Edital Concurso Prefeitura de Betim – MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM/MG
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG.
EDITAL N.º 01/2012

A Prefeitura Municipal de Betim torna público que estarão abertas, no período a seguir indicado, inscrições ao Concurso Público de Provas para provimento de cargos de seu Quadro Setorial da Administração, discriminados no Anexo I, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais aditamentos, assim como pelas instruções, comunicações e convocações dele decorrentes, obedecidas as legislações pertinentes e sua execução realizar-se-á sob a responsabilidade da FUNEC - Fundação de Ensino de Contagem, nos termos do artigo 24, inciso XIII, da Lei n° 8.666/93.

1.2 O presente Edital possui os seguintes anexos:

a) ANEXO I - Do quadro de Cargos, Vagas, Requisito Mínimo de Escolaridade, Jornada de Trabalho, Vencimento e Valor da Inscrição.

b) ANEXO II - Do quadro das provas objetivas.

c) ANEXO III - Descrição do cargo.

d) ANEXO IV - Do conteúdo programático e sugestões bibliográficas.

e) ANEXO V - Cronograma básico.

f) ANEXO VI - Modelo de requerimento de isenção da taxa de inscrição.

1.3 Regime Jurídico: os candidatos aprovados no concurso, após sua posse, terão suas relações de trabalho regidas pelo Estatuto do Servidor Público do Município de Betim e legislação municipal aplicável.

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 O número de vagas a serem preenchidas neste Concurso é o estabelecido no Anexo I, deste Edital.

2.1.1 Novas vagas poderão surgir dentro do prazo de validade do concurso.

2.2 Às pessoas com deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público, em cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência, para as quais serão reservadas 10% (dez por cento) das vagas de cada cargo oferecidas neste concurso, de acordo com a Lei Municipal nº 3.419, de 15 de janeiro de 2001, alterada pela Lei Municipal n.º 5.128, de 25 de abril de 2011.

2.3 Caso a aplicação do percentual de 10% (dez por cento) referente à reserva de vagas às pessoas com deficiência resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente conforme disposto no art. 37, § 2º, do Decreto Federal nº 3.298 de, 20 de dezembro de 1999.

2.4 Caso não haja candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, essas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, com estrita observância da ordem de classificação. Para o caso de surgimento de novas vagas, haverá igual observância da ordem de classificação para a convocação de novos candidatos.

3. DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 Disposições gerais sobre as inscrições para pessoas com deficiência

3.1.1 Conforme Portaria 2.344, de 3/11/2010, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a nomenclatura Portadores de deficiência foi substituída por Pessoas com Deficiência.

3.1.2 Às pessoas com deficiência, surgindo novas vagas no decorrer do prazo de validade deste Concurso, 10% (dez por cento) delas serão, igualmente, destinadas a pessoas com deficiência já aprovados neste Concurso. Com o surgimento de novas vagas, será observada a ordem de classificação para a convocação de novos candidatos.

3.1.3 Os candidatos com deficiência, resguardadas as condições previstas no Decreto Federal nº 3.298/1999, particularmente em seu art. 40, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para aprovação.

3.1.4 O candidato com deficiência, ao se inscrever no concurso público, deverá observar a compatibilidade das atribuições do cargo ao qual pretende concorrer com a deficiência da qual é portador.

3.1.5 Poderá concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência o candidato com deficiência, que se enquadrar nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, a seguir transcrito:

"Art. 4o É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:

I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

IV - deficiência mental - funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:

a) comunicação;

b) cuidado pessoal;

c) habilidades sociais;

d) utilização dos recursos da comunidade;

e) saúde e segurança;

f) habilidades acadêmicas;

g) lazer; e

h) trabalho;

V - deficiência múltipla - associação de duas ou mais deficiências."

3.1.6 O candidato com deficiência, durante o preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição ou da Ficha Eletrônica de Isenção, além de observar os procedimentos descritos no subitens 3.2 a 3.2.8 deste Edital, deverá proceder da seguinte forma:

a) informar se é pessoa com deficiência;

b) selecionar o tipo de deficiência;

c) especificar a deficiência;

d) informar se necessita de condições especiais para a realização das provas;

e) manifestar interesse em concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência.

3.1.7 O candidato com deficiência que não preencher os campos específicos do Requerimento Eletrônico de Inscrição ou da Ficha Eletrônica de Isenção e não cumprir o determinado neste Edital terá a sua inscrição processada como candidato de ampla concorrência e não poderá alegar posteriormente essa condição para reivindicar a prerrogativa legal.

3.1.8 O candidato com deficiência que desejar concorrer às vagas reservadas para ampla concorrência poderá fazê-lo por opção e responsabilidade pessoal, assinalando a referida opção no Requerimento Eletrônico de Inscrição e na Ficha Eletrônica de Isenção, não podendo, a partir de então, concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência, conforme disposição legal.

3.1.9 O candidato com deficiência por ocasião da nomeação será submetido a exame médico pré- admissional realizado pelo SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho ou por quem ele indicar, que avaliará a compatibilidade da sua deficiência com as atribuições do cargo efetivo para o qual prestou concurso.

3.1.9.1 Nos termos do subitem 3.1.9, o nomeado deverá apresentar o laudo médico, original acompanhado de cópia simples, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes da data do exame pré-admissional, assinado por médico especialista, que atestará a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código (o correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID) com a provável causa da deficiência.

3.1.9.2 O candidato será submetido, quando convocado, à Perícia Médica realizada por junta médica da Prefeitura Municipal de Betim, sem ônus para o mesmo, que terá decisão sobre a aptidão do candidato ao cargo a que concorre considerando o grau de deficiência.

3.1.9.2.1 A Perícia Médica mencionada não exime o candidato com deficiência dos exames de saúde pré- admissionais e regulares.

3.1.9.3 O Laudo Médico citado no subitem 3.1.9.1 será considerado para análise do enquadramento previsto no artigo 4º do Decreto Federal n° 3.298/1999 e suas alterações, conforme transcrito no subitem 3.1.6 deste Edital.

3.1.9.4 O Laudo Médico mencionado nos subitens 3.1.9.1 e 3.1.9.3 terá validade somente para este concurso e não será devolvido, ficando a sua guarda sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Betim, que o guardará pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos.

3.1.9.5 Na falta do laudo médico mencionados nos subitens 3.1.9.1 e 3.1.9.3 ou quando não contiver as informações indicadas no item 3 e seus subitens, o candidato perderá o direito de permanecer na lista de qualificado como pessoa com deficiência e passará para a relação de ampla concorrência, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.

3.1.9.6 Os candidatos considerados com deficiência, se classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em separado.

3.1.9.7 Caso o candidato não seja considerado pessoa com deficiência, pelos procedimentos previstos no subitem 3.1.8.3 deste Edital, será mantido apenas na lista de classificação de ampla concorrência, com a conseqüente anulação de seu ato de nomeação.

3.1.9.8 O candidato que, após avaliação médica, for considerado pessoa com deficiência incompatível com as atribuições do cargo pretendido, esgotados os recursos previstos neste Edital, e mantendo-se a avaliação pela incompatibilidade, será eliminado do concurso, com a consequente anulação do ato de nomeação correspondente.

3.1.9.9 O critério para a convocação dos candidatos com deficiência, aprovados no presente Concurso, observará o percentual previsto no Edital para essa categoria quando seu resultado contemplar aprovados nesta condição e enquanto durar a validade do Concurso.

3.1.9.10 A deficiência alegada pelo candidato por ocasião da realização do concurso público não poderá ser argüida para fins de aposentadoria.

3.2 Procedimentos para solicitação de condições especiais para realização da prova:

3.2.1 O candidato com deficiência poderá requerer, no ato da inscrição ou no momento do pedido de isenção da taxa de inscrição, atendimento especial para o dia de realização da prova, indicando as condições de que necessita para a realização dessa, conforme previsto artigo 40, parágrafos 1º e 2º, do Decreto Federal n° 3.298/1999 e suas alterações.

3.2.2 A realização de prova nas condições especiais solicitadas pelo candidato com deficiência, assim considerada aquela que possibilita a prestação do exame respectivo, será condicionada à solicitação do candidato e à legislação específica, devendo ser observada a possibilidade técnica examinada pela FUNEC.

3.2.3 O candidato com deficiência deverá assinalar, no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção, nos respectivos prazos, a condição especial de que necessitar para a realização da prova, quando houver.

3.2.4 Os candidatos com deficiência que eventualmente não procederem conforme disposto no subitem 3.2.3 deste Edital, não indicando no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção, a condição especial de que necessitam, poderão fazê-lo, por meio de requerimento de próprio punho, datado e assinado, devendo este ser enviado à FUNEC, até o término das inscrições, nas formas previstas no subitem 3.2.4.1, deste Edital.

