de 2012, obedecendo ao horário do sistema bancário.

8.7 Para efetivar a inscrição, o candidato deverá:

8.7.1 acessar o endereço eletrônico: http:// www.ifpi.edu.br/concursos.

8.7.2 preencher integralmente e corretamente a ficha de inscrição;

8.7.3 imprimir a GRU e efetuar o pagamento. Esse pagamento poderá ser efetuado até a data de vencimento: 23 de janeiro de 2012.

8.8 Em hipótese alguma, será processado qualquer registro de pagamento com data posterior à citada.

8.9 As inscrições somente serão homologadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

8.10 As solicitações de inscrição, cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no subitem 8.7.3, não serão acatadas.

8.11 Não haverá, em hipótese alguma, restituição do valor da taxa de inscrição.

8.12 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí não se responsabiliza pela solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

8.13 É de exclusiva responsabilidade do candidato a informação dos dados cadastrais exigidos no ato de inscrição, sob as penas da lei, pois fica subentendido que, no referido ato, o concorrente tenha o conhecimento pleno do presente Edital e a ciência de que preenche todos os requisitos.

8.14 O candidato com deficiência e/ou restrições físicas temporárias, que necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá solicitá-las formalmente, no ato da inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais básicos necessários (vide Anexo II).

8.14.1 A solicitação de condições especiais será atendida, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

8.14.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas deverá comunicar com antecedência à Comissão Organizadora do concurso e, no dia da prova, levar acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

8.15 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital, sendo, portanto, considerado(a) inscrito(a) neste Concurso Público somente o(a) candidato(a) que cumprir todas as instruções descritas neste Edital.

8.16 No último dia de inscrição, caso ocorram problemas técnicos no servidor de internet do IFPI, o prazo será prorrogado até o dia seguinte ao da normalização do serviço. O IFPI não se responsabilizará por falha ou falta de comunicação relacionada a provedores externos quando do ato da inscrição.

8.17 Somente serão considerados documentos oficiais de identificação para o preenchimento do Formulário de Inscrição e apresentação nos dias das provas: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.), passaporte brasileiro (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, valem como documento de identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto, obedecendo ao período de validade).

8.18 As informações prestadas no ato da inscrição e o pagamento da taxa serão de responsabilidade exclusiva do candidato, conforme subitens 8.5 e 8.6, ficando expresso que, em hipótese alguma, haverá restituição do valor da taxa de inscrição.

8.19 O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado, quando necessário, durante a realização da prova.

8.20 As inscrições somente serão acatadas após a confirmação, pelo banco, do pagamento do valor da inscrição, dentro dos prazos estabelecidos nos subitens 8.6 e 8.7.3. Caso seja constatada mais de uma Inscrição, por CPF, será confirmada somente a última paga.

8.21 Para a confirmação do local de realização da prova, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos). O prazo máximo para a divulgação dos locais de prova será até 01 de fevereiro de 2012. São de responsabilidade exclusiva do candidato: a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

8.22 Não serão dadas por telefone, correio eletrônico ou fax, informações a respeito da data, do local e do horário de realização da prova.

9 DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

9.1 Faz jus à isenção da taxa de inscrição, no termos do Decreto nº. 6.593, de 02 de outubro de 2008, publicada no DOU de 03 de outubro de 2008, o candidato que enquadrar-se, no mínimo, em um dos seguintes pré-requisitos:

9.1.1 estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135 de 26 de junho de 2007, publicado no DOU de 27 de junho de 2007; e

9.1.2 for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto citado no subitem anterior.

