Edital Jovem Aprendiz CASAL

ESTADO DE ALAGOAS
COMPANHIA DE SANEAMENTO DE ALAGOAS
EDITAL
SELEÇÃO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

A Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, CNPJ nº 12.294.708/0001-81, com base na lei nº 10.097/2000 e no decreto nº 5.598/2005, torna pública a realização de processo seletivo, por meio da MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA, CNPJ nº 08.492.350/0001-24, visando o preenchimento de vagas para a contratação de aprendizes.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O processo seletivo realizar-se-á sob a responsabilidade da MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA, CNPJ nº 08.492.350/0001-24, obedecidas às normas deste Edital.

2. Considera-se aprendiz o jovem contratado diretamente pelo empregador ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos, em conformidade com o disposto no Decreto n° 5.598/2005, para efeito de cumprimento da cota a que se refere o art. 429 da CLT.

3. Os candidatos habilitados em todas as etapas da seleção serão convocados em função das vagas existentes para cumprimento da cota a que se refere o art. 429 da CLT, observando-se o item I. 5 deste Edital e obedecendo à ordem de classificação, a assinar Contrato de Aprendizagem com a Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, regido pelos preceitos da CLT e amparado na Lei n° 10.097/2000, no Decreto n° 5.598/2005, sujeitando-se às normas internas vigentes na Empresa.

4. Além da remuneração, que será o salário mínimo-hora, a Companhia Saneamento de Alagoas - CASAL oferece como benefícios: auxílio-alimentação (no valor de 50% do recebido pelos empregados da CASAL) e auxílio transporte conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

5. O número total de vagas inicialmente oferecidas será distribuído conforme tabela abaixo:

Curso

Número de vagas

Número de vagas

 

1ª Convocação

(08/03/2012)

2ª Convocação

(1º semestre/2013)

Auxiliar Administrativo

50

50

*A 1ª Convocação ocorrerá através de Publicação em Diário Oficial, no dia 08 de março de 2012, juntamente com o Resultado Definitivo do Concurso;

*A 2ª Convocação dar-se-á no primeiro semestre do ano de 2013 (data a ser definida), através de publicação em Diário Oficial, bem como, via documento encaminhado pelos correios;

*As demais convocações serão realizadas de acordo com o número de vagas existentes e através de publicação em Diário Oficial, bem como, via documento encaminhado pelos correios.

6. A jornada de aprendizagem será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 04 (quatro) horas diárias, a serem cumpridas de segunda-feira à sexta-feira.

7. O Contrato de Aprendizagem extinguir-se-á quando do cumprimento da carga horária (conforme item II deste Edital) do curso profissionalizante ou quando este completar 24 (vinte quatro) anos, não podendo ultrapassar 02 (dois) anos consecutivos de contratação.

7.1 O limite etário fixado no item anterior não se aplica aos aprendizes portadores de deficiência.

7.2 São causas de rescisão antecipada do Contrato de Aprendizagem:

a) Desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz;

b) Falta disciplinar grave, caracterizada por quaisquer das hipóteses descritas no art. 482 da CLT;

c) Ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo, caracterizada por meio de declaração da Instituição de Ensino;

d) A pedido do aprendiz.

8. O cumprimento do horário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Alagoas - SENAI/AL, será pela manhã das 07h30min às 11h30min horas e na Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, pela manhã (das 07h30min às 11h30min) ou tarde (das 13h30min às 17h30min), a critério exclusivo desta Empresa.

II. DO CURSO PROFISSIONALIZANTE

1. CURSO

1.1 AUXILIAR ADMINISTRATIVO

1.1.1 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Exercer atividades na área administrativa, prestando apoio e suporte nas atividades administrativas, financeiras, comerciais e de recursos humanos. Apoio logístico nos ambientes de trabalho. Organizar e executar as rotinas administrativas. Controlar a movimentação de documentos.

1.1.2 CARGA HORÁRIA: 1.800 horas, sendo ministradas 900 horas no SENAI e 900 horas na CASAL.

III. DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste Edital.

2. O não pronunciamento do candidato nos prazos estabelecidos, a não observância das regras do presente Edital ou a não aceitação da inscrição resultará na sua eliminação desta seleção.