3.2.4.1 O requerimento de próprio punho, citado no subitem 3.2.4, deverá ser entregue, diretamente pelo candidato ou por terceiro, dentro do período das inscrições, das seguintes formas:

a) na FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, situada à Rua Portugal, nº. 8 - bairro Glória, Contagem/MG, de 2ª. a 6ª. Feira (Exceto Feriado ou Recesso),das 9h às 17h;

b) via SEDEX OU AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, endereçado à FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos - Rua Portugal, n. 8 - bairro Glória-CEP 32340.010 - Contagem/MG . Nesse caso, para a validade do pedido, a data da postagem deverá obedecer ao prazo estabelecido no subitem 5.2.2, deste Edital.

3.2.4.2 O requerimento deverá ser entregue em envelope fechado, tamanho ofício, contendo na parte externa e frontal do envelope os seguintes dados:

a) Concurso Público Prefeitura Municipal de Betim - Edital n° 01/2012;

b) referência: REQUERIMENTO;

c) nome completo e número de identidade do candidato;

d) cargo para o qual o candidato concorrerá.

3.2.5 O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá encaminhar requerimento por escrito, datado e assinado, acompanhado de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência justificando a necessidade de tempo adicional, nos termos do § 2º do art. 40, do Decreto Federal n° 3.298/1999, até o término do período das inscrições.

3.2.6 Os requerimentos citados no item 3 e seus subitens deverão ser encaminhados nas formas previstas nos subitens 3.2.4.1 e 3.2.4.2, deste Edital.

3.2.7 Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial em Braile serão oferecidas provas nesse sistema.

3.2.8 Aos deficientes visuais (amblíopes), que solicitarem prova especial ampliada, serão oferecidas provas com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.2.9 O candidato que não estiver concorrendo às vagas reservadas às pessoas com deficiência e que por alguma razão necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá apresentar à FUNEC, em até 5 (cinco) dias úteis anteriores à data das Provas, requerimento por escrito, datado e assinado, indicando as condições de que necessita para a realização das provas e as razões de sua solicitação.

3.2.9.1 A concessão do atendimento especial fica condicionada à viabilidade e possibilidade técnica examinada pela FUNEC.

3.2.10 A relação de candidatos que tiverem as condições deferidas/indeferidas será publicada no órgão Oficial de Betim e divulgada nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos e www.betim.mg.gov.br, e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim, no dia 08/11/2012.

4. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

4.1 A investidura no cargo está condicionada ao atendimento dos requisitos a seguir relacionados, os quais serão averiguados no ato da posse:

4.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português, a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas no § 1º do art. 12 da Constituição da República e amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica, conforme item 10.12 alínea "r".

4.1.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.1.3 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

4.1.4 Ter, na data da posse, a escolaridade, o registro no respectivo Conselho de Classe quando o exercício do cargo o exigir e os requisitos exigidos para o provimento do cargo.

4.1.5 Ter, na data da posse, a idade mínima de 18 anos completos.

4.1.6 Gozar de boa saúde física, sensorial e mental e ter capacitação física para o exercício do cargo.

4.1.7 Ser detentor de aptidão física e mental para o exercício das funções inerentes ao cargo.

4.1.8 Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital.

4.1.9 Não ser aposentado por invalidez ou estar em idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 (setenta) anos, em obediência ao Art. 40, inciso II da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988.

4.1.10 Não exercer cargo, emprego ou função pública, ressalvados os casos de acumulação permitida na Constituição.

4.1.11 No ato da inscrição não serão solicitados os comprovantes das exigências contidas neste Edital.

4.1.12 Além dos requisitos constantes no subitem 4.1 deverá ser atendido o disposto no subitem 10.12.

4.1.13.DOS EXAMES MÉDICOS ADMISSIONAIS

4.1.13.1 Para fins de comprovação do disposto nos subitens 4.1.6 e 4.1.7 o candidato deverá ser submetido à avaliação por médico do SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho ou por quem ele indicar, e deverá realizar os seguintes exames:

a) para os candidatos com até 40 (quarenta) anos de idade: hemograma completo e avaliação clinica e ocupacional com médico do trabalho do SESMT, que definirá pela aptidão ou inaptidão do candidato conforme definido em Edital.

b) para os candidatos com mais de 40 (quarenta) anos de idade: hemograma completo, glicemia de jejum, avaliação clinica e ocupacional com médico do trabalho do SESMT, que definirá pela aptidão ou inaptidão do candidato conforme definido em Edital.

4.1.13.2 O laudo médico emitido pelo SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - terá efeito conclusivo sobre as condições físicas, sensoriais e mentais necessárias ao exercício das atribuições do cargo público efetivo, observada a legislação específica.

4.1.13.3 O médico examinador do SESMT ou quem ele indicar poderá solicitar exames, testes e avaliações médicas complementares que julgar necessário para conclusão do seu parecer.

4.1.13.4 O candidato considerado INAPTO no exame médico admissional, observados os critérios do contraditório e da ampla defesa, estará impedido de tomar posse e terá tornado sem efeito seu ato de nomeação.

4.1.13.5 O candidato inscrito como pessoa com deficiência, se aprovado na forma do disposto neste edital, será submetido à inspeção por Junta Médica a ser designada pela Prefeitura Municipal de Betim.

4.1.13.6 A inspeção médica de que trata o subitem anterior verificará se existe ou não caracterização da deficiência declarada pelo candidato, e em seguida emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional. A Junta Médica também deverá averiguar se existe compatibilidade da deficiência declarada pelo candidato com as atribuições do cargo para o qual foi nomeado, nos termos do art. 43, do Decreto Federal n.º 3.298/1999 e suas alterações.

4.1.13.7 Qualquer candidato, sendo pessoa com deficiência ou não, que não comparecer no dia, horário e local marcado para realização da inspeção médica, será eliminado deste Concurso Público.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 Disposições gerais sobre as inscrições

5.1.1 As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste Edital.

5.1.2 Antes de efetuar a inscrição e/ou o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e em seus anexos e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

5.1.3 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.1.4 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea.

5.1.5 Não será admitida, sob qualquer pretexto, inscrição feita por fax, via postal, correio eletrônico ou outro meio que não os estabelecidos neste Edital.

5.1.6 A Ficha Eletrônica de Isenção, o Requerimento Eletrônico de Inscrição e o valor pago referente à taxa de inscrição são pessoais e intransferíveis.

5.1.7 O pagamento da taxa de inscrição, por si só, não confere ao candidato o direito de submeter-se às etapas deste Concurso Público.

5.1.8 O candidato concorrerá para um único cargo, conforme discriminado no Anexo I deste Edital, devendo indicá-lo no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção.

5.1.9 Confirmados os dados no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção não serão aceitos, em nenhuma hipótese, pedidos de alteração referente ao cargo.

5.1.10 Confirmados os dados no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção, não serão aceitos, em nenhuma hipótese, transferência de inscrições ou da isenção da taxa de inscrição entre pessoas, alteração de locais de realização das provas e alteração da inscrição do concorrente na condição de candidato da ampla concorrência para a condição de Pessoa com deficiência.

5.1.11 A não comprovação do pagamento da taxa de inscrição determinará o cancelamento automático do Requerimento Eletrônico de Inscrição.

5.1.12 As informações constantes no Requerimento Eletrônico de Inscrição ou na Ficha Eletrônica de Isenção são de inteira responsabilidade do candidato, eximindo-se a Prefeitura Municipal de Betim e a FUNEC de quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações incorretas, endereço inexato ou incompleto ou código incorreto referente ao cargo/função pretendido fornecidos pelo candidato.

5.1.13 A Prefeitura Municipal de Betim e a FUNEC não se responsabilizam, quando os motivos de ordem técnica não lhes forem imputáveis, por inscrições não recebidas por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, problemas de ordem técnica nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como por outros fatores alheios que impossibilitem a transferência dos dados e a impressão do boleto bancário.

5.1.13.1 Caso o candidato, por motivos de ordem técnica, não consiga efetuar sua inscrição, ou imprimir o boleto bancário, ou imprimir o comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), deverá entrar em contato com a Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC, através do telefone: 3356-6371, pessoalmente ou por terceiro, munido de procuração com poderes específicos, no endereço: Rua Portugal, 8 - Bairro Glória, Contagem/MG, no horário de 9h às 17h horas, de 2ª a 6ª feira, exceto feriado e recesso.

5.1.14 Não se exigirá do candidato cópia de nenhum documento, no ato do preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição ou da Ficha Eletrônica de Isenção, sendo de sua exclusiva responsabilidade a veracidade dos dados informados.