9.2 O candidato que se enquadrar nos critérios estabelecidos nos subitens 9.1.1 e 9.1.2 deverá preencher o requerimento (vide Anexo I) disponível no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), no período de 28 a 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011 e entregá-lo pessoalmente ou via postal, com aviso de recebimento (AR), juntamente com a documentação necessária, a serem enviados até o último dia do período de isenção e recebidos na Comissão de Seleção de Pessoal (CSEP) até 72 (setenta e duas) horas do dia 02 de dezembro de 2011 - do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Campus Teresina - Central, Praça da Liberdade, 1597, Centro, CEP 64.000-040, Teresina (PI), de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h e 30min às 11h e 30min e de 14h e 30min às 17h e 30min (exceto sábados, domingos e feriados). Os documentos comprobatórios a serem anexados ao requerimento estão abaixo discriminados:

9.2.1 Cópia da Carteira de Identidade;

9.2.2 Cópia do CPF;

9.2.3 Cópia(s) do(s) documento(s) da renda familiar (comprovantes de renda de todos que compõem o grupo familiar do candidato).

9.3 Somente serão aceitos como documentos comprobatórios de renda familiar:

9.3.1 Cópia do documento que contém o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

9.3.2 Empregado de empresa privada: cópia do contracheque atualizado ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente em branco;

9.3.3 Servidor público: cópia do contracheque atual;

9.3.4 Desempregado: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco.

9.4 O não-cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconsistência de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado implicará a eliminação automática do processo de isenção.

9.5 A homologação do resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgada, via Internet, no endereço eletrônico http://www.ifpi.edu.br/concursos, até o dia 14 de dezembro de 2011.

9.6 Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, para participarem do certame, deverão gerar a GRU e efetuar o seu respectivo pagamento até a data estabelecida no subitem

8.6 deste Edital: 23 de janeiro de 2012.

10 A HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

10.1 Até o dia 01 de fevereiro de 2012, no endereço eletrônico http://www.ifpi.edu.br/concursos, estará disponível a homologação das inscrições e o candidato poderá consultar o status de sua inscrição, a data, o horário e o local da realização da Prova Escrita.

10.2 O candidato que não obtiver a confirmação de deferimento de sua inscrição, via internet, deverá procurar a Comissão Organizadora, até o dia 15 de fevereiro de 2012, na Comissão de Seleção de Pessoal (CSEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, no seguinte endereço: Comissão de Seleção de Pessoal (CSEP) - do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Teresina - Central, Praça da Liberdade, 1597, Centro, CEP 64.000-040, Teresina (PI), nos horários de 8h e 30min às 11h e 30min e de 14h e 30min às 17h e 30min (exceto sábados, domingos e feriados), sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.

11 DA ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO:

11.1 O Concurso será realizado em 03 (três) etapa(s):

Etapas

Tipo

Natureza

Pontuação Máxima

Pontuação Mínima

1ª Etapa - Prova escrita

Provas: objetiva e subjetiva

Classificatória e Eliminatória

100 pontos

60 pontos

2ª Etapa - Prova de Desempenho Didático- Pedagógico

Prova Didática

Classificatória e Eliminatória

100 pontos

60 pontos

3ª Fase - Prova de títulos

Prova de Títulos

Classificatória

100 pontos

Zero

12 DA PROVA ESCRITA - OBJETIVA E SUBJETIVA

12.1 A prova escrita versará sobre temas do curso/disciplinas para o qual o concurso está sendo realizado e legislação educacional.

12.2 A 1ª etapa (prova escrita) será composta da seguinte forma: 01 (uma) Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos e Legislação Educacional, constituída por 30 (trinta) questões, sendo 20 (vinte) questões específicas e 10 (dez) questões em Legislação da educação, com valor de 2 (dois) pontos para cada questão; 01 (uma) Prova Subjetiva de Conhecimentos Específicos, com 02 (duas) questões com valor de 20 (vinte) pontos para cada questão, e terá duração de quatro horas, com conteúdos programáticos constantes no Anexo V deste Edital.

12.2.1. Os conteúdos relativos à Legislação educacional serão comuns a todas as áreas de atuação para as quais o concurso se realiza.

12.3 A correção das duas questões subjetivas só ocorrerá se o candidato acertar 60% das questões objetivas.

12.4 A prova escrita terá o valor de 100 (cem) pontos, sendo considerado eliminado do Concurso Público o candidato que obtiver pontuação inferior a 60% (sessenta por cento).

12.5 Será habilitado na prova escrita o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos do total de 100 (cem), observando-se os temas dispostos no Anexo V deste edital.

