Edital Concurso Prefeitura de Ilhota – SC

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ILHOTA/SC
EDITAL N° 003/2011

O Município de Ilhota abre inscrições e define normas para o Processo Seletivo destinado a admissão de pessoal em caráter temporário para o ano letivo de 2012. O Prefeito Municipal de Ilhota, Sr. Ademar Felisky e o Secretário da Educação, Sr. Raul Fernando dos Santos no uso de suas atribuições legais, tornam pública a abertura de inscrições, das 08 horas de 21 de novembro de 2011 às 17 horas do dia 25 de novembro de 2011, para o Processo seletivo simplificado destinado à Admissão em Caráter Temporário (ACT) para o ano letivo de 2012, no quadro de pessoal da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ilhota, de acordo com o regime estatutário da Lei n°1025/2001.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Município de Ilhota- SC reserva-se o direito de admitir os candidatos classificados, de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas que surgirem durante a vigência deste Processo.

1.2. No ato da inscrição o candidato deverá registrar, no espaço destinado na ficha de inscrição, a denominação da função a qual se candidatará, com o respectivo código.

1.3. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo poderão ser designados para as vagas existentes em qualquer unidade de serviço, de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Ilhota.

2. REQUISITOS BÁSICOS PARA CONTRATAÇÃO NA FUNÇÃO PÚBLICA

2.1. Ter nacionalidade brasileira, admitidos estrangeiros na forma da lei.

2.2. Contar com, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos até a data da contratação.

2.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.4. Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.

2.5. Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função de acordo com o estabelecido no Anexo I do presente Edital, na data da contratação.

2.6. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função.

2.7. Apresentar declaração firmada pelo interessado na qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime doloso ou contravenção, nem penalidade disciplinar de demissão no exercício de função pública qualquer (Anexo II).

2.8. Firmar declaração de não possuir acúmulo de remuneração pública, exceto aqueles previstos na Lei (Anexo III).

3. DOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

3.1. Os candidatos com deficiência poderão se inscrever e disputar funções cujas atividades sejam compatíveis com a sua deficiência.

3.2. O candidato com deficiência que necessitar de tratamento diferenciado no dia da prova deverá especificá-lo na ficha de inscrição, indicando as condições diferenciadas que necessita para a realização da prova, como, por exemplo, prova ampliada, sala em andar térreo, etc.

3.3. A não-solicitação de recursos especiais, conforme disposto no item 3.2, implica a não-concessão no dia da realização das provas.

3.4. A realização das provas por estes candidatos, em condições especiais, ficará condicionada à possibilidade de fazê-las de forma que não importe quebra de sigilo ou não enseje seu favorecimento.

4. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

4.1. As inscrições serão gratuitas e serão abertas nos dias 05 a 07 de dezembro de 2011, no horário das 8:00h às 12:00h, das 14:00h às 20:00h, e efetuadas nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, localizada à Avenida Ricardo Paulino Maes, 136 - Centro -Ilhota(SC). No ato da inscrição deverá ser entregue a cópia dos documentos e títulos, sendo que no ato da contratação haverá a conferencia com o original.

4.2 Dos documentos Necessários a Inscrição no Processo Seletivo

4.2.1. Preencher a ficha de inscrição disponibilizada no ato;

4.2.2. Cópia do RG e CPF (em duas vias);

4.2.3. Cópia do certificado e habilitação mínima quando exigido para o cargo conforme Anexo 1 (em duas vias);

4.2.4. Cópia dos certificados para a prova de títulos (em duas vias);

5. PROCESSO SELETIVO

5.1. Provas Escritas

5.1.1. As provas escritas objetivas serão eliminatórias e classificatórias, e se constituirão de 20 questões objetivas de múltipla escolha, conforme conteúdo programático no Anexo IV.

5.1.2. A prova objetiva possuirá 10 questões de conhecimentos gerais e questões de conhecimentos específicos.

5.1.3. A prova será formulada, aplicada e corrigida pela comissão do Processo Seletivo, composta para esse fim, através de decreto;

5.1.4. Nas provas escritas objetivas eliminatórias e classificatórias, serão considerados classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior ao limite mínimo estabelecido que é de cinqüenta por cento;

5.1.5. O conteúdo das questões variará de acordo com o grau de escolaridade exigido para o preenchimento das funções públicas ao qual o candidato concorrer.