5.2 Procedimentos para inscrição e formas de pagamento

5.2.1 Os valores das taxas de inscrição são os constantes na tabela abaixo:

Cargos - Nível de escolaridade

Taxa

Nível Médio

R$40,00 (quarenta reais)

Nível Superior

R$60,00 (sessenta reais)

5.2.2 Período e Procedimentos para Inscrição: via internet das 9 (nove) horas do dia 01 de outubro às 19 (dezenove horas) do dia 31 de outubro de 2012.

5.2.2.1 Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Betim e pela FUNEC, para que possam realizar suas inscrições, munido de CPF e Carteira de Identidade, nos endereços a seguir relacionados:

Local

Endereço

Funcionamento

Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, nº 640, Bairro Brasiléia, Betim, MG

De 2ª a 6ª feira, (exceto feriado ou recesso) de 10h às 16:30h

Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC

Rua Portugal, nº 8 - Bairro Glória - Contagem- MG

De 2ª. a 6ª. Feira ( Exceto Feriado ou Recesso) 9h às 12h e 13h às 16 h.

5.2.2.2. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo a Receita Federal ou em outros locais credenciados em tempo hábil, de forma a obtê-lo antes do término das inscrições.

5.2.2.3 Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br das 9 (nove) horas do dia 01 de outubro às

19 (dezenove horas) do dia 31 de outubro de 2012, por meio do link correspondente às inscrições do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim, efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

a) ler atentamente o Edital disponível no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br .

b) preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição, indicando o código da opção do cargo para o qual concorrerá de acordo com o Anexo I deste Edital, confirmar os dados cadastrados e transmiti-los pela Internet;

c) gerar e imprimir o boleto bancário para pagamento do valor de inscrição correspondente, até o último dia de pagamento - 01 de novembro de 2012, ficando indisponível a partir desta data .

d) efetuar o pagamento, em dinheiro, da importância referente à inscrição expressa no subitem 5.2.1 de acordo com o nível de escolaridade do cargo para o qual irá concorrer, até o dia 01 de novembro de 2012.

5.2.3 O boleto bancário a que se refere o subitem 5.2.2.3, alínea "c", será emitido em nome do requerente e deverá ser impresso em impressora a laser ou jato de tinta para possibilitar a correta impressão e leitura dos dados e do código de barras e ser pago até o dia 01 de novembro de 2012.

5.2.4 O candidato, para efetivar sua inscrição, deverá, obrigatoriamente, efetuar o pagamento, em dinheiro, do valor da inscrição impresso no boleto bancário, na rede bancária, observados os horários de atendimento e das transações financeiras de cada instituição bancária, até o dia 01 de novembro de 2012.

5.2.5 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra, o candidato deverá antecipar o pagamento, considerando o 1º dia útil que antecede o feriado, desde que o pagamento seja feito no período de inscrição determinado neste edital.

5.2.6 A segunda via do boleto bancário somente estará disponível na internet para impressão durante o período de inscrição determinado no subitem 5.2.2, deste Edital, até o último dia de pagamento - 01 de novembro de 2012, ficando indisponível a partir desta data.

5.2.7 A impressão do boleto bancário ou da segunda via do mesmo em outro tipo de impressora é de exclusiva responsabilidade do candidato, eximindo-se a Prefeitura Municipal de Betim e a FUNEC de eventuais dificuldades na leitura do código de barras e conseqüente impossibilidade de efetivação da inscrição.

5.2.8 A inscrição somente será processada e validada após a confirmação à FUNEC, pela instituição bancária, do pagamento do valor da taxa de inscrição concernente ao candidato, sendo automaticamente cancelado o Requerimento Eletrônico de Inscrição em que o pagamento não for comprovado.

5.2.9 Serão tornadas sem efeito as solicitações de inscrição cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no subitem 5.2.4 deste Edital, não sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importância paga extemporaneamente.

5.2.10 Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, cheque, ordens de pagamento, agendamento ou qualquer outra forma diferente daquela prevista neste Edital.

5.2.11 O comprovante provisório de inscrição do candidato será o boleto original, devidamente quitado, sem rasuras, emendas e outros, em que conste a data da efetivação do pagamento feito até o dia 01 de novembro de 2012.

5.2.12 Não serão válidas as inscrições cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no boleto bancário.

5.2.13 Não será devolvido o valor da taxa de inscrição paga em duplicidade ou fora do prazo.

5.2.14 Havendo mais de uma inscrição paga, prevalecerá a última inscrição cadastrada, ou seja, a de data e horário mais recentes. As demais inscrições realizadas não serão consideradas, e o valor da taxa de inscrição não será devolvido.

5.2.15 O boleto bancário quitado será o comprovante de requerimento de inscrição do candidato neste Concurso Público. Para esse fim, o boleto deverá estar autenticado ou acompanhado do respectivo comprovante do pagamento realizado até a data limite do vencimento (01 de novembro de 2012), não sendo considerado para tal o simples agendamento de pagamento.

5.2.16 Não será efetivada a inscrição se, por qualquer motivo, houver inconsistência do pagamento da taxa de inscrição, ficando o candidato obrigado a se manifestar, formalmente, nos termos do subitem 9.1, alínea "b".

5.2.17 A listagem dos candidatos que tiverem as suas inscrições deferidas será publicada no Órgão Oficial de Betim e divulgada nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br até o dia 20 de novembro de 2012.

5.3 Da devolução da taxa de inscrição

5.3.1 Em nenhuma hipótese o valor da taxa de inscrição será devolvido ao candidato, salvo nos casos de cancelamento, suspensão ou não realização do Concurso Público.

5.3.2 Na hipótese de cancelamento, suspensão ou não realização do Concurso Público, a restituição da Taxa de Inscrição deverá ser requerida pelo candidato ou por procurador, devidamente constituído,por meio do preenchimento, assinatura e entrega de formulário a ser disponibilizado no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br nos locais relacionados no subitem 5.2.2.1.

5.3.3 O formulário de restituição da Taxa de Inscrição estará disponível, nos locais indicados no subitem

5.2.2.1, em até 03 (três) dias úteis após a data de publicação do ato que ensejou o cancelamento, suspensão ou a não realização do certame, durante o prazo previsto no subitem 5.3.5.

5.3.4 No formulário, o candidato deverá informar os seguintes dados para obter a restituição da taxa de inscrição:

a) nome completo, número da identidade e da inscrição do candidato;

b) cargo para o qual se inscreveu;

c) nome e número do banco, nome e número da agência com dígito, número da conta corrente e CPF do titular da conta;

d) número de telefones, com código de área, para eventual contato.

5.3.5 O formulário de restituição deverá ser entregue ou enviado, diretamente pelo candidato ou por terceiro, devidamente preenchido e assinado pelo candidato e acompanhado da cópia do documento de identidade do candidato, em envelope fechado, tamanho ofício, em até 30 (trinta) dias após o ato que ensejou o cancelamento, suspensão ou a não realização do certame, por uma das seguintes formas:

a) na FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos - Rua Portugal, n. 8 - bairro Glória, Contagem/MG, no horário das 9:00h às 17:00h, dentro do prazo previsto neste item;

b) via SEDEX OU AR, postado nas Agências dos Correios, com custo por conta do candidato, endereçado à FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos - Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim - Edital nº.01/2012 - CEP. 32.340.010, Contagem - MG. Nesse caso, a data da postagem deverá obedecer ao prazo estabelecido previsto neste item;

5.3.6 No envelope, na parte frontal, deverá constar Ref. Restituição da Taxa de Inscrição - Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim - Edital nº.01/2012, nome completo, número da inscrição e número do documento de identidade.

5.3.7 A restituição da Taxa de Inscrição será processada nos 20 (vinte) dias úteis seguintes ao término do prazo fixado no subitem 5.3.5 por meio de depósito bancário na conta corrente indicada no respectivo formulário de restituição.

5.3.8 O valor a ser restituído ao candidato será corrigido monetariamente pela variação do IGPM desde a data do pagamento da inscrição até a data da efetiva restituição.

5.4. Da Isenção do pagamento da taxa de inscrição

5.4.1 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

5.4.1.1 Em razão de limitações de ordem financeira, não possam pagá-la, sob pena de comprometimento da própria subsistência ou de sua própria família, sendo comprovada essa situação mediante qualquer meio legalmente admitido;

5.4.1.2 tiver baixa renda ou encontrar-se desempregado, que comprove estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

5.4.1.3 for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 2007, ou beneficiário do Programa Bolsa-Família e/ou de Benefício de Prestação Continuada.

5.4.2. A isenção deverá ser solicitada mediante o preenchimento, assinatura e entrega da Ficha Eletrônica de Isenção, disponível para a solicitação no período de 10 a 20 de setembro de 2012, nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br e que conterá:

5.4.2.1 indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

5.4.2.2 declaração de que atende a condição estabelecida no item 5.4.1.3 deste edital, mediante preenchimento e assinatura de formulário próprio fornecido pela FUNEC.