12.6 A prova escrita será realizada no dia 26 de fevereiro de 2012, tendo início às 08 horas (HORÁRIO LOCAL), na cidade de Teresina (PI), com duração de 04 horas (quatro horas), vedada qualquer consulta bibliográfica. O candidato não poderá ultrapassar esse tempo, uma vez que a prova será recolhida pelo fiscal de sala.

12.7 Os candidatos terão acesso aos locais de prova, com uma hora de antecedência do horário previsto, munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, original do documento oficial de identificação com o qual se inscreveu, conforme subitem 8.17, e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

12.8 O candidato que chegar após o horário de início da prova não poderá realizá-la e estará automaticamente eliminado do Concurso Público.

12.9 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, o documento de identificação original exigido no subitem 8.17, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar boletim de ocorrência de órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, e outro documento com fotografia, podendo ser feita, também, a identificação digital e fotográfica.

12.10 Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de aplicação da prova sem autorização e sem acompanhamento da fiscalização.

12.11 Os candidatos deverão permanecer no local de realização das provas durante, no mínimo, 60 (sessenta) minutos, após o início daquelas.

12.12 Durante a realização da prova, não será permitida a consulta a quaisquer objetos a seguir discriminados: livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), pager, aparelhos celulares ou similares, aparelhos de radiotransmissão ou similares, notebook, gravador, salvo definido pela Comissão Organizadora do Concurso Público e informado por ocasião da divulgação do local de prova no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos). Recomenda-se, portanto, ao candidato, trazer somente o material estritamente necessário à realização da prova.

12.13 Nos minutos finais da prova, os três (03) últimos candidatos de cada sala somente poderão retirar-se do local simultaneamente.

12.14 O candidato só poderá retirar-se do local de prova com o caderno de prova após transcorridas, no mínimo, 03 (três) horas do início da mesma.

12.15 A avaliação da prova subjetiva será feita por uma banca examinadora e observará os critérios abaixo discriminados, em cada questão:

ITEM

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1 Conteúdo

a) Domínio do conteúdo

05 pontos

b) Coerência, coesão, argumentação e clareza de idéias no desenvolvimento do tema

05 pontos

2 Estrutura

a) Organização: introdução, desenvolvimento e conclusão

04 pontos

3 Correção ortográfica e gramatical

a) Uso adequado da terminologia técnica. Precisão de linguagem e correção gramatical.

03 pontos

4 Criatividade/Expressão das ideias/Atualização

a) Originalidade, fluência, flexibilidade, expressividade e atualidade. Capacidade de problematizar

03 pontos

12.16 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais e a prova de Conhecimentos Específicos e Legislação Educacional disporá de até dois dias úteis, a partir da data de sua divulgação, no horário das 09h às 11h e das 15h às 17h. Nesse caso, deverá dar entrada no Setor de Protocolo, situado no IFPI, Campus Teresina-Central - Praça da Liberdade, 1597, Centro, CEP 64.000-040, Teresina (PI), e deverá utilizar os modelos denominados: "Capa de Conjunto de Recursos" e "Justificativa de Recursos", constantes no Anexo VII.

12.17 O resultado da prova escrita será divulgado no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), bem como afixado na portaria do IFPI e dos campi, a partir do dia 12 de março de 2012.

13 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

13.1 Serão convocados para a Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, por vaga oferecida em cada disciplina, os candidatos que obtiverem a maior pontuação na Prova Escrita, em ordem crescente de classificação, observando a quantidade prevista no item 13.3 deste Edital, incluindo a questão do empate.

13.2 O cronograma do sorteio e de realização da prova didática será publicado decorridos até cinco dias da divulgação do resultado da prova escrita no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), bem como afixado na portaria do IFPI e dos campi. Tanto o sorteio quanto a realização da prova didática podem ocorrer no final de semana e em feriados.

13.3 Somente serão convocados para a prova didática os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na prova escrita, até o limite de candidatos dados pela equação presente no quadro a seguir, por curso/disciplinas e por campus. Serão incluídos aqueles com nota igual ao último classificado, para efeitos do limite estabelecido.