3. As inscrições para o processo seletivo para o ingresso nos cursos de aprendizagem estarão abertas no período de 13 a 17 de fevereiro de 2012, horário 8h até as 20h do dia 17 de fevereiro de 2012, considerando-se o horário oficial de Alagoas, unicamente pela internet no sitio www.master-al.com.br ou na sede da empresa, no endereço: Rua Des. Barreto Cardoso, 428 - Gruta De Lourdes - Maceió - AL, no horário de 08h as 12 e das 13 às 17h.

O candidato terá um computador exclusivo para ele realizar sua inscrição na sede da Master Consultoria, a empresa não se responsabiliza pela inscrição do candidato.

Fica vetado a inscrição ou contratação de candidato com participação em programas anteriores de aprendizagem ou outra(s) modalidade(s) que gerem vínculos empregatícios.

4.1. Também não poderão ser inscritos ou contratados aqueles candidatos em que se constatar outro vínculo empregatício anterior à inscrição ou contratação.

5. Para se inscrever, o candidato deverá ter nacionalidade brasileira, bem como, comprovar, no ato da inscrição, ter idade entre 15 (quinze) e 20 (vinte) anos e 0 (zero) mês.

6. No ato da inscrição o candidato deverá que está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) ou a 1ª série do ensino médio.

6.1. - Para Comprovar a exigência de escolaridade informada no ato da inscrição, no dia da prova o candidato deverá entregar Declaração Original da Escola onde está matriculado devidamente carimbada e assinada pelo diretor ou secretário escolar.

7. A inscrição será efetuada pelo candidato, ou no seu impedimento, por seu responsável legal, devidamente identificado.

8. O candidato receberá o Comprovante de Inscrição no ato da inscrição.

9. Caso o candidato queira, O cartão de inscrição será distribuído no horário comercial, no dia 23/02/2012 no Master Consultoria de Negócios, sito a: Rua Des. Barreto Cardoso, 428 - Gruta De Lourdes - Maceió - AL.

10 A relação dos candidatos inscritos para concorrer às vagas, serão publicadas na internet no dia 23/02/2012.

11. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá requerer por escrito, especificando o tipo de necessidade e anexar justificativa médica, que comprove o tipo de condição especial e ateste que o candidato apresenta condições físicas para realizar a Prova de seleção. Tal requerimento deverá ser feito no período da inscrição. O candidato que não o fizer no prazo estabelecido neste Edital seja qual for o motivo alegado, poderá não ter a condição atendida. A não inclusão desse requerimento na documentação de inscrição desobriga a empresa Master Consultoria de Negócios, bem como a CASAL, do atendimento especial.

12. As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da Prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado do atendimento ou não de sua solicitação em tempo hábil, antes do período da Prova.

13. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

14. O candidato somente será considerado inscrito nesta seleção após ter cumprido todas as instruções descritas neste Edital e todos os seus Anexos.

15. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

16. A Companhia de Saneamento de Alagoas e a MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA, eximem-se das despesas com viagens e estada dos candidatos para prestar a Prova do processo seletivo.

IV. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

1. Aos candidatos com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei nº 7.853/89, são assegurados o direito de inscrição para o curso de aprendizagem, desde que suas atribuições sejam compatíveis com a deficiência apresentada.

2. Em obediência ao disposto no art. 39 do Decreto nº 3.298/99, para as vagas existentes, que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do processo seletivo, a cada 10 (dez) vagas será contratado 1 (um) candidato da lista específica de pessoas com deficiência, por ordem de classificação.

3. Não constitui impedimento à inscrição ou ao exercício das atribuições pertinentes ao curso a utilização de material tecnológico de uso habitual.

4. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto nº 3.298/99.

5. As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo da Prova, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação da Prova, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, no prazo estabelecido neste Edital, a MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA.

6. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser deficiente, especificando o tipo de deficiência na Ficha de Inscrição e, no período das inscrições, deverá apresentar a MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA, os documentos a seguir:

a) Laudo Médico original e expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua Prova, informando, também, o seu nome, documento de identidade (RG), número do CPF e opção do Curso de Aprendizagem.

b) o candidato com visão subnormal, além do envio da documentação indicada na letra "a" deste item, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, a confecção de Prova especial ampliada tamanho de letra correspondente a corpo 24.

6.1 Os candidatos que, dentro do prazo do período das inscrições, não atenderem os dispositivos mencionados no:

- Item IV. 6.a - Serão considerados como pessoas não deficientes.