5.4.3 A condição de baixa renda familiar será comprovada mediante a apresentação de cópias simples (acompanhados dos respectivos originais) das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS - que contenham a foto, a qualificação civil, a anotação do último contrato de trabalho e data de saída respectiva anotada, e da primeira página subseqüente, de todos os membros da família, bem como comprovante de residência oficial (fatura de água, energia elétrica ou telefone fixo) do último mês, para comprovar o mesmo domicílio. Outros documentos, tais como declarações de Imposto de Renda (ou de isento), comprovante do número de dependentes, comprovante de renda familiar, etc.

5.4.4 A Ficha Eletrônica de Isenção, se assinada por terceiro, deverá ser acompanhada por instrumento de procuração simples.

5.4.5. A Ficha Eletrônica de Isenção indicada no item 5.4.2, deverá ser entregue:

a) diretamente pelo candidato ou por terceiro, na FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG, das 9:00h às 17h, dentro do prazo previsto no item 5.4.2 deste Edital;

b) via SEDEX OU AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, à Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG - CEP 32.340-010. Nesse caso, para a validade do pedido, a data da postagem deverá obedecer aos prazos estabelecidos no item 5.4.2, deste Edital.

5.4.6. A Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC consultará o Órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

5.4.7 As informações prestadas na Ficha Eletrônica de Isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto Federal nº. 83.936, de 06 de setembro de 1979.

5.4.8. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma, o prazo e os horários estabelecidos nos itens 5.4.2 e 5.4.5 deste edital.

5.4.9. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição, via fax ou via correio eletrônico.

5.4.10 O resultado do pedido de isenção será publicado no dia 27 de setembro de 2012, no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos e www.betim.mg.gov.br, no Órgão Oficial de Betim e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim, em ordem alfabética, com o número da carteira de identidade, constando apenas o deferimento ou indeferimento.

5.4.11. O candidato cujo pedido de isenção da Taxa de Inscrição for deferido deverá efetuar sua inscrição e não efetuar o pagamento do boleto bancário.

5.4.12. O candidato que tiver o pedido de isenção da Taxa de Inscrição indeferido poderá efetuar sua inscrição acessando o link de impressão da 2ª via do boleto bancário, imprimindo-a e efetuando o pagamento conforme disposto no item 5.1 deste edital.

5.4.13. A fundamentação objetiva sobre o Indeferimento do Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição estará disponível após a publicação de que trata o item 5.4.10 deste Edital, na FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, nº. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG, das 9:00h às 17:00h, até a data limite de encerramento das inscrições, para ser consultada pelo próprio candidato ou por terceiro para tanto habilitado.

5.4.14. Caberá recurso contra o Indeferimento do Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição.

5.4.14.1. O recurso deverá ser apresentado no prazo de 03 (três) dias úteis, contado do primeiro dia subseqüente da data de publicação do indeferimento do Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição, diretamente pelo candidato ou por terceiro, na FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, nº 8 - Bairro Glória - Contagem/MG, das 9:00h as 17:00h; via SEDEX OU AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, à Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG - CEP 32.340-010. Nesse caso, para a validade do pedido, a data da postagem deverá obedecer aos prazos estabelecidos neste item.

5.4.14.2. Os recursos deverão ser entregues digitados, dirigidos à Comissão Permanente de Concursos Públicos e Processos Seletivos da FUNEC - Concurso Público - Prefeitura Municipal de Betim - Edital nº. 01/2012, em duas vias (original e cópia), em envelope fechado, tamanho ofício, contendo na parte externa e frontal do envelope os seguintes dados:

a) Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim - Edital nº 01/2012;

b) referência: INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE ISENÇÃO;

c) nome completo e número de identidade do candidato;

d) cargo para o qual o candidato está concorrendo.

5.4.14.3. A decisão relativa ao deferimento ou indeferimento do recurso será publicada no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br ; divulgada na FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, nº. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim, no dia 10 de outubro de 2012.

5.5 Do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI

5.5.1 A FUNEC divulgará nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br para consulta e impressão pelo próprio candidato, a partir de 12 de novembro de 2012, a data, o horário e local de realização da prova objetiva.

5.5.2 Caso o candidato não consiga obter o CDI, deverá entrar em contato com a FUNEC, através do telefone: 3356-6371, pessoalmente ou por terceiro, munido de procuração com poderes específicos, no endereço: FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, na Rua Portugal, 8 - Bairro Glória, Contagem/MG, no horário de 9:00h as 17:00h, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados e recessos).

5.5.3 É da exclusiva responsabilidade do candidato que tiver sua inscrição deferida, consultar e imprimir nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br, o Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI, onde constará a data, horário e local de realização da prova.

5.5.4 No CDI estarão expressos o nome completo do candidato, número do documento de identidade, o cargo, data de nascimento, a data, o horário, o local de realização da prova (escola/prédio/sala) e outras orientações úteis ao candidato.

5.5.5 É obrigação do candidato conferir no CDI seu nome, o número do documento utilizado na inscrição, a sigla do órgão expedidor, o cargo pretendido, bem como a data de nascimento.

5.5.6 Eventuais erros de digitação ocorridos no nome do candidato, no número do documento de identidade utilizado na inscrição, na sigla do órgão expedidor ou na data de nascimento deverão, obrigatoriamente, ser comunicado pelo candidato à FUNEC/Diretoria e Concursos e Processos Seletivos meio do fax (31) 3391-4578 ou e-mail funec.concursos@contagem.mg.gov.br ou ao aplicador de prova, no dia, no horário e no local de realização da prova, apresentando a Carteira de Identidade, o que será anotado no Relatório de Ocorrências.

5.5.7 Em nenhuma hipótese serão efetuadas alterações e/ou retificações nos dados informados pelo candidato no "Requerimento Eletrônico de Inscrição" ou na "Ficha Eletrônica de Isenção" relativos ao cargo pretendido, nem quanto à condição em que concorre.

6. ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO

6.1 A seleção dos candidatos será realizada em etapa única constituída de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

7. DA PROVA

7.1 Da realização da Prova

7.1.1 A Prova Objetiva será aplicada no dia 25 de novembro de 2012, domingo, às 9:00h, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI).

7.1.2 A Prova Objetiva, será realizada preferencialmente no Município de Betim.

7.1.3 A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, com pontuação máxima de 30 (trinta) pontos no seu conjunto.

7.1.4 O tempo de duração da prova Objetiva será de no máximo 3 (três) horas e abrange a assinatura da Folha de Respostas, a transcrição das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para Folha de Respostas.

7.2 Prova Objetiva

7.2.1 A Prova Objetiva será constituída de um total de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com pontuação de acordo com o Anexo II, com 4 (quatro) alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas uma alternativa correta, totalizando 30 (trinta) pontos.

7.2.2 Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) obtiver nota zero em qualquer um dos conteúdos;

b) não obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos no total de pontos distribuídos na Prova

Objetiva de Múltipla Escolha.

7.3 Das condições de realização das provas

7.3.1 A Prova Objetiva deste Concurso Público será aplicada, preferencialmente, no Município de Betim, conforme datas estabelecidas no subitem 7.1.1, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização da prova.

7.3.2 Não haverá segunda chamada para a prova Objetiva, devendo ser eliminado deste Concurso Público o candidato ausente por qualquer motivo.

7.3.3 Não será permitido:

a) ao candidato prestar prova fora da data, do horário estabelecido ou do espaço físico determinado pela FUNEC.

b) o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao certame, em qualquer dos estabelecimentos onde se fará prova, durante a realização da mesma, salvo o previsto nos subitens 7.3.30 e seguintes, deste Edital.

7.3.4 Os candidatos somente poderão deixar o local de realização da prova depois de decorrida 1h (uma hora) do início de sua aplicação - período de sigilo.

7.3.5 O candidato deverá comparecer ao local determinado com antecedência mínima de sessenta minutos do horário fixado para realização da prova, portando somente caneta esferográfica - tinta azul ou preta - lápis, borracha e documento legal de identificação em perfeitas condições, a fim de permitirem, com clareza, a identificação do candidato e deverá conter, obrigatoriamente, fotografia, assinatura, filiação e data de nascimento,e, preferencialmente, o seu Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI).

7.3.5.1 Não haverá tolerância no horário estabelecido para o início da prova.

7.3.6 Serão considerados Documentos de Identidade: Carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional - Ordens, Conselhos e outros; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto).

7.3.7 Não serão aceitos documentos de identidade com prazos de validade vencidos, ilegíveis, não- identificáveis e/ou danificados, podendo o candidato ser submetido à identificação especial que compreende a coleta de assinatura e a impressão digital em formulário próprio.