Convocados para a prova didática = 4 + (4 x Número de Vagas do Campus por Curso ou Disciplinas)

13.4 Na hipótese de ausência de um ou mais candidatos convocados para a prova didática, não serão convocados outros candidatos com média superior a 60 pontos, ressalvando-se o caso em que o número de candidatos que se fizerem presentes para a prova didática seja menor do que o número de vagas para o curso/disciplinas. Nesse caso, respeitando-se ainda os limites supra- estabelecidos, serão convocados mais candidatos classificados com nota igual ou superior a 60 pontos.

13.5 O sorteio do tema referente à realização da segunda etapa, que consta da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes, de modo impreterível e improrrogável. O candidato que NÃO COMPARECER AO SORTEIO DO TEMA, no DIA e HORA DETERMINADOS, será ELIMINADO SUMARIAMENTE do Concurso Público.

13.6 O sorteio do tema (curso/disciplinas) será feito por grupos de até quatro candidatos, sendo iniciado pelo de menor número de inscrição presente e, na ausência deste, pelo candidato seguinte. O ponto sorteado será o mesmo para todos os candidatos do grupo. Ultrapassando o limite de quatro candidatos, serão constituídos tantos grupos quantos forem necessários. Em seguida, será feito o sorteio da ordem de apresentação da prova didática. A realização da prova didática acontecerá no mínimo de até 24 (vinte e quatro) horas após o sorteio, podendo acontecer no final de semana e feriado.

13.7 A prova didática consistirá de uma aula desenvolvida no tempo de 50 (cinquenta) minutos, ministrada em linguagem adequada, em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, conforme decreto presidencial Nº 6944, de 21 de agosto de 2009, e perante uma banca examinadora composta por dois professores da área específica a que o candidato está concorrendo e por um servidor da área pedagógica que atribuirá nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo vedada a manifestação dos presentes. O acesso do público ao recinto onde será ministrada a aula estará condicionado ao mesmo prazo ofertado ao candidato ministrante, devendo os interessados lá permanecerem até o término da apresentação.

13.8 A Prova de Desempenho Didático Pedagógico será gravada e dela lavrada ata com registros das ocorrências relevantes ao processo.

13.9 O não-cumprimento do item 13.11 (entrega do plano de aula) implicará a desclassificação do candidato.

13.10 O candidato deverá comparecer ao local da prova didática, no mínimo, 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início da prova.

13.11 O candidato deverá apresentar à banca examinadora, antes do início da prova didática, o original do documento de identificação, conforme subitem 8.17, bem como o plano de aula em três (03) vias impressas.

13.12 Cada membro da banca examinadora atribuirá uma nota independente de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e a nota final da prova didática do candidato será a média aritmética simples das notas dos membros sem arredondamentos.

13.13 Será habilitado na prova didática o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

13.14 A sessão será pública, vedada a presença, no recinto da prova, dos demais candidatos.

13.15 A avaliação da prova didática consistirá da análise dos itens descritos a seguir:

ITEM

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1 Plano de aula

a) objetivos

b) conteúdos programáticos

c) estratégias de ensino

d) duração da aula

e) avaliação da aprendizagem

f) referências bibliográficas

20 pontos

2 Desenvolvimento da aula

a) domínio do conteúdo

b) operacionalização dos conteúdos

c) utilização das estratégias e recursos didáticos

d) avaliação da aprendizagem

e) controle do tempo

80 pontos

13.16 Ficará a cargo do candidato providenciar os recursos necessários à execução da aula, não podendo o INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ ser responsabilizado por qualquer falha dos materiais e/ou equipamentos, ou mesmo por não dispor deles para a execução da prova.

13.17 Os recursos didático-pedagógicos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a aula deverão ser por eles mesmos providenciados e instalados sob sua responsabilidade.

13.18 Será eliminado do Concurso o candidato que não alcançar, no mínimo, 60 (sessenta) pontos do total de pontos na Prova de Desempenho Didático-Pedagógico.