- Item IV. 6.b - Não terão a Prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

7. O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar Recurso em favor de sua situação.

8. A publicação do resultado final do Processo Seletivo de Aprendizagem será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

9. O candidato que tiver efetuado inscrição na condição de pessoa com deficiência deverá, tendo sido aprovado no Concurso, quando convocado, submeter-se à perícia médica realizada por Médico do Trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, bem como, o grau de deficiência capacitante para o exercício do curso de aprendizagem.

9.1. A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato com deficiência obedecerá ao disposto nos Artigos 43 e 44 do Decreto nº 3.298/99.

9.2. Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência assinalada, na ficha de inscrição, não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

10. As vagas definidas que não forem providas por falta de candidatos com deficiência, por reprovação no processo seletivo ou na perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória.

V - DA PROVA

1. A Seleção será realizada através de Prova, composta de questões do tipo objetiva, de múltipla escolha, contendo cada questão, quatro alternativas, com apenas uma única resposta correta para cada questão. Terá caráter eliminatório e classificatório.

2. A Prova constará de 20 (vinte) questões, subdivididas igualmente por cada disciplina:

Português - 10 (dez) questões.

Matemática - 10 (dez) questões.

3. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

VI - DA REALIZAÇÃO DA PROVA

1. A Prova será realizada em Maceió, no dia 26 de fevereiro de 2012, das 09h às 11h, considerando-se o horário do Estado de Alagoas, no seguinte local:

FACIMA - Faculdade da Cidade de Maceió

Av. Durval de Góes Monteiro, 4354 - Tabuleiro dos Martins Maceió - AL.

1.1 - Caso o número de inscritos ultrapassem as expectativas. A prova será aplicada em mais de uma instituição, com o nome a ser divulgado no dia 23/02/2012.

1.2 - Todas as provas Objetivas serão no mesmo dia e hora.

2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova munido de caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul, do Cartão de Inscrição, de documento oficial de identidade (RG ou Carteira de Trabalho). Será exigida a apresentação do documento original, não sendo aceitas fotocópias, ainda que autenticadas. Apresentar também declaração da escola assinada pelo diretor da escola.

3. Os portões serão abertos às 08h00minh e fechados, impreterivelmente, às 8h50.

4. O candidato que não apresentar documento oficial de identidade, conforme o Item V. 2 do presente Edital, não realizará a Prova, sendo automaticamente eliminado do certame.

5. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento oficial de identidade, por motivo de perda, roubo ou furto deste, deverá ser apresentado documento que comprove o registro do fato em órgão policial.

6. Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para a Prova. O não comparecimento, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do candidato.

7. Não será permitido ao candidato entrar no local de realização da Prova após o horário previsto para o fechamento dos portões.

8. O candidato somente receberá a Prova após ter assinado a lista de presença.

9. O candidato deverá conferir as informações contidas no material recebido e, caso identifique algum erro, este deverá ser informado ao fiscal.

10. Na Prova, o candidato deverá assinalar as respostas na Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção da Prova. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

10.1 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

11. O candidato deverá preencher o campo relativo à alternativa correta, na Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

12. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

13. Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se do local de realização da Prova, sem autorização e acompanhamento dos fiscais.

14. Ao terminar a Prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, a Folha de Resposta Definitiva, só então poderá deixar o recinto.

1.5. Não será permitido ao candidato levar consigo o caderno de provas, antes dos 15 minutos previstos para o termino da prova.

1.6. Será eliminado desta seleção o candidato que:

a) Chegar ao local de Prova após o fechamento dos portões;

b) Durante a realização da Prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa não autorizada;

c) Utilizar-se de livros, códigos, impressos, máquinas calculadoras e similares, pagers, relógio, telefones celulares ou quaisquer tipos de aparelho eletroeletrônico, ou ainda, qualquer tipo de consulta durante o período de realização de sua Prova ou nas dependências do seu local de Prova;

d) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

e) Desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como, proceder de forma a perturbar a ordem e a tranqüilidade necessária à realização da Prova;

f) Descumprir qualquer das instruções contidas na capa da Prova;

g) Não realizar a Prova ou ausentar-se do local de realização sem justificativa ou sem autorização, após ter assinado a lista de presença;

h) Deixar de devolver a Prova e a Folha de Respostas e/ou assinar a lista de presença;

i) Não atender às determinações do presente Edital e de seus Anexos.