7.3.8 O candidato, no caso indicado no subitem 7.3.7, não poderá se ausentar do local determinado para a realização da prova até que seja feita sua identificação.

7.3.9 O candidato poderá ser submetido a detector de metais durante a realização da prova e, caso seja necessário, submetido, também, à identificação por meio de assinatura e impressão digital coletada em formulário próprio.

7.3.10 Após ser identificado e instalado, o candidato somente poderá deixar a sala mediante consentimento prévio, acompanhado de um fiscal ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de prova.

7.3.11 O candidato deverá apor sua assinatura na lista de presença, de acordo com aquela constante do seu documento de identidade.

7.3.12 Não haverá prorrogação do tempo de duração da prova em razão de afastamento do candidato da sala de prova.

7.3.13 A inviolabilidade da prova será comprovada no momento do rompimento do lacre dos malotes, mediante termo formal e na presença de, no mínimo, dois candidatos convidados aleatoriamente nos locais de realização da prova.

7.3.14 Durante o período de realização da prova, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, e ainda, o uso de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações.

7.3.15 Será proibido, durante a realização da prova, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógio digital, pagers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, notebook, palmtop, gravador, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamento eletrônico, podendo a organização deste Concurso Público vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos além dos anteriormente citados.

7.3.16 Não será permitido, durante o período de realização da prova, o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, pochetes, bolsas e similares pelo candidato.

7.3.17 O candidato deverá levar somente os objetos citados no subitem 7.3.5 deste Edital. Caso assim não proceda, os pertences pessoais serão deixados em local indicado pelos aplicadores durante todo o período de permanência dos candidatos no local da prova, não se responsabilizando a FUNEC nem a Prefeitura Municipal de Betim por perdas, extravios ou danos que eventualmente ocorrerem.

7.3.18 Os objetos, documentos ou equipamentos eletrônicos perdidos durante a realização da prova objetiva, que porventura venham a ser entregues na FUNEC, serão guardados pelo prazo de 90 (noventa) dias, quando, então, serão encaminhados à Seção de Achados e Perdidos dos Correios.

7.3.19 O candidato que, durante a realização da prova, for encontrado portando qualquer um dos objetos especificados no subitem 7.3.15 deste Edital, mesmo que desligado, poderá ser eliminado do Concurso.

7.3.20 Será vedado ao candidato o porte de arma(s) no local de realização da prova, ainda que de posse de documento oficial de licença para o respectivo porte.

7.3.21 As instruções constantes dos Cadernos de Questões da Prova Objetiva e na Folha de Respostas, complementam este Edital e deverão ser rigorosamente observadas e seguidas pelo candidato.

7.3.22 Findo o horário limite para a realização da prova, o candidato deverá entregar ao Aplicador de Sala, a Folha de Respostas da Prova Objetiva, devidamente preenchida e assinada.

7.3.23 Será eliminado deste Concurso Público o candidato que se apresentar após o fechamento dos portões.

7.3.24 Poderá, ainda, ser eliminado o candidato que:

a) tratar com falta de urbanidade os examinadores, auxiliares, aplicadores ou autoridades presentes;

b) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas a este Concurso Público, por qualquer meio;

c) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

d) portar arma (s) no local de realização das provas, ainda que de posse de documento oficial de licença para o respectivo porte;

e) portar, mesmo que desligados, durante o período de realização das provas, quaisquer equipamentos eletrônicos como relógio digital, calculadora, walkman, notebook, palm-top,agenda eletrônica, gravador ou outros similares, ou instrumentos de comunicação interna ou externa, tais como telefone celular, beep, pager entre outros, ou deles fizer uso;

f) fizer uso de livros, códigos, manuais, impressos e anotações;

g) deixar de atender as normas contidas nos Cadernos de Questões da Prova Objetiva, na Folha de Respostas da Prova Objetiva e demais orientações expedidas pela FUNEC;

h) se recusar a submeter-se a detector de metais e identificação digital (se for o caso);

i) deixar de entregar, a Folha de Respostas da Prova Objetiva, findo o prazo limite para realização da prova.

7.3.25 Caso ocorra alguma situação prevista no subitem 7.3.24 deste Edital, a FUNEC lavrará ocorrência e, em seguida, encaminhará o referido documento a Comissão do Concurso Público, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

7.3.26 Somente serão permitidos assinalamentos nas Folhas de Respostas feitas pelo próprio candidato, com caneta esferográfica - tinta azul ou preta, ou lápis, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros, respeitadas as condições solicitadas e concedidas a portadores de deficiência.

7.3.27 O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar sua Folha de Respostas da Prova Objetiva, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de sua correção.

7.3.28 Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas da Prova objetiva por erro do candidato.

7.3.29 Os gabaritos das Provas Objetivas serão publicados no dia 27 de novembro de 2012 no Órgão Oficial de Betim, disponibilizados nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim.

7.3.30 A candidata lactante que necessitar amamentar durante a realização da prova poderá fazê-lo, desde que assim o requeira conforme o disposto no subitem 7.3.30.1 deste Edital.

7.3.30.1 A solicitação deverá ser feita em até 07 (sete) dias úteis antes da data de realização da prova, por meio de requerimento, datado e assinado, entregue pessoalmente ou por terceiros com procuração específica, na FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, Rua Portugal, n. 8 - Contagem/MG, das 9:00h às 17:00h ou enviado, via FAX (31)3391-4578 ou e-mail funec.concursos@contagem.mg.gov.br .

7.3.30.2 A candidata que não apresentar a solicitação no prazo estabelecido subitem 7.3.30.1 deste Edital, seja qual for o motivo alegado, poderá não ter a solicitação atendida por questões de não adequação das instalações físicas do local de realização das provas.

7.3.30.3. Na hipótese de não cumprimento do prazo estipulado subitem 7.3.30.1 deste Edital, o atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela FUNEC.

7.3.31.4 Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.

7.3.31.5 Para amamentação, a criança deverá permanecer no ambiente a ser determinado pela coordenação local deste Concurso Público.

7.3.30.6 A criança deverá estar acompanhada apenas de um adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata), e a permanência temporária desse adulto, em local apropriado, será autorizada pela Coordenação deste Concurso Público.

7.3.30.7 A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização da prova.

7.3.30.8 A candidata, durante o período de amamentação, será acompanhada de um Aplicador, do sexo feminino, da FUNEC que garantirá que sua conduta esteja de acordo com os termos e condições deste Edital.

8. DO PROCESSO DE APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

8.1 Será aprovado o candidato que obtiver 60% (sessenta por cento) do total de pontos atribuídos à Prova Objetiva, e não obter nota 0 (zero) em qualquer um dos conteúdos.

8.2 Apurado o total de pontos, em caso de empate, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

a) que tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição no concurso, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, nos termos do artigo 27, parágrafo único, da Lei Federal nº

10.471, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

b) obtiver o maior número de pontos no conteúdo de Conhecimentos Específicos;

c) obtiver o maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa;

d) obtiver o maior número de pontos no conteúdo de Legislação;

e) permanecendo o empate, o candidato de maior idade.

8.3 No Resultado Final, os candidatos aprovados e classificados constarão da respectiva listagem na ordem decrescente do total de pontos obtidos.

8.4 Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência, que solicitaram candidatar-se às vagas destinadas para esse fim, aprovados e classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em separado.

8.5 O resultado final deste Concurso será publicado no Órgão Oficial de Betim em ordem de classificação e estará disponível, para consulta dos candidatos nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos > ou www.betim.mg.gov.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim.

9. DOS RECURSOS

9.1 Caberá interposição de recurso fundamentado à Comissão Especial para Realização do Concurso Público Edital Nº 01/2012, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados do primeiro dia subseqüente à data de publicação do objeto do recurso, em todas as decisões proferidas e que tenham repercussão na esfera de direitos dos candidatos, tais como nas seguintes situações:

a) contra indeferimento do Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição;

b) contra indeferimento de inscrição por problemas ocasionados no pagamento do valor da inscrição;

c) contra indeferimento da inscrição para atendimento de condição especial;

d) contra questões da Prova Objetiva e gabaritos preliminares;

e) contra a totalização dos pontos obtidos na Prova Objetiva, desde que se refira a erro de cálculo das notas e classificação;

f) Contra declaração de inaptidão do candidato nomeado para o exercício do cargo, decorrente da perícia médica de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Betim, devendo ser interposto no prazo de 03 (três) dias úteis, iniciado no 1º dia útil subsequente ao dia da entrega do ASO;

g) Contra declaração de inexistência ou de incompatibilidade da deficiência declarada pelo candidato nomeado com os parâmetros estabelecidos no decreto federal nº 3298/99, bem como com as atribuições do cargo, decorrente de perícia médica de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Betim, devendo ser interposto no prazo de 03 (três) dias úteis, iniciado no 1º dia útil subsequente ao dia da publicação do ato que declarou a inaptidão no Quadro de Avisos da Prefeitura.