5.1.6. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada destas provas.

5.2. As provas escritas serão realizadas no dia, 11/12/2011 no período matutino, nas dependências da Escola Municipal Domingos José Machado, localizada a Rua Inês Eufarzia de Jesus nº 100 Bairro Ilhotinha. Os portões serão abertos as 08:00 horas e fechados impreterivelmente 08:45 horas. As provas terão início às 9:00 horas e término 12:00 horas, com duração de 03 (três) horas.

5.2.1. O candidato que chegar após o horário estabelecido não poderá ingressar no local de prova, ficando, automaticamente, excluído do certame.

5.2.2. Recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de provas pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o fechamento dos portões.

5.2.3. O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia e caneta esferográfica azul ou preta.

5.2.4. Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG);Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA, CREF e outros); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

5.2.5. Caso o candidato não possa apresentar nenhum dos documentos de identidade relacionados no subitem 5.2.4, no dia de realização da prova, por motivo de perda, furto ou roubo de todos eles, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

5.2.6. O candidato, ao ingressar no local de realização da prova, deverá obrigatoriamente manter desligado qualquer aparelho eletrônico que esteja sob sua posse, incluindo as campainhas de celular e os sinais de alarme. O uso de quaisquer funcionalidades de aparelhos tais como bip, telefone celular, walkman,receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palm-top,relógio digital com receptor, entre outros, incorrerá na exclusão do candidato do certame,podendo a organização do Processo Seletivo vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos além dos anteriormente citados.

5.2.7. Os candidatos só poderão sair do local de realização da prova após 1 (uma) hora do início da mesma.

5.2.8. Os 03 (três) últimos candidatos a terminar as provas só poderão deixar o local de provas juntos.

5.2.9. Constatando-se, durante a realização da prova, qualquer erro ou equívoco relacionado à edição ou impressão das questões, os organizadores tomarão a providência cabível, podendo inclusive determinar a anulação da questão ou questões afetadas.

5.2.10. A Comissão decide sobre ocorrências verificadas durante a realização das provas.

5.2.11. A Comissão poderá, justificadamente, alterar as normas previstas no item 5 e seus desdobramentos, desde que com a finalidade de preservar o bom andamento do Processo Seletivo.

5.3. Prova de Títulos

5.3.1. A prova de títulos se aplica somente aos cargos de professor, estando o cargo de atendente isento da prova de títulos.

5.3.2. Serão atribuídos pontos aos títulos apresentados pelos candidatos.

5.3.2.1. Os pontos referidos no item anterior obedecerão aos critérios a seguir:

 

Tipo de Título

Requisito

Pontuação

Categoria I. Pontuação Máxima 5 pontos
Pontua uma única vez, o de maior valor

NÃO HABILITADAOS

São considerados não- habilitados:

a) Estudante de Pedagogia;

b) Estudantes de Normal Superior;

c) Magistério concluído;

d) Ensino médio concluído.

- Apresentar atestado de freqüência atualizado e original (para estudantes);

- Apresentar certificado ou diploma aos de curso concluído.

1

HABILITADOS

Licenciatura Curta

Diploma com registro no MEC.

3

Licenciatura Plena

Diploma com registro no MEC.

5

Categoria II. Pontuação Máxima 5 Pontos

CURSOS

Formação continuada

Cursos com Certificados de conclusão com registro no MEC, Secretarias Estaduais ou Municipais na área de atuação desde que realizados nos anos de 2008, 2009, 2010 até 31 de julho de 2011.

1 ponto a cada 50 horas de curso

Categoria III. Pontuação Máxima 15 pontos

Pontua uma única vez, o de maior valor

ESPECIALIZAÇÃO

Especialização lato sensu

(pós-graduação)

Reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, desde que não seja requisito para provimento e que guarde relação direta com as atribuições da função e a área de atuação para o qual o candidato prestará prova, com o mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula.

