Edital Concurso Prefeitura de Assis – SP

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADORES / PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO - PBA
ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS AJA / 2012
ASSIS – ESTADO DE SÃO PAULO.
EDITAL Nº 01/2012 de 6 de junho de 2012.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Secretaria de Educação do Município de Assis / São Paulo, com sede na Av: Getúlio Vagas, 740 - Vila Nova Santana - Assis - São Paulo - Fones/Fax: (18) 3302-4444 CEP 19807-130, Parceira do Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira - INVAR - São Paulo, com endereço eletrônico www.invar.org.br, faz saber que realizará Processo Seletivo para voluntários do PBA / AJA NA CATEGORIA DE ALFABETIZADOR VOLUNTÁRIO DE AJA / PBA COM 50 VAGAS para o Município de Assis - São Paulo.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é uma política pública do Ministério da Educação em âmbito Nacional que alia estratégias de redução do analfabetismo, através de programas de formação e desenvolvimento social.

O Programa visa favorecer intervenções de impacto individual e social, resgatando autonomia do cidadão através do processo de alfabetização da população analfabeta, promovendo atitudes voltadas a cidadania. Atendendo a Resolução Nº 32 de julho de 2011 do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC.

DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo será conduzido por um Comitê Técnico de Seleção composta de representantes da Secretária Municipal da Educação de Assis no que se refere à avaliação, e o INVAR se responsabilizará por toda organização do Processo Seletivo, aplicação e divulgação dos resultados.

As exceções serão julgadas por esta Comissão, assim como os casos omissos deste Edital. O Processo Seletivo, objeto deste Edital, será composto de quatro fases, descritas abaixo:

1. Esse processo terá validade de 1 (um) ano, e os candidatos classificados poderão ser chamados para reposição de pessoal, se necessário, ou o preenchimento de novas vagas.

2. O alfabetizador tem o beneficio de uma bolsa auxílio, encontra-se no ANEXO II deste Edital.

3. O perfil profissional exigido para desenvolver atividade de alfabetizador no Programa de Alfabetização encontra-se descrito no ANEXO III deste Edital. 1

4. Os candidatos selecionados serão chamados de acordo com sua classificação no Processo Seletivo. Caso o candidato não aceite a vaga oferecida será considerado desistente e será chamado automaticamente, o candidato subseqüente da listagem de remanescentes.

5. Será garantido o direito às pessoas portadoras de deficiência, tanto para a realização da redação quanto em relação às condições para o desenvolvimento nas atividades de alfabetizador, conforme Lei 11.276/92,

Observação: nestas atividades em que o voluntário candidato apresente necessidades especiais como alterações total ou parcial da audição, visão e fala. Serão encaminhadas para avaliação médica para averiguação de viabilizar seu desenvolvimento como alfabetizador.

6. O Candidato portador de necessidades especiais que precisar de condição especial para participação no Processo Seletivo deverá encaminhar solicitação ao INVAR, através do e-mail: www.invar.org.br descrevendo no assunto Edital nº 01 de ASSIS até o dia 15/06/2012, às 16h.

7. São condições obrigatórias, para as inscrições neste Processo Seletivo, os seguintes requisitos:

a. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da contratação;

c. Encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

d. Possuir, na data da inicial da formação do AJA / PBA, toda a documentação necessária, conforme lista do ANEXO I deste Edital;

e. Conhecer e estar de acordo com as disposições contidas neste Edital.

Fases da Seleção

FASE 1 - CADASTRO DE CURRÍCULOS - na primeira fase, eliminatória, serão analisados os currículos enviados para o e-mail do INVAR ( O Instituto passará as informações para Secretaria Municipal de Educação de ASSIS - São Paulo) seguindo informações que devera constar no currículo do ANEXO IV. Prazo: do dia 05/06/2012 até o dia 16/06/2012.

a. Serão avaliados conhecimento, experiência, percurso e qualificação correspondente ao exigido para a categoria, explicitado nas qualificações necessárias descritas no ANEXO II deste Edital. Serão considerados habilitados para a etapa seguinte os Candidatos que melhor preencherem os requisitos solicitados.

b. Importante: Para envio do currículo, favor copiar o mesmo no corpo do e-mail .

c. Em hipótese alguma problemas com tráfego de internet (congestionamento ou queda de sinal), ou qualquer outro impedimento, será motivo de descumprimento da exigência de entrega eletrônica dos currículos, no prazo e formatos exigidos.

d. A lista de candidatos selecionados nesta primeira fase será divulgada, pelo site http://www.invar.org.br, no dia 22/06/2012, até as 16h, assim como o dia, horário e local para a segunda fase.

FASE 2 - REDAÇÃO classificatória - O voluntário da atividade de alfabetizador de AJA / PBA será convocado para realizar uma redação com tema a ser apresentado no local da realização da atividade solicitada do fase 2 do Processo Seletivo.

  • Data: Será quando da entrega dos documentos; 23/06/2012 à 27/06/2012
  • Horário de realização: agendar
  • Local: Secretaria Municipal de Educação de ASSIS.