16. A Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL e a MASTER CONSULTORIA DE NEGOCIOS LTDA, não se responsabilizam por perda ou extravio de documentos e/ou objetos ocorridos no local de realização da Prova, nem por danos neles causados.

17. No dia da realização da Prova, na hipótese do nome do candidato não constar nas listagens oficiais dos inscritos no Concurso, a MASTER CONSULTORIA DE NEGOCIOS LTDA procederá à inclusão do candidato, mediante a apresentação do Comprovante de Inscrição, com o preenchimento de formulário específico.

18. A inclusão de que trata o item VI. 18, deste capítulo será realizada de forma condicional, e será analisada pela MASTER CONSULTORIA DE NEGOCIOS LTDA, na fase do Julgamento da Prova, com o intuito de se verificar a pertinência da referida inscrição.

19. Constatada a improcedência da inscrição de que trata o item VI. 19, a mesma será automaticamente cancelada sem direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulo todo o ato dela decorrente.

20. Quando, após a Prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, sua Prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do Concurso.

21. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da Prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança.

22. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo de Prova da candidata.

23. Em hipótese nenhuma será realizada qualquer Prova fora dos locais e horários determinados.

24. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da Prova em virtude de afastamento do candidato do local de Prova.

25. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares dos Cadernos de Questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo, velando, desde o início do procedimento, pelo sigilo absoluto do certame.

26. O Gabarito Preliminar será divulgado no site da CASAL (www.casal.al.gov.br) e no site da MASTER CONSULTORIA DE NEGOCIOS LTDA (www.master-al.com.br) até o dia (27/02/2012).

27. O Gabarito Definitivo será divulgado juntamente com o resultado das notas da Prova do Concurso nos endereços eletrônicos acima referidos na data prevista no Anexo III deste Edital.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. A Pontuação total da Prova será de 100 (cem) pontos, subdivididos igualmente por cada disciplina:

Português - 50 (cinqüenta) pontos.

Matemática - 50 (cinqüenta) pontos.

2. Estará apto a ser classificado o candidato que conseguir obter pontuação igual ou superior a 25 (vinte cinco) pontos em cada uma das citadas disciplinas.

3. Aquele candidato, oriundo da Escola Pública, desde que atinja a pontuação mínima prevista no item VII. 2 terá acrescido 2,0 (dois) pontos ao total de pontos obtidos na Prova.

4. A pontuação final (nota) do candidato será calculada considerando-se o somatório algébrico da pontuação obtida nas Provas, respeitando-se a pontuação mínima exigida no item VII. 2 Edital, acrescidas da pontuação adicional de que trata o item VII. 3 Edital nos casos ali especificados.

5. Só serão considerados classificados no presente Concurso os 700 (setecentos) primeiros colocados por ordem decrescente de pontuação final (nota), conforme item VII. 4, respeitando-se a lista específica de pessoas com deficiência.

5.1 Todos aqueles que não preencherem o requisito do item VII. 5 não obterão qualquer classificação no Concurso e serão considerados eliminados, independentemente da pontuação final (nota) que alcançaram.

5.2 Os candidatos considerados aprovados serão ordenados e classificados em função da ordem decrescente da pontuação final (nota), respeitando o que trata o item VII. 5 do presente Edital.

6. Serão divulgadas 2 (duas) listas de classificação, de acordo com o que consta no item IV.

7. Em caso de igualdade na pontuação final (nota), para fins de classificação, será obedecido o seguinte critério de desempate, na ordem abaixo:

1º Ser aluno de escola pública;

2º Maior nota na Prova de Português;

3º Maior nota na Prova de Matemática;

4º Idade maior.

VIII - DOS RECURSOS

1. Admitir-se-á Recurso, devidamente fundamentado, quanto à formulação das questões da Prova, do gabarito e do resultado da pontuação final (nota) da Prova do Concurso, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão ou resultado.

2. O prazo para interposição de Recurso quanto à formulação das questões da Prova e do gabarito será de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do Gabarito Preliminar, conforme Anexo III deste Edital.

2.1. O prazo para interposição de Recurso quanto ao resultado das notas da Prova será de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do referido evento, de acordo com o Cronograma estipulado no Anexo III deste Edital.

3. Admitir-se-á um único Recurso por candidato, para cada evento referido no item VIII. 1, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado Recurso de igual teor.