5

Mestrado

Reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, desde que guarde relação direta com as atribuições da função e a área de atuação para o qual o candidato prestará prova.

10

Doutorado

reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, desde que guarde relação direta com as atribuições da função e a área de atuação para o qual o candidato prestará prova.

15

5.3.3. Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação de títulos, contudo este não marcará nenhum ponto.

5.4. Apresentação de títulos:

5.4.1. Para fins de cumprimento dos prazos legais para homologação, as cópias dos títulos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Ricardo Paulino Maes nº 136 - Centro Ilhota no ato da inscrição, informados no item 5.4.2. Não serão juntados, os títulos entregues avulsos após a inscrição ter sido realizada.

5.5. Contagem de Pontos

5.5.1. A prova objetiva terá pontuação máxima de 75 pontos. Sendo que as questões de conhecimento geral terão valor de 2,5 pontos cada questão (totalizando 25 pontos as dez questões). As questões de conhecimento específico terão valor de 5 pontos cada questão (totalizando 50 pontos as dez questões).

5.5.2 A prova de títulos terá um valor total de 25 pontos, podendo igualar a zero na ausência de qualquer titulo. A somatória dos pontos da prova de títulos seguirá a seguinte fórmula: (categoria I + categoria II + categoria III).

5.5.2.1 Categoria I: refere-se a habilitação do candidato, conforme descrito no quadro: 5.3.1.1 essa categoria terá pontuação máxima de 5 pontos. O candidato só pontuará pela maior categoria apresentada neste item.

5.5.2.2 A categoria II: refere-se aos cursos concluídos pelo candidato no período de 2008 até 31 de julho de 2011. Sendo pontuado nesta categoria em 1 ponto a cada 50 horas de cursos realizados. A pontuação máxima da categoria II será de 5 pontos.

5.5.2.3 A categoria III: refere-se a especialização, tendo um valor máximo de 15 pontos, o candidato só pontuará pela maior categoria apresentada neste item.

5.5.3 O total geral de pontos do candidato será obtido pela soma dos pontos a ele atribuídos na prova objetiva, acrescidos dos pontos obtidos com títulos, se houver. Tendo uma nota máxima de 100 pontos aos cargos de professores e de 75 para os cargos de atendente.

6. RECURSOS E REVISÕES

6.1. Aos candidatos serão assegurados recursos nas seguintes etapas do Processo Seletivo:

a) Homologação das inscrições;

b) Publicação do gabarito das provas;

c) Publicação da pontuação (prova e títulos).

6.2. O candidato que se sentir prejudicado em qualquer destas etapas do Processo Seletivo, poderá interpor recurso, mediante requerimento individual, desde que:

a) seja dirigido ao Presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo do Município de Ilhota e entregue para registro no protocolo da Secretaria Municipal de Educação de Ilhota, situada na Avenida Ricardo Paulino Maes nº 136 - Centro,no horário de funcionamento do mesmo, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis,contados após o ato que motivou a reclamação descritos no item 6.1;

b) constem obrigatoriamente do recurso nome completo do candidato, número da inscrição, função a qual se candidatou, fundamentação clara e ampla dos motivos, e, no caso de recursos contra questões ou gabaritos, a bibliografia pesquisada. O referido recurso deverá ser devidamente firmado pelo candidato em todas as folhas.

c) seja apresentado datilografado ou digitado, devendo ser uma folha para cada questão recorrida, no caso de recursos contra questões, conforme modelo constante em Anexo V deste Edital.

6.3. Será indeferido liminarmente, o requerimento de recurso que não atender os requisitos do item 6.2.

6.4. Os recursos interpostos serão decididos em até 10 (dez) dias úteis pela entidade organizadora do certame, contados, em qualquer caso, da data de seu protocolo.

6.5. Não serão aceitos recursos interpostos por telegrama, via postal, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

6.6. Se do exame de recursos resultar anulação de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

6.7. No caso de o gabarito da prova ser fornecido incorretamente por falha de digitação, publicação ou outra, a questão não será anulada, procedendo-se à sua correção e publicação.