13.19 O resultado da segunda etapa e a classificação serão divulgados no portal www.ifpi.edu.br/concursos.

14 DA PROVA DE TÍTULOS

14.1 Após o sorteio da prova didática, conforme cronograma, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, à Comissão Organizadora do Concurso Público a comprovação de seus títulos (Prova de Títulos), de acordo com o Anexo III. Cumpre ressaltar que os títulos dos candidatos não habilitados na prova didática não serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

14.2 Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla.

14.3 O diploma de graduação do candidato, requisito indispensável ao ingresso na carreira, não contará ponto para efeito de análise do currículo, todavia deverá ser entregue, por cópia, à Comissão Organizadora do Concurso no prazo estipulado por este Edital.

14.4 Os títulos deverão ser apresentados, seguindo rigorosamente os critérios determinados no subitem 14.5, em cópias acompanhadas com original para conferência ou autenticadas em cartório e entregues no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí /Coordenação de Capacitação e Seleção de Pessoal (CSEP) - Comissão Organizadora do Concurso Público (Carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), Prédio "A", Praça da Liberdade, 1597, Centro, CEP: 64.000-040, Teresina (PI), após o sorteio da prova didática.

14.5 A análise dos títulos terá por base o anexo da Resolução n.o 06, de 30 de maio de 2008, do Conselho Diretor do CEFET-PI, atualmente IFPI (vide Anexo III). Não serão considerados títulos não elencados nesta Resolução.

14.6 Os diplomas e/ou certificados de cursos expedidos em língua estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado.

14.7 Os diplomas e/ou certificados de cursos expedidos por instituição estrangeira somente serão considerados quando revalidados por universidade brasileira.

14.8 A Prova de Títulos valerá 100 (cem) pontos e constará da formação acadêmica, das atividades de docência e experiência profissional e das atividades de pesquisa (vide Anexo III).

14.8.1 Para fins de pontuação de que trata o item 1 (subitens 1.1, 1.2 e 1.3), será considerado o título somente uma vez e o de maior pontuação.

14.8.2 Para fins de pontuação de que trata o item 2, serão considerados no máximo 30 (trinta) pontos.

14.8.3 Para efeito de comprovação do item 2 (subitens 2.1, 2.2 e 2.3), deverá ser apresentado atestado de exercício profissional, comprovado através de cópia autenticada da Carteira de Trabalho (CTPS) ou, quando for o caso, cópias autenticadas do Termo de Posse e do último contracheque, onde não serão computadas frações de tempo de serviço.

14.8.4 A comprovação de que trata o item 2 (subitem 2.4) somente será considerada quando da publicação no Diário Oficial do Município (DOM), ou do Estado (DOE) ou da União (DOU) da homologação final do concurso.

14.8.5 Não será considerada aprovação em Concurso Público, para fins de pontuação do subitem

14.8.4, a seleção de que conste apenas de avaliação de prova escrita e/ou títulos e/ou de currículo e/ou prova de desempenho didático e/ou entrevista.

14.8.6 Para fins de pontuação de que trata o item 2 (subitem 2.5), somente será considerado o comprovante de participação nas bancas examinadoras expedido pela autoridade superior competente.

14.8.7 Não serão aceitos como atividades docentes Monitoria e Estágio.

14.8.8 Para fins de pontuação de que trata o item 3 (subitens de 3.1 a 3.17), serão considerados no máximo 30 (trinta) pontos e somente serão consideradas as atividades desenvolvidas nos últimos cinco (5) anos (a partir de janeiro de 2007).

14.8.9 Para efeito de comprovação do subitem 3.10, deverá ser apresentada a carta patente expedida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

14.8.10 Para efeito de comprovação do subitem 3.11, deverá ser apresentada cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso, dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador.

14.8.11 Para fins de pontuação de que trata o item 3 (subitens de 3.12 a 3.17), somente será considerado o documento expedido pela autoridade superior competente.

14.9 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados nos subitens 14.1 e 14.4 deste Edital, não caracterizando este fato sua eliminação do certame.

14.10 No caso de o candidato ter exercido atividades profissionais concomitantes em mais de um dos três tipos citados no item 2 do Anexo, será considerado apenas o de maior peso. Não será contabilizado o tempo de serviço simultâneo.