4. Os Recursos deverão ser postados exclusivamente pelo sitio da www.master-al.com.br

5. O Recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito. Da mesma forma, não serão aceitos os Recursos interpostos destinados a evento diverso dos mencionados no item VIII. 1.

6. Os candidatos deverão postar um Recurso para cada Questão.

6.1 O candidato que não dispor de Internet, a empresa receberá os Recurso Impressos ou em Letra de Forma, em duas vias, conforme ANEXO 5

7. Não serão aceitos Recursos interpostos por fac-símile (fax), telex, internet, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

8. A Banca Examinadora constitui última instância para Recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais.

9. Os Recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas no item não serão avaliados.

10. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) Atribuído(s) a todos os candidatos presentes à Prova, independentemente de formulação de Recurso.

11. O gabarito divulgado poderá ser alterado em função dos Recursos impetrados, e a Prova serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

12. Na ocorrência do disposto nos itens VIII. 10 VIII. 11 poderá, eventualmente, haver alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, ou ainda, poderá ocorrer à desclassificação do candidato que não atenda mais os requisitos de classificação estipulados neste Edital.

13. As decisões dos Recursos serão dadas a conhecer, coletivamente, e apenas quanto aos pedidos que forem deferidos.

IX - REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

1. O candidato deverá atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos para ser contratado:

a) ter sido aprovado e classificado na Prova, na forma estabelecida neste Edital, em seus Anexos e em suas retificações;

b) ter nacionalidade brasileira;

c) ter idade entre 15 (quinze) e 20 (vinte) anos e 0 (zero) meses no momento da inscrição no Concurso Jovem Aprendiz;

d) ser considerado APTO em todos os exames médicos pré-admissionais a serem realizados pela Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, devendo o candidato se submeter aos exames clínicos e laboratoriais relacionados no Anexo II deste Edital, os quais serão custeados pela Empresa.

2. Exames médicos diferentes daqueles especificados no Anexo II deste Edital, poderão ser solicitados por ocasião dos exames médicos pré-admissionais.

X - DA CONTRATAÇÃO

1. Os candidatos classificados, de acordo com as regras previstas neste Edital e seus respectivos Anexos, obedecendo à estrita ordem de classificação, serão convocados de acordo com as vagas que surgirem durante a validade do Concurso.

1.1. Após ser convocado, não havendo o comparecimento no prazo previsto na Convocação, o candidato será excluído definitivamente do Concurso, não havendo possibilidade de uma nova chamada.

1.2. No caso da segunda Convocação, será remetido ao candidato documento pelos correios para o endereço informado pelo mesmo na Ficha de Inscrição.

1.3. Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na Ficha de Inscrição, o candidato deverá dirigir-se:

1.3.1 À sala de coordenação do local em que estiver prestando Prova e solicitar a correção;

1.3.2 À Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, situada à Rua Barão de Atalaia, 200, Centro, Maceió/AL, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 horas, para atualizar os dados.

1.4. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço e telefone atualizados para viabilizar os contatos necessários, sob pena de, quando for convocado, perder o prazo para a admissão, caso não seja localizado.

1.4.1 O candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado até que se expire o prazo de validade do Concurso.

1.4.2 A Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL e a MASTER CONSULTÓRIA DE NEGÓCIOS LTDA, não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

a) Endereço não atualizado;

b) Endereço de difícil acesso;

c) Correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de fornecimento e/ou errado do candidato;

d) Correspondência recebida por terceiros.

2. A aprovação e classificação final nesta seleção não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático na vaga de aprendiz, mas apenas a expectativa de ser nele admitido segundo a rigorosa ordem classificatória, respeitando o prazo de validade do Concurso.

3. A contratação fica condicionada à aprovação em exames médicos pré-admissionais, conforme subitens IX. 1.d e IX. 2 deste Edital e ao atendimento às condições constitucionais e legais.

4. Os convocados assinarão Contrato de Aprendizagem individual com a Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, de acordo com a classificação obtida e a necessidade da Empresa, o qual será regido pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

5. A Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL reserva-se o direito de proceder às contratações, em número que atenda às necessidades da Empresa, de acordo com as vagas que foram criadas no prazo de validade deste processo seletivo.