7. DA DIVULGAÇÃO DO GABARITO E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. A publicação da Seleção Publica oficial será divulgada no dia 17 de dezembro de 2011 no site da Prefeitura Municipal de Ilhota - www.ilhota.sc.gov.br.

7.2. Em caso de igualdade de pontos na classificação, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:

a) para as Funções de Nível Superior e Nível Médio:

1°) maior nº de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

2°) maior nº de pontos de Conhecimentos Gerais;

3°) maior pontuação na prova de títulos;

4°) maior idade;

b) para as Funções de Nível Fundamental Completo e Incompleto:

1°) maior nº de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

2°) maior nº de pontos na prova de Conhecimentos Gerais;

3°) maior idade.

8. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

8.1. O resultado preliminar do Processo Seletivo contendo o desempenho de todos os candidatos inscritos, em ordem decrescente de pontuação, será publicado nos site www.ilhota.sc.gov.br.

8.2. Após decididos todos os recursos, será também publicada, nos endereços acima, uma relação final com todos os candidatos aprovados por função e em ordem de classificação.

8.3. O resultado final do Processo Seletivo será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no Mural da Secretaria Municipal de Educação de Ilhota, no site www.ilhota.sc.gov.br.

9. DA ESCOLHA DE VAGAS

9.1 A convocação para escolha de vagas será publicada no site do Município de Ilhota www.ilhota.sc.gov.br e no Mural da Secretaria Municipal de Educação de Ilhota estabelecendo data, local e horário.

9.2 A escolha de vagas obedecerá rigorosamente a classificação de acordo com as vagas existentes, que estarão expostas no mural no local divulgado para escolha de vagas.

9.3. Para a escolha de vagas, o candidato deverá apresentar documento oficial de identidade com fotografia.

9.4. O candidato que não aceitar a vaga disponível, será recolocado no final da lista de Classificados.

9.5. O candidato que não completar 40 horas na 1ª chamada poderá fazê-lo durante o ano corrente, nas chamadas subseqüentes, caso não tenha renunciado a esse direito na1ª escolha de vaga.

9.6. Admitir-se-á escolha de vagas por procuração, desde que, com assinatura reconhecida em cartório, que deverá ser apresentada no momento da escolha.

9.7. O candidato que optou por carga horária menor que a oferecida será recolocado no final da listagem de classificação.

9.8. O remanejamento do candidato para outra vaga só será concedido visando o bem do processo educativo, analisado e decidido pela Secretaria Municipal de Educação.

9.9. O candidato que tiver afastamento do trabalho, havendo substituição, quando do seu retorno, poderá perder a vaga escolhida, sendo remanejado para qualquer outra vaga disponível que houver.

9.10. O candidato só poderá reduzir parcialmente a carga-horária escolhida, se não prejudicar o processo educativo, analisado e decidido pela Secretaria Municipal de Educação, exceto quando estiver em mais de uma vaga com términos diferentes;

9.11. O profissional contratado ficará vinculado à Secretaria Municipal de Educação,podendo ocorrer mudança de local de trabalho e alteração da jornada de trabalho,sempre que necessário e de interesse da administração, ou no retorno do titular que estiver sendo substituído;

9.12. O candidato contratado ficará em permanente avaliação e caso seu aproveitamento não seja satisfatório será rescindido seu contrato antes ou no término do prazo.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente dos pontos obtidos.

10.2. Os candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo serão convocados, conforme a necessidade do município, para o exame médico e para a comprovação dos requisitos exigidos nos itens 2.1 a 2.10 do presente Edital, através dos meios de comunicação conforme dispuser a legislação municipal em vigor.

10.2.1. Os exames médicos são eliminatórios, sendo excluídos do Processo Seletivo os candidatos que não apresentarem aptidão física e/ou mental para o exercício da função para o qual se inscreveram.

10.3. Os candidatos que não atenderem aos requisitos exigidos neste Edital serão automaticamente eliminados do Processo Seletivo em qualquer de suas fases.