9.1.1 No caso de indeferimento de inscrição por problemas ocasionados no pagamento do valor da inscrição, alínea "b", do subitem 9.1, a via original do recurso deverá estar acompanhada, obrigatoriamente, do original do comprovante de pagamento do valor da inscrição, bem como de toda a documentação e das informações que o candidato julgar necessárias à comprovação da regularidade do pagamento.

9.1.2 Para interposição de recurso mencionado na alínea "d", do subitem 9.1, para cada questão, o candidato deverá usar uma folha separada.

9.2 Os pedidos de recursos deverão ser obrigatoriamente entregues conforme abaixo, dentro do período recursal:

a) pessoalmente ou por terceiros, na FUNEC/ Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, Rua Portugal, n. 8, Bairro Glória - Contagem/MG, das 09:00h as 17:00h, observado o prazo estipulado no item 9.1, sob pena de indeferimento;

b) via SEDEX OU AR, postado nas Agências dos Correios, com custo por conta do candidato, endereçado à FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos - Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim - Edital nº 01/2012 - Rua Portugal, n. 8, Bairro Glória - CEP. 32.340.010, Contagem - MG. Nesse caso, para a validade do recurso, a data da postagem deverá obedecer ao prazo estabelecido no item 9.1 deste Edital.

c) via internet, somente pelo endereço eletrônico < www.contagem.mg.gov.br/concursos>, por meio do link correspondente a cada fase recursal, conforme discriminado no subitem 9.1 que estará disponível das 09 (nove) horas do primeiro dia recursal as 16h30min do terceiro dia recursal.

9.2.1 Os pedidos de recursos deverão ser entregues individualmente, não podendo ser entregue em um mesmo envelope por mais de um candidato.

9.2.2 O recurso deverá ser entregue em envelope lacrado, tamanho ofício, contendo na parte externa e frontal do envelope os seguintes dados:

a) Concurso Público da Prefeitura Municipal de Betim - Edital Nº 01/2012;

b) Nome completo e número de inscrição do candidato;

c) Referência ao objeto do recurso;

d) especificação do cargo que o candidato está concorrendo.

9.2.3 Os recursos encaminhados via internet, conforme especificado no subitem 9.2, devem seguir as determinações constantes nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br e:

a) não conter qualquer identificação do candidato no corpo do recurso;

b) ser elaborados com argumentação lógica, consistente e acrescidos de indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para fundamentar seus questionamentos;

c) apresentar a fundamentação referente apenas a questão previamente selecionada para recurso.

9.3 Os recursos encaminhados conforme especificado no subitem 9.2, devem seguir as seguintes determinações:

a) não conter qualquer identificação do candidato no corpo do recurso;

b) ser elaborados com argumentação lógica, consistente e acrescidos de indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para fundamentar seus questionamentos;

c) apresentar a fundamentação referente apenas a questão previamente selecionada para recurso.

9.4 Para cada situação mencionada no subitem 9.1 deste edital não serão aceitos recursos coletivos e os mesmos deverão ser devidamente fundamentados;

9.5 Serão indeferidos, liminarmente, os recursos que:

a) não estiverem devidamente fundamentados;

b) não apresentarem argumentações lógicas e consistentes;

c) forem encaminhadas via fax, telegrama, conforme definido no subitem 9.2;

d) forem interpostos em desacordo com o prazo conforme estabelecido no subitem 9.1.

e) apresentarem no corpo da fundamentação outras questões que não a selecionada para recurso. f) interpostos em desacordo com o determinado neste Edital.

9.6 Não serão considerados requerimentos, reclamações, notificações extrajudiciais ou quaisquer outros instrumentos similares cujo teor seja objeto de recurso apontado no subitem 9.1 deste edital.

9.7 A decisão relativa ao deferimento ou indeferimento do recurso será publicada no Órgão Oficial de Betim, nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim.

9.8 Após a divulgação oficial de que trata o subitem 9.7 deste edital, a fundamentação objetiva da decisão da banca examinadora sobre o recurso ficará disponível para consulta individualizada do candidato nos endereços eletrônicos www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br ou pessoalmente na Funec, no endereço, Rua Portugal, n. 8, bairro Glória, Contagem - MG, no horário de 9:00h as 17:00h, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados e recessos.

9.9 A decisão de que trata o subitem 9.8 deste edital terá caráter terminativo e não será objeto de reexame.

9.10 Os pontos relativos a questões eventualmente anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova e não obtiveram pontuação nas referidas questões conforme o primeiro gabarito oficial, independentemente de interposição de recursos. Os candidatos que haviam recebido pontos nas questões anuladas, após os recursos, terão esses pontos mantidos sem receber pontuação a mais.

9.10.1 No caso de anulação de questões por decisão judicial, os pontos relativos à questão anulada serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem ingressad o em juízo.

9.11 Alterado o gabarito oficial pela Comissão do Concurso Público, de ofício ou por força de provimento de recurso, as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito.

9.12 Na ocorrência do disposto nos subitens 9.10 e 9.11 deste Edital, poderá haver alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, ou, ainda, poderá ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida.

9.13 Não haverá reapreciação de recursos.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 A Comissão Municipal Coordenadora de Concursos Públicos e Processos Seletivos designada pela PREFEITURA de Betim terá a responsabilidade de acompanhar a realização deste Concurso, como previsto neste Edital, e de julgar os casos omissos ou duvidosos.

10.2 A elaboração e correção da Prova Objetiva, bem como a avaliação dos recursos e aplicação da prova serão efetuadas pela FUNEC.

10.3 As publicações do Resultado Final e a homologação deste Concurso Público serão feitas no Órgão Oficial de Betim e disponibilizados nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br e afixados no quadro de aviso da portaria da Sede da Prefeitura de Betim - Rua Pará de Minas, nº 640, Bairro Brasiléia, Betim, MG .

10.4 É da exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, avisos e comunicados referentes a este Concurso Público que sejam publicadas no Órgão Oficial de Betim, divulgadas nos endereços eletrônicos <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br. e afixados no quadro de aviso da portaria da Sede da Prefeitura de Betim.

10.5 Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito. Nesses casos, a alteração será mencionada em edital complementar, retificação, aviso ou errata a serem publicados no Órgão Oficial de Betim e divulgadas nos endereços eletrônicos ou <www.contagem.mg.gov.br/concursos> ou www.betim.mg.gov.br.

10.6 As comunicações feitas pela FUNEC via correios, internet ou qualquer outro meio, não eximem o candidato da responsabilidade de acompanhamento pelo Órgão Oficial de Betim de todos os atos referentes a este concurso.

10.7 O prazo de validade deste Concurso Público é de 2 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

10.8 A aprovação neste Concurso Público, dentro do número de vagas previstas e dentro do prazo de validade previstos neste Edital, cria direito à nomeação e esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente a ordem de classificação final dos candidatos.

10.9 A lotação dos candidatos aprovados será feita pela Secretaria Adjunta de Administração.

10.10 Só poderão ser empossados os candidatos aprovados e, após a Perícia Médica realizada por junta médica da Prefeitura Municipal de Betim, que forem considerados aptos, física e mentalmente para o exercício do cargo.

10.11 Após a homologação e durante o prazo de validade deste Concurso Público, o candidato aprovado deverá acompanhar as publicações no Órgão Oficial do Município e as informações a serem disponibilizadas no site  www.betim.mg.gov.br, tendo em vista que a convocação para admissão ocorre através da respectiva publicação do Decreto de Nomeação do candidato.

10.12. De acordo com o artigo 17 da Lei Municipal n.º 884, de 12 de fevereiro de 1969, a posse do candidato deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do decreto de nomeação no Órgão Oficial do Município.

10.13. É de responsabilidade do candidato, após a homologação e durante o prazo de validade deste Concurso Público, manter seu endereço e telefones de contato atualizados na Prefeitura Municipal de Betim, para que, a critério e por liberalidade da Prefeitura Municipal de Betim, possa ser utilizado também outro meio de comunicação além do descrito no item 10.11 deste Edital.

10.13.1 .A atualização de endereço deverá ser apresentada no Setor de Protocolo Geral, localizado no prédio sede da Prefeitura Municipal de Betim - situado na Rua Pará de Minas, nº 640, Bairro Brasiléia, Betim, MG, pessoalmente ou por procurador, em envelope ofício endereçado ao setor responsável pela Gestão do Trabalho da Secretaria Adjunta de Administração de Betim - Ref. Alteração de Endereço - Concurso Público Prefeitura Municipal de Betim Edital Nº 01/2012. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização do mesmo.