14.11 Caso haja dúvidas quanto à veracidade ou informações insuficientes de título apresentado, a Comissão Julgadora de Títulos o desconsiderará.

14.12 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax ou via correio eletrônico.

15 DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

15.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média aritmética das três provas (Escrita, Didática e Títulos)

15.2 Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência, para efeito de desempate, ao candidato que:

1º) tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição nesse Concurso Público, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

2º) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita.

3º) obtiver maior número de pontos na Prova Didática.

4º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos.

5º) tiver mais idade (dia, mês, ano).

15.3 A classificação dos candidatos dar-se-á segundo a ordem decrescente dos pontos obtidos no Concurso Público.

15.4 O resultado final do Concurso Público, com a relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, será homologado pelo Reitor "Pro Tempore" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br/concursos), bem como na portaria do IFPI e de seus campi e de acordo com o anexo II do Decreto Nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, por ordem de classificação.

15.5 Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o anexo II do Decreto nº. 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados do concurso público.

16 DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

16.1 Ter sido aprovado no Concurso Público.

16.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

16.3 No caso de estrangeiro, apresentar o visto permanente no momento da posse.

16.4 Estar em gozo dos direitos políticos.

16.5 Apresentar cópia legível, recente e em bom estado, de documento de identidade.

16.6 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

16.7 Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino.

16.8 Atender ao requisito constante no subitem 1.2 deste Edital.

16.9 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.

16.10 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo (Item 6).

16.11 Apresentar declaração de acumulação lícita de cargo público, na forma prevista nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal e no Decreto nº 2.027, de 11/10/1996.

16.12 Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

16.13 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990.

16.14 Não perceber proventos de aposentadoria nem qualquer remuneração de cargo ou emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, nos termos da Constituição Federal.

16.15 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

17 DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

17.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

18 DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO

18.1 O candidato aprovado neste Concurso Público será nomeado de acordo com a classificação final obtida, considerando a legislação pertinente, as vagas existentes ou que vierem a existir para o Quadro Permanente do Instituto Federal do Piauí nos cargos indicados neste Edital.

18.2 Os candidatos classificados poderão ser convidados a ter sua nomeação, com lotação e exercício, em outra unidade do Instituto Federal do Piauí, desde que haja vaga na área de concentração para a qual foi classificado. Neste caso, a não aceitação não implicará desclassificação, devendo o candidato formalizar desistência à vaga para a qual foi convidado em outro campus para que seu nome permaneça na lista de classificados.

18.3 O concurso público regido por este Edital poderá ser aproveitado por qualquer outra Instituição Pública da Rede Federal de Ensino.

18.4 Não havendo candidatos classificados em número suficiente para suprir as vagas existentes ou que venham a existir durante a validade do concurso, o IFPI poderá requerer aproveitamento de candidatos classificados em concursos realizados por outras instituições da Rede Federal.

19 DOS RECURSOS:

19.1 Facultar-se-á ao(à) candidato(a) dirigir-se à Comissão, de 09h às 11h e de 15h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolado no endereço do IFPI relacionado no item 9.2, nos períodos previstos no Anexo IV deste Edital, apresentando recurso contra quaisquer dos resultados do presente certame (Inscrição de Pessoas com Deficiência, Isenção da Taxa de Inscrição, Questões da Prova Escrita, gabaritos, Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, Prova de Títulos, Classificação Final), conforme modelo constante no Anexo VII deste Edital.

19.2 Será aceito apenas um único recurso para cada situação, observando-se o prazo para tal, devendo esse recurso conter toda argumentação que o candidato pretende apresentar.

19.3 O prazo para interposição de recurso é de 02 (dois) dias úteis, a partir do dia da divulgação de cada resultado no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos.

19.4 Serão indeferidos, sumariamente, todos os recursos interpostos fora do prazo estabelecido e dos moldes expressos nos subitens anteriores.

19.5 Recursos inconsistentes serão indeferidos.

19.6 Não serão aceitos recursos via postagem comum, correio eletrônico, fax ou protocolado fora do prazo previsto no item 19.3.