10.4. Será excluído do certame o candidato que:

a) faltar a qualquer uma das fases do Processo Seletivo;

b) ter pontuação inferior a cinqüenta por cento na prova objetiva;

c) portar-se de maneira inadequada nos locais de realização das provas, de modo a prejudicar o andamento normal do Processo Seletivo;

d) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

e) for apanhado em flagrante tentativa de burla, fraude ou falsificação na realização da prova, sem prejuízo do indiciamento cabível;

f) deixar de apresentar qualquer documento comprobatório dos requisitos exigidos neste Edital.

10.5. A aprovação em Processo Seletivo não gera direito à contratação, a qual se dará,a exclusivo critério da Prefeitura, dentro do prazo de validade do certame em conformidade com a necessidade futura do Município.

10.6. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar pela internet ou qualquer outro meio de divulgação definido pela Comissão a publicação de todos os atos e editais relativos ao certame.

10.7. O candidato deverá manter atualizado seu endereço e contato telefônico, junto a Secretaria Municipal de Educação, até a publicação da classificação final do Processo Seletivo, após a homologação do resultado do Processo Seletivo.

10.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão, competente também para julgar, em decisão irrecorrível, quaisquer que sejam os recursos interpostos pelos candidatos.

10.9. O presente Edital estará disponibilizado no site do Prefeitura, www.ilhota.sc.gov.br, no Mural da Prefeitura Municipal de Ilhota e no mural da Secretaria Municipal de Educação.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do Processo Seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

Ilhota/SC, 07 de novembro de 2011.

RAUL FERNANDO DOS SANTOS

Secretario de Educação

ADEMAR FELISKY

Prefeito Municipal

ANEXO I - QUADRO DE REQUISITOS E VAGAS

ITEM

CARGO

REQUISITOS

VAGAS

CARGOS - ENSINO MÉDIO

1.

Atendente

Ensino Médio Completo

CR

CARGOS - MÁGISTÉRIO OU SUPERIOR CURSANDO

2.

Professor de Educação Infantil

Superior(completo) ou Magistério, ou Superior Incompleto (cursando)

03

3.

Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano)

05

4.

Professor de Língua Portuguesa

02

5.

Professor de Matemática

04

6.

Professor de Língua Inglesa

03

7.

Professor de Educação Física

01

8.

Professor de Ensino Religioso

02

9.

Professor de Geografia

CR

10.

Professor de História

01

11.

Professor de Ciências

02

12.

Professor de Artes

03

ANEXO II - DECLARAÇÃO DO NÃO SOFRIMENTO DE PENALIDADE

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins que eu_____________________________, portador da Cédula de Identidade nº_______________________ e inscrito no CPF/MF sob nº ____________________, nunca sofri, no exercício de função pública, as penalidades previstas no Artigo 209 e incisos da Lei Municipal 1.069/1991, Artigo 137 e seu Parágrafo Único, da Lei Federal nº 8.112/1990 e na Legislação correspondente dos Estados e Municípios.

Por ser verdade, firmo a presente.

Ilhota (SC), ___de _________________________ de 2011

________________________________________________
DECLARANTE

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins que eu, ________________________________________ portador da Cédula de Identidade nº________________________ e inscrito no CPF/MF sob nº_____________________, não Acumulo Cargos Públicos ou de Condições de acumulação Amparada pela constituição.

Por ser verdade, firmo a presente.

Ilhota (SC), ___de _________________________ de 2011.

________________________________________________
DECLARANTE

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COMPLETO

CARGO

CONTEÚDO PROGRAMATICO

Atendente

Características geográficas, econômicas e Históricas do município de IIlhota, Santa Catarina e Brasil.

Conhecimentos Específicos: LDB, Constituição Federal, Referenciais da Educação Infantil, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), A atendente e a criança de zero a 5 anos de idade. Concepção de infância, organização dos espaços e materiais na Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico, Relação família e escola, Planejamento, Avaliação, Ética profissional e compromisso coletivo no desempenho de função pública.