10.13.2. Não caberá reclamação do candidato, perdendo o direito à vaga do cargo para o qual foi classificado, que incorrer nas seguintes situações:

10.13.2.1. deixar de realizar o acompanhamento de que trata o item 10.11 deste Edital;

10.13.2.2. não promover a atualização disposta no item 10.13 deste Edital.

10.14. Os candidatos nomeados conforme descrito no item 10.11 deste Edital serão submetidos a exames médicos compostos de entrevista médica e exames complementares.

10.15. O candidato convocado deverá entrar em contato com o SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - da Prefeitura Municipal de Betim, localizado à Av. Governador Valadares 755, Centro, Betim - MG, telefone: (31)3594-2072 - para realizar os exames médicos de que trata o item anterior"

10.16. Para a posse, o candidato nomeado para o cargo deverá apresentar, dentro do prazo previsto na Lei n.º 884, de 1969, junto à Seção de Movimentação e Registro da Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Betim, cópia autenticada ou cópia e original dos seguintes documentos:

a) carteira de identidade, ou do documento único equivalente, de valor legal, com foto, exceto CNH;

b) certidão de casamento, quando for o caso, atualizada nos últimos seis meses;

c) CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio;

d) título de eleitor com o comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, disponível no site: www.tse.org.br;

e) certificado de reservista, se do sexo masculino, dispensável para maiores de 45 anos;

f) comprovante de residência atualizado (90 dias);

g) Atestado de Saúde Ocupacional emitido pelo SESMT ou por quem ele indicar, constando aptidão para o exercício do cargo;

h) Cartão do PIS ou PASEP, caso seja cadastrado, ou documento de igual valor expedido pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil;

i) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso exigido para o cargo (é indispensável a apresentação do histórico e do diploma), no caso de curso técnico, o candidato deverá apresentar o diploma e o histórico escolar do ensino médio completo e do curso profissionalizante na área. Os documentos deverão ter sido expedidos por instituição oficial ou legalmente reconhecida;

j) comprovante de quitação perante o Conselho da Categoria, quando for o caso, relativo ao ano em curso;

k) Fotocópia, autenticada em cartório, da Carteira de Registro no Conselho Profissional, quando for o caso;

l) 02 (duas) fotografias 3X4, recentes;

m) certidão de nascimento dos filhos solteiros, menores de 21 (vinte e um) anos ou inválidos. Apresentar Termo Definitivo de Tutela para o caso de menor tutelado ou enteado.

n) declaração de que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública, para os fins do disposto no art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal;preenchida no ato da posse

o) declaração de bens; preenchida no ato da posse;

p) Declaração de que não é aposentado por invalidez; preenchida no ato da posse;

q) Declaração de que não foi demitido de cargo público, emprego público ou destituído de cargo em comissão ou de função pública para o não titular de cargo em provimento efetivo, nos últimos 5 (cinco) anos anteriores a sua posse; preenchida no ato da posse;

r) se estrangeiro,documento expedido pelo Ministério da Justiça, reconhecendo a igualdade de direitos, obrigações civis e gozo dos direitos políticos, nos termos do Decreto nº 70.436 de 18/04/72 e dos arts. 15 e 17 do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal, celebrado em 22 de abril de 2000 e promulgado pelo Decreto nº 3927/2001; e documento de identidade de modelo igual ao do brasileiro, com a menção da nacionalidade do portador e referência ao Tratado, nos termos do seu art. 22.", na hipótese de o candidato nomeado e declarado apto na perícia médica ser cidadão português a quem foi deferida igualdade nas condições previstas no § 1º do art. 12 da Constituição Federal;

s) Atestado de Bons Antecedentes emitido por Posto de Identificação da Polícia Civil;

As declarações constantes nos itens "n", "o", "p" e "q" serão disponibilizadas na Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Betim por ocasião da posse do candidato.

10.17 A Prefeitura Municipal de Betim e a FUNEC não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas, cursos e outros materiais impressos ou digitais referentes às matérias deste Concurso Público ou por quaisquer informações que estejam em desacordo com o disposto neste Edital.

10.18 Não serão fornecidos quaisquer documentos comprobatórios de aprovação, classificação, atestados, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos neste Concurso Público, valendo, para esse fim, a respectiva publicação.

10.19 Os prazos estabelecidos neste edital são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos, não havendo justificativa para o não cumprimento e para a apresentação de quaisquer recursos, laudos médicos, pedidos de isenção e/ou de outros documentos após as datas e nas formas estabelecidas neste Edital.

10.20 As alterações em dispositivos legais e normativos, com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, não serão objeto de avaliação nas provas deste Concurso Público.

10.21 Para contagem do prazo de interposição de recursos e entrega de laudos médicos, pedidos de isenção e/ou outros documentos, excluir-se-á o dia da publicação e incluir-se-á o último dia do prazo estabelecido neste Edital, desde que coincida com o dia de funcionamento normal da FUNEC. Em caso contrário, ou seja, se não houver expediente normal na FUNEC, o período previsto será prorrogado para o primeiro dia seguinte de funcionamento normal.

10.22 Não serão considerados os recursos que não atenderem as formas e os prazos determinados neste edital.

10.23 A comprovação da tempestividade dos recursos, laudos médicos, pedidos de isenção, e/ou de outros documentos será feita, quando encaminhados por SEDEX OU AR, pela data de postagem constante no envelope e, quando entregues pessoalmente, por protocolo de recebimento atestando exclusivamente a entrega do envelope lacrado. No protocolo, constarão o nome do candidato, a inscrição, o nome e o código do cargo para o qual concorre e a data de entrega do envelope. O conteúdo do envelope entregue ou encaminhado via Sedex ou AR é de exclusiva responsabilidade do candidato.

10.24 A FUNEC e a Prefeitura Municipal de Betim não se responsabilizam por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada de recursos, laudos médicos, pedidos de isenção, e/ou de outros documentos, quando enviados via Sedex ou AR.

10.25 Não serão disponibilizadas ao candidato cópias e/ou devolução de recursos, laudos médicos, pedidos de isenção, e/ou de outros documentos entregues, ficando a documentação sob a responsabilidade da FUNEC até o encerramento do concurso público.

10.26 Não serão permitidas ao candidato a inclusão, a complementação, a suplementação ou a substituição de documentos/ durante ou após os períodos recursais previstos neste edital.

10.27 A Prefeitura Municipal de Betim e a FUNEC eximem-se da responsabilidade de reembolso de despesas de qualquer natureza relativas à participação dos candidatos neste Concurso, ressalvada a única exceção do previsto no subitem 5.3, deste Edital.

10.28 Após o término do concurso, a FUNEC encaminhará toda documentação referente a este concurso para a Prefeitura Municipal de Betim, para arquivamento. O município deverá guardar a documentação referente a este Concurso pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

10.29 Todas as informações e orientações a respeito deste Concurso Público até a data da homologação poderão ser obtidas na FUNEC/Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, situada na Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória - Contagem-MG, das 9h às 17h, ou pelo telefone (31) 3356-6371, ou pelo e-mail funec.concursos@contagem.mg.gov.br .

10.30 Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares, atos, avisos e convocações, relativos a este Concurso Público que vierem a ser publicados no Órgão Oficial de Betim, e divulgadas nos endereços eletrônicos: www.contagem.mg.gov.br/concursos ou www.betim.mg.gov.br. e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Betim.

10.31 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial para Realização do Concurso Público Edital nº 01/2012, ouvida a FUNEC, no que couber.

10.32 Caberá à Prefeita do Município de Betim a homologação deste Concurso Público, objeto do presente Edital.

Betim, 10 de julho de 2012.

Maria do Carmo Lara Perpétuo

Prefeita de Betim

ANEXO I

Concurso Público - Prefeitura Municipal de Betim - Edital Nº 01/ 2012

CÓDIGO, CARGO, VAGAS, REQUISITO MÍNIMO DE ESCOLARIDADE, JORNADA DE TRABALHO, VENCIMENTO E VALOR DA INSCRIÇÃO

CÓD.