19.6.1 Os recursos interpostos nessas circunstâncias serão preliminarmente indeferidos.

19.7 Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

19.8 Recursos cujo teor desrespeite a Banca Examinadora ou a Comissão Organizadora serão indeferidos sumariamente.

19.9 Os resultados dos recursos serão divulgados pela Internet no endereço www.ifpi.edu.br/concursos.

19.10 Os recursos, uma vez analisados pela Comissão organizadora do concurso e respectivos Responsáveis Técnicos pela elaboração das questões das Provas Escritas e/ou pela avaliação da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico e/ou pela avaliação dos títulos, receberão decisão terminativa e serão divulgados nas datas estipuladas no Anexo IV deste Edital, constituindo-se em única e última instância.

19.11 Se, do exame dos recursos, resultar a anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos à respectiva vaga.

19.12 Havendo alteração de resultado proveniente de deferimento de qualquer recurso, haverá nova e definitiva publicação dos resultados no endereço eletrônico http://www.ifpi.edu.b/concursos.

20 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1 Contra o resultado final do Concurso Público caberá recurso, no prazo de dois dias úteis, a contar da data de divulgação do referido resultado, conforme subitem 19.1.

20.2 A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

20.3 Será excluído, por decisão da Comissão Organizadora do Concurso Público, o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio.

20.4 Não será permitido ao candidato solicitar pedido de recontagem de seus pontos ou revisão das provas, após os prazos estipulados em cada etapa.

20.5 A nomeação do candidato classificado estará condicionada à observância das disposições legais, ao interesse e conveniência da Administração.

20.6 O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência com Aviso de Recebimento (AR), enviada para o endereço constante no Formulário de Inscrição. O não- comparecimento ao IFPI, Campus Teresina - Central, em Teresina (PI), no prazo de 05 (cinco) dias úteis após o recebimento da convocação, será interpretado como desistência da vaga, permitindo ao IFPI convocar o candidato seguinte na rigorosa ordem de classificação.

20.7 O candidato classificado, quando convocado, deverá entregar, à Diretoria de Gestão de Pessoas os documentos comprobatórios dos requisitos constantes no item 16.

20.8 O professor nomeado ministrará aulas relacionadas às disciplinas da área/curso para o qual prestou concurso no próprio campus em que for lotado ou em outro campus, de acordo com as necessidades da Instituição, podendo, ainda, ser designado para ministrar disciplinas de outros cursos vinculados ao mesmo campus.

20.9 O candidato não classificado poderá reaver sua documentação após 120 (cento e vinte) dias, a contar da publicação do Edital de Homologação do Concurso no Diário Oficial da União. Após esse prazo, todos os documentos serão destinados para outros fins.

20.10 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de habilitação e classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação do resultado do Concurso, publicada no Diário Oficial da União.

20.11 O candidato aprovado no Concurso que não aceitar a sua nomeação para assumir o cargo/campus para o qual concorreu, ficará automaticamente excluído do Concurso, uma vez que não haverá, em hipótese alguma, final de relação.

20.12 Ao tomar posse, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo, ficará sujeito ao estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

20.13 Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81(incisos I a IV), 94, 95, e 96, da Lei 8.112/90 e suas atualizações.

20.14 O servidor deverá permanecer no Campus no qual entrou em efetivo exercício por um período mínimo de 03 (três) anos, durante o estágio probatório, sendo impedido de participar de qualquer edital de remoção, podendo esse prazo ser alterado a critério da Administração Superior.

20.15 O candidato somente será nomeado para o cargo, se:

20.15.1 Atender a todos os requisitos exigidos neste Edital;

20.15.2 For julgado física e mentalmente apto, após inspeção médica oficial, conforme Atestado

Médico emitido pela Junta Médica Oficial (JMO), constituída para este fim.

20.16 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

Teresina (PI), 17 de novembro de 2011.

FRANCISCO DAS CHAGAS SANTANA

Reitor "Pro Tempore" do Instituto Federal do Piauí

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