6. No momento da contratação, o candidato classificado deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social original;

b) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (original e cópia);

c) Título de Eleitor com votação atualizada (original e cópia), quando for o caso;

d) Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, se do sexo masculino (original e cópia), quando for o caso;

e) Carteira de Identidade (original e cópia);

f) 04 (quatro) fotos 3 X 4;

g) Cartão de Identificação de Contribuinte - CIC/CPF (original e cópia);

h) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos (original e cópia), quando for o caso;

i) Atestado de vacinação obrigatória para os filhos menores de 14 anos (original e cópia), quando for o caso; e

j) Comprovação da Escolaridade exigida, Declaração da escola assinada pelo diretor.

7. A não apresentação dos documentos comprobatórios fixados no item X. 6, dentro do prazo estipulado na Convocação, implicará na não contratação do candidato para as vagas oferecidas para o presente Concurso.

8. Estará automaticamente eliminado o candidato que não comparecer, dentro de 10 (dez) dias úteis contados da data acordada, para assinatura do Contrato de Aprendizagem. XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O cronograma com todas as datas relativas ao processo seletivo se encontram no Anexo III do presente Edital.

2. Todos os atos relativos ao presente Concurso, convocações, avisos e resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado de Alagoas pela Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL.

3. Serão publicados no Diário Oficial do Estado de Alagoas apenas os resultados dos candidatos que lograrem classificação no Concurso.

4. Todas as informações relativas à contratação, após a publicação do resultado final, deverão ser obtidas na Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL.

5. O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ao término do Contrato de Aprendizagem, fornecerá certificado de conclusão, descriminando o curso oferecido, com a respectiva carga horária e desempenho obtido pelo aprendiz.

6. O prazo de validade do presente Concurso é de 02 (dois) anos, a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração da CASAL.

7. Não haverá justificativa para o não-cumprimento dos prazos determinados, nem serão aceitos documentos após as datas estabelecidas.

8. Os casos em que houver omissão ou forem duvidosos serão resolvidos pela MASTER CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA e pela Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, no que a cada um couber.

9. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, Prova ou tornar sem efeito a admissão do candidato, desde que verificadas falsidades ou inexatidões de declarações ou irregularidades na inscrição, na Prova ou nos documentos.

10. A Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL e a MASTER CONSULTÓRIA DE NEGÓCIOS LTDA, não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este processo seletivo.

11. Os itens do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito.

Engº ÁLVARO JOSÉ MENEZES DA COSTA
Diretor Presidente

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA

O Programa de Português e Matemática será a nível de 8º ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental, abrangendo os seguintes conteúdos:

PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

1. Compreensão e Interpretação de Texto;

2. Ortografia: Acentuação gráfica, Emprego da crase, Encontro vocálico (ditongo, tritongo e hiato), Encontro consonantal e dígrafo, Pontuação;

3. Emprego de: por que, porque e porquê;

4. Divisão Silábica;

5. Substantivo: Gênero, Número e Grau;

6. Adjetivo: Gênero, Número e Grau;

7. Pronomes;

8. Conjugação verbal: modos indicativo, subjuntivo e imperativo;

9. Advérbios, Locução Adverbial, Sujeito, Predicado.

PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

1. Operações Fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão, com números inteiros, fracionários e decimais;

2. Equação do 1º Grau;

3. Porcentagem;

4. Juros Simples.

ANEXO II

EXAMES MÉDICOS PRÉ-ADMISSIONAIS

Relação de exames laboratoriais:

1. Sangue: hemograma completo, glicose;

2. Urina: EAS;

3. Fezes: Parasitológico.

ANEXO VI

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA

Inscrições

13 a 17/02/2012

Entrega dos Cartões de Inscrição

23/02/2012

Prova

26/02/2012

Publicação do Gabarito Preliminar

27/02/2012

Prazo para interposição de Recurso quanto à formulação das questões da Prova e quanto ao Gabarito Preliminar

28 e 29/01/2011

Publicação do Gabarito Definitivo e do resultado das notas da Prova

02/03/2012

Prazo para interposição de Recurso do resultado das notas da Prova

05 e 06/03/2012

Homologação do Resultado Definitivo e 1ª Convocação

08/03/2012

Exames Médicos (1ª Convocação

09, 12 e 13/03/2012

Entrega dos Documentos

22 e 23/03/2012

Matrículas no SENAI

26, 27 e 28/03/2012

Assinatura dos Contratos

29 e 30/03/2012

Inicio das Aulas (1ª Convocação)

02/04/2012

Concurso relacionado: Concurso CASAL 2014 - Editais e Inscrição