CARGOS MAGISTÉRIO E ENSINO SUPERIOR (CURSANDO)

CONHECIMENTOS GERAIS:

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB), ATUALIDADES, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO, CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS, ECONÔMICAS E HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE ILHOTA, SANTA CATARINA E BRASIL.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Professor de Educação Infantil

Educação infantil na perspectiva histórica; o papel social da educação infantil; educar e cuidar; a organização do tempo e do espaço na educação infantil; o brincar no espaço educativo; a documentação pedagógica (planejamento, registro, avaliação); princípios que fundamentam a prática na educação infantil: pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da criança; as instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis, Políticas Públicas Educação Infantil e Legislações, Concepções de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano)

Processo de ensinar e aprender. Avaliação do processo ensino aprendizagem. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Acesso e permanência com qualidade na educação. Gestão democrática na escola. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas Transversais. Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento lingüístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização.

Professor de

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos: verbais, não verbais, informativos, publicitários e literários. Concepções de linguagem. Língua, fala e discurso. Variação linguística: emprego da língua formal e informal. Funções da linguagem. Textualidade: coesão e coerência. A intertextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das classes de palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase, pontuação gramatical e estilística. A semântica e a estilística da frase: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem. Gêneros literários. Estrutura da narrativa: tempo, espaço, ação, personagens, foco narrativo e tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre. A linguagem poética.

Professor de

Matemática

A história da Matemática. Razão e Proporção. Média aritmética e ponderada. Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Numéricos: o sistema de numeração, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (identificação, propriedades e operações), números decimais, potência de 10, cálculo com radicais. Campos algébricos: expressões algébricas, polinômios, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Campos Geométricos: sistemas de medidas (comprimento, área, capacidades e massa). Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria. Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência. Tratamento de informação.

Professor de

Língua Inglesa

Compreensão e analise de textos modernos; Artigos; substantivos (gênero, número, caso genitivo, composto "countable" e "uncountable"); Pronomes (pessoais retos e oblíquos, reflexivos, relativos); Adjetivos e pronomes possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos; Adjetivos e advérbio (ênfase nas formas comparativas e superlativas); preposições; Verbos (tempos, formas e modos: regulares, irregulares, "nonfinites", modais; formas: afirmativa, negativa, interrogativa e imperativa; forma causativa de "have", "question tags") "Phrasal verbs" (mais usados); Numerais; Discurso direto e indireto; grupos nominais; Períodos simples e compostos por coordenação e subordinação (uso de marcadores de discurso); Aspectos metodológicos teóricos e práticos ligados à abordagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Professor de

Educação Física

História da Educação Física no Brasil; Metodologia para ensino da Educação Física; Cultura Corporal; Emprego da Terminologia aplicada a Educação Física; Fisiologia do Exercício - Abordagem Neuromuscular. Estrutura e Funções Pulmonares; O Sistema Cardiovascular; Capacidade Funcional do Sistema Cardiovascular; Músculo Esquelético (estrutura e função). Treinamento desportivo e atividades Físicas.

Professor de

Ensino Religioso

O ensino religioso no Brasil: processo histórico e perspectivas. O Ser Humano e o Fenômeno Religioso: fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos das tradições religiosas; as tradições religiosas como elementos indissociáveis das culturas; religiões afro brasileiras; o símbolo e o sagrado; o mito e o rito; os textos sagrados; a descrição das representações dos transcendentes nas tradições religiosas; síntese da história do budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo e judaísmo.

Professor de

Geografia

Aspectos geográficos do Município de Ilhota; Geografia de Santa Catarina; Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia; Leitura de Paisagens; Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza; Meio Rural e Meio Urbano; Produção e Distribuição de Riquezas; População; Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geoeconômica; Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação; Brasil - Regiões Geoeconômicas; Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra; Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido; A antiga e a Nova Ordem Mundial; A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos.