CARGO

VAGAS*

PES. COM DEFICIÊNCIA

ESCOLARIDADE MÍNIMA

VENCIMENTOS INICIAIS JAN/2012

JORNADA DE TRABALHO SEMANAL

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

201

Agente Ambiental I

1

-

Ensino Médio Completo

R$976,95

30 Horas

R$40,00

202

Oficial de Administração

40

4

Ensino Médio Completo

R$976,95

30 Horas

R$40,00

203

Técnico de Contabilidade

1

-

Ensino Médio Técnico em Contabilidade e registro no conselho regional da categoria profissional

R$976,95

30 Horas

R$40,00

301

Advogado

5

1

Graduação de Nível Superior em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

302

Assistente Social

4

-

Graduação de Nível Superior em Serviço Social e registro no conselho regional da categoria profissional

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

303

Engenheiro Civil

1

-

Graduação de Nível Superior em Engenharia Civil e registro no conselho regional da categoria profissional

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

304

Engenheiro Eletricista

1

-

Graduação de Nível Superior em Engenharia Elétrica e registro no conselho regional da categoria profissional

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

305

Agente Ambiental II

1

-

Graduação de Nível Superior

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

306

Auditor Fiscal de Tributos Municipais

2

-

Graduação de Nível Superior

R$ 2.853,64

Com a gratificação de produtividade fiscal poderá chegar a R$6.849,19 mais gratificação por produtividade coletiva fazendária

30 Horas

R$60,00

307

Psicólogo

4

-

Graduação de Nível Superior em Psicologia e registro no conselho regional da categoria profissional

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

308

Contador

1

-

Graduação de Nível Superior em Ciências Contábeis e registro no conselho regional da categoria profissional

R$2.853,64

30 Horas

R$60,00

* Novas vagas poderão surgir dentro do prazo de validade do concurso.

ANEXO II

QUADRO DA PROVA OBJETIVA

Concurso Público - Prefeitura Municipal de Betim - Edital N° 01/ 2012

CARGO

1. QUADRO DE PROVAS - NÍVEL SUPERIOR COMPLETO

PROVA OBJETIVA: CONTEÚDOS - PONTUAÇÃO

Língua Portuguesa

Conhecimentos Básicos de Informática

Legislação

Conhecimentos Específicos

Valor de cada Questão

Pontuação Máxima

Advogado

10

5

5

10

1

30

Assistente Social

10

5

5

10

1

30

Engenheiro Civil

10

5

5

10

1

30

Engenheiro Eletricista

10

5

5

10

1

30

Agente Ambiental II

10

5

5

10

1

30

Auditor Fiscal de Tributos Municipais

10

5

5

10

1

30

Psicólogo

10

5

5

10

1

30

Contador

10

5

5

10

1

30

CARGO

2. QUADRO DE PROVAS - NÍVEL MÉDIO COMPLETO

PROVA OBJETIVA: CONTEÚDOS - PONTUAÇÃO

Língua Portuguesa

Conhecimentos Básicos de Informática

Legislação

Conhecimentos Específicos

Valor de cada Questão

Pontuação Máxima

Agente Ambiental I

10

5

5

10

1

30

Oficial de Administração

10

5

5

10

1

30

Técnico de Contabilidade

10

5

5

10

1

30

ANEXO III

DESCRIÇÃO DO CARGO

Concurso Público - Prefeitura Municipal de Betim - Edital Nº 01/ 2012

201 - AGENTE AMBIENTAL I

Atribuição: Diligências de verificação, fiscalização e acompanhamento, com poder de polícia, para fazer cumprir a legislação ambiental pertinente, visando defender e preservar o meio ambiente.

202 - OFICIAL DE ADMINISTRAÇÃO

Elaboração e análise de documentos, relatórios e demonstrativos e gráficos, próprios de escritório ou atividade burocrática; conferência de dados e documentos; redação e datilografia de textos relacionados com administração; atendimento ao público; organização de fichários e arquivos, operação de computador e datilografia.

203 - TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Trabalhos contábeis, incluídos levantamento de dados, exame e classificação de documentos, elaboração de balancetes e demonstrativos, análise contábil; elaboração e análise de relatórios de contabilidade.

301 - ADVOGADO

Trabalho profissional de direito. Assistência ou assessoramento jurídico ao Prefeito ou Auxiliar direto. O trabalho, desempenhado na Procuradoria Municipal ou em órgão de Administração direta, compreende as atribuições da classe do Procurador, salvo as de representação judicial e é exercido com autonomia, sem prejuízo da orientação técnica ou do controle de resultado, a cargo do Procurador Geral.

302 - ASSISTENTE SOCIAL

Atividade profissional no campo do serviço social, na viabilização de ações assistenciais, com a aplicação dos princípios e técnicas pertinentes à área aplicadas ao exame e solução dos problemas de ordem sócio- econômica e outras atividades previstas no padrão funcional de cada posto de trabalho conforme decreto específico.

303 - ENGENHEIRO CIVIL

Atividade profissional, na área da engenharia civil, inclui a fiscalização de obras de execução contratada, a elaboração de estudos e pareceres técnicos de engenharia e a orientação da execução de obras.

304 - ENGENHEIRO ELETRICISTA

Atividade profissional, na área da engenharia elétrica, inclui a fiscalização de obras de execução contratada, a elaboração de estudos e pareceres técnicos de engenharia e a orientação da execução de obras.

305 - AGENTE AMBIENTAL II

Atribuição: Elaboração de estudos e pareceres voltados para o meio ambiente, como poder de polícia, para verificar, fiscalizar, acompanhar e fazer cumprir a legislação ambiental pertinente.

306 - AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

Lançamento do crédito tributário; homologação do pagamento do crédito tributário; diligências de verificação, fiscalização ou controle da observância de obrigações tributárias; apuração de dados do interesse do Fisco Municipal; lavratura de notificação e autos-de-infração; avaliação de bens imóveis para lançamento de tributos municipais; estimativa e arbitramento de base de cálculo de impostos; acompanhamento da apuração do Valor Adicionado Fiscal - VAF e demais critérios de participação do município nos repasses estadual e federal; emissão de parecer, relatório e voto em processos relativos aos créditos tributários do Município, quando em exercício em órgão contencioso administrativo fiscal; atuação como perito ou assistente técnico nos feitos administrativos ou judiciais de natureza tributária; levantamentos e análises contábeis; sindicâncias, vistorias, pesquisas, levantamentos estatísticos e projeções de assuntos de natureza tributária; planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento e execução de atividades complexas da administração tributária; participação em sessões e audiências de natureza fiscal; elaboração de pareceres; anteprojetos de leis e outros atos normativos; supervisionar eventuais atividades de orientação dos contribuintes efetuadas, pessoalmente ou por qualquer meio; elaboração de cartilhas, manuais, guias e assemelhados de natureza tributária; atuação como instrutor em cursos de reciclagem e aperfeiçoamento em matéria fiscal e tributária, palestrante em eventos de mesma natureza; análise, assessoramento e acompanhamento de contratos e convênios relativos à administração tributária; análise, assessoramento e acompanhamento de programas de fiscalização, na área de sua competência, visando o cumprimento das normas derivadas do poder de polícia do Município; desempenho de outras atividades de maior complexidade e especial interesse da administração, por designação do Secretário Adjunto da Fazenda.

307 - PSICÓLOGO

Prestar atendimento psicológico a pessoas portadoras de sofrimento mental, prestar acolhimento psicológico em órgãos de apoio social ou escolar ou promover atividades que visem o desenvolvimento do elemento humano na organização e outras atividades previstas no padrão funcional de cada posto de trabalho conforme decreto específico.

308 - CONTADOR

Atividade profissional, no campo das ciências contábeis; o trabalho adotado de complexidade, envolve a classificação de documentos, elaboração de balanços e balancetes, análises contábeis e emissão de pareceres e laudos.

ANEXO V

CRONOGRAMA BÁSICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2012

ETAPAS/FASES

DATAS

Publicação do Edital

10/07/2012

Pedido de isenção da taxa de inscrição

10/09 a 20/09/2012

Divulgação do Resultado dos Pedidos de Isenção da taxa de inscrição

27/09/2012

Interposição de recursos contra o indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição

28/09, 01 e 02/10/2012

Divulgação da decisão relativa ao indeferimento ou deferimento dos recursos quanto à isenção da taxa de inscrição

09/10/2012

Inscrições via Internet

01/10 a 31/10/2012

Último dia para pagamento da inscrição e impressão do boleto bancário

01/11/2012

Divulgação do resultado da análise do pedido de condição especial

08/11/2012

Interposição de Recursos contra resultado da análise do pedido de condição especial.

09,12 e 13 /11/2012

Divulgação da decisão relativa ao indeferimento e deferimento dos recursos contra a análise do pedido de condição especial

22/11/2012

Consulta/Impressão do Cartão Definitivo de Inscrição (CDI) via internet, com os locais e horários da prova Objetiva.

12/11/2012

Prova Objetiva

25/11/2012

Divulgação do gabarito preliminar

27/11/2012

Interposição de recursos contra questões e o gabarito preliminar.

28, 29 e 30/11/2012

Divulgação do resultado dos recursos contra questões e o gabarito preliminar.

11/12/2012

Divulgação dos resultados das provas objetivas, Total de Pontos e Classificação

18/12/2012

Interposição de recursos contra o resultado das provas objetivas, Total de Pontos e Classificação

19, 20 e 21 /12/2012

Divulgação dos resultados de recursos contra o resultado das provas objetivas , Total de Pontos e Classificação

04/01/2013

Resultado final (após recursos)

04/01/2013

Homologação

 

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