Professor de História

A Pré-História; as sociedades da antiguidade; a sociedade medieval; as transformações econômicas, políticas e sociais da Baixa idade Média, a expansão marítima e o processo de colonização da América; reforma protestante; renascimento cultural; o iluminismo; a revolução industrial; a revolução francesa, conflitos mundiais do século XX; a escravidão e a resistência negra no Brasil; economia e sociedade do Brasil Colônia; o processo de independência do Brasil; as lutas internas do Primeiro Império; as questões internas e as lutas externas no segundo Império; a República Velha; A República Nova; os governos militares e a redemocratização; a História de Santa Catarina; a História de Ilhota; o mundo contemporâneo: a globalização, o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, os problemas do meio-ambiente.

Professor de

Ciências

Ciência e Tecnologia: A matéria e suas propriedades gerais e específicas. Diversidade de materiais. Substâncias e misturas. Transformações de matéria orgânica, de materiais e de substâncias. Recursos Naturais, a energia e os materiais elaborados. Os alimentos transgênicos e a inseminação artificial. História da Ciência. O Universo: O Sistema Solar. O Planeta Terra. Saúde e Qualidade de Vida: Influência da água e do ar na saúde. Substâncias Tóxicas. Alimentação equilibrada. Dietas. Desnutrição. Sexualidade e Reprodução Humana. Mudanças na adolescência. Drogas: lícitas e ilícitas. Agentes químicos das drogas. Os seres vivos no ambiente: Origem da vida, evolução dos seres vivos. Adaptação dos seres vivos

Professor de Artes

Artes Visuais: Elementos Compositivos da Linguagem Visual:

Ponto, Linha, Plano Superfície, Forma, Textura, Perspectiva, Cor, Espaços Cheios Vazios. História da Arte Brasileira; Audiovisuais: fotografia e cinema. Artes Cênicas - Teatro. Música - História da música. História da música popular brasileira. Folclore catarinense e nacional. Diversidade cultural no ensino de artes. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar

ANEXO V - MODELO DE REQUERIMENTO PARA RECURSO

CARGO

Nº de Inscrição

NOME

REQUERIMENTO

À Comissão de Concursos

Como candidato ao Cargo de ______________________, do Processo Seletivo da Secretaria de Educação de Ilhota (SC) 003/2011, solicito revisão da questão especificada abaixo da Prova Objetiva.

___/___ /________
Data

________________________
Assinatura do Candidato

ATENÇÃO

1. Deverá ser preenchido um formulário para cada questão da Prova.que o candidato proceder com recurso.

2. Indicar o componente da prova, o número da questão, a alternativa objeto do recurso, o gabarito preliminar divulgado e a resposta do candidato.

Protocolo

Componentes da prova

Número da questão

 

Gabarito divulgado

 

Resposta do candidato

 

Argumentação do Candidato

(Incluir Referência Bibliográfica)

 
 
 
 
 
 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA UTILIZADA:

-

-

-

ANEXO VI - CRONOGRAMA

 

Data

Local

Publicação do Edital

08/11/2011

Prefeitura Municipal

Inscrição

05, 06 e 07/12/2011

Manhã: 08:00 às 12:00

Tarde/noite: 14:00 às 20:00

Secretaria da Educação

Prova Objetiva

11/12/2011

09:00 às 12:00

E. M. Domingos José Machado

Divulgação do Gabarito

Provisório

13/12/2011

A partir das 16:00

www.ilhota.sc.gov.br

Secretaria da Educação

Período de Recurso da Prova Objetiva

14 e 15/12/2011

Secretaria da Educação

Divulgação do Gabarito Oficial

16/12/2011

Após as 17:00

www.ilhota.sc.gov.br

e Secretaria da Educação

Resultado Final

19/12/2011

Secretaria da Educação

Período de Recurso do Resultado Final

20 e 21/12/2011

Secretaria da Educação

Resultado Final após Recurso

10/01/2012

Secretaria da Educação

www.ilhota.sc.gov.br

Escolha Educação Infantil

26/01/2012

Secretaria da Educação

Atendente

27/01/2012

Secretaria da Educação

Escolha Anos Iniciais

30/01/2012

Secretaria da Educação

Escolha Anos Finais

31/01/2012 Matutino

Secretaria da Educação

Concurso relacionado: Concurso Prefeitura de Ilhota - SC