FASE 3 - DINÂMICA DE GRUPO - na terceira fase: classificatória serão realizadas Dinâmica de Grupo e se necessário teste de personalidade agendado pela comitê técnico do Processo Seletivo até dia 05/07/2012.

a. Será atribuída pontuação de acordo com o desempenho do Candidato e preenchimento dos requisitos estabelecidos nas qualificações necessárias descritas nas Instruções Especiais e no ANEXO II deste Edital. Serão considerados os seguintes critérios:

  • • Comunicação;
  • • Postura;
  • • Habilidade na resolução de problemas;
  • • Iniciativa;
  • • Liderança,
  • • Relacionamento interpessoal.

b. A lista de Candidatos aprovados nesta fase será divulgada, pelo site www.invar.org.br, até o dia 09/07/2012, com todas as orientações para o desenvolvimento da atividade de alfabetizador voluntário de AJA / PBA.

c. Na hipótese de igualdade de pontuação final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  • • Obtiver a maior pontuação na segunda fase;
  • • O candidato com maior idade, de acordo com o que estabelece a Lei nº10.741/03,
  • • O candidato com o maior número de filhos menores.

FASE 4 - ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO - na terceira fase, eliminatória, será verificada a documentação exigida pela legislação e mencionada no ANEXO I deste Edital. Somente serão admitidos os candidatos cuja documentação completa tenha sido entregue no prazo, local e horário estipulados no Edital de Convocação.

DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Os voluntários selecionados e habilitados para o preenchimento das vagas serão convocados através do site do INVAR, e eventualmente, por telefone, para assumirem as respectivas vagas.

FASE 5 - DOS TÍTULOS 3

I - Dos Títulos:

Serão considerados os seguintes títulos para pontuação, sendo apresentados o original e cópia.

1. Diploma de Doutor na área da Educação - 10 (dez) pontos.

2. Diploma de Mestre na área da Educação - 08 (oito) pontos.

3. Licenciatura plena em Pedagogia - 06 (seis) pontos, em outras áreas do Conhecimento 04(quatro) pontos

4. Curso de pós-graduação lato sensu ou curso de especialização ou aperfeiçoamento com, no mínimo 360 horas na área de educação - 1,5 (um e meio) ponto, no máximo 07 pontos.

5. Certificado de cursos de capacitação, na área da Educação, realizados no Município de ASSIS e/ou reconhecidos pela Secretaria Municipal de Educação de ASSIS, a partir de 2007, com no mínimo 30 horas de duração - 0,5 (cinco décimos) pontos por certificado até no máximo de 1,5 (um e meio) ponto.

6. Certificados de cursos e palestras, na área da Educação, realizados pelo Município de ASSIS e/ou reconhecidos pela Secretaria Municipal de Educação de ASSIS, a partir de 2007, com no mínimo 02 horas de duração - 0,2 (dois décimos) ponto por certificado até no máximo 01 (um) ponto.

II - DA CLASSIFICAÇÃO:

1. O candidato será classificado de acordo com seu perfil apresentado no curriculo, redações e desenvolvimento da dinâmica de grupo acrescido dos títulos de acordo com as pontuações estabelecida na Fase dos Títulos.

2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final, em lista de classificação divulgada nos sites do INVAR e da Secretaria Municipal de Educação.

3. Quanto ao critério de desempate fixa-se em:

O candidato aprovado que for chamado para o preenchimento da função e não comparecer munido dos documentos necessários perderá a vaga. Em favor do Candidato classificado imediatamente na seqüência. A apresentação da documentação obrigatória é de inteira responsabilidade do candidato, assim como a veracidade das informações contidas nos currículos encaminhados para o presente Processo Seletivo, bem como outras informações por ventura solicitadas ao mesmo, sob pena de desclassificação em qualquer momento do Processo Seletivo, caso as mesmas não correspondam à realidade. O não comparecimento do Candidato em qualquer etapa do Processo Seletivo caracterizará a desistência do mesmo e resultará em sua eliminação.

ANEXOS

ANEXO I - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PRESTAÇÃO DE ATIVIDADES DE VOLUNTÁRIO DE ALFABETIZADOR DE AJA / PBA.

Os documentos devem ser entregues:

Data de entrega: 23/06/2012 a 27/06/2012

Local: Av. Getulio Vargas, 740 - Vila Nova Santana - Fone/Fax: 18-3302 4444 -

CEP 19807-130 ASSIS - Estado de São Paulo

É imprescindível a entrega de TODOS os documentos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1 cópia do RG (frente e verso)

1 cópia do CPF (frente e verso - mesmo que o verso seja a tarja preta)

1 cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone - com CEP)

1 cópia da certidão de casamento ou nascimento.

1 cópia do grau de instrução (histórico, certificado ou diploma da escolaridade)

1 cópia da carteira de reservista (para o sexo masculino)

1 Ficha de inscrição impressa (obtida no site do INVAR)

ANEXO II - INSTRUÇÕES POR CATEGORIA FRENTE AO PROCESSO SELETIVO DE VOLUNTÁRIOS DE ALFABETIZADORES DE AJA / PBA.

Atividade desenvolvida no programa Brasil Alfabetizado ASSIS-São Paulo

Inscrição

Nº de vagas

Carga horária

Valor da bolsa auxílio em R$.

Qualificações

Etapas do Processo Seletivo

Alfabetizador de Turma do Programa Brasil Alfabetizado de ASSIS - São Paulo.

06/06/2012 à 16/06/2012

50

Carga Horária do Voluntário: será de no máximo 10 horas/aulas semanais, conforme Plano Plurianual do Município, com participação das reuniões pedagogicas realizadas pelas coordenadoras e gestores do Programa.

R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reias) para turmas que não possuam portadores de necessidades especiais;

R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais) para turmas que tenha portadores de necessidades especiais;

-Ser brasileiro;

-Idade de 18 (dezoito) anos ou mais;

-Ter Formação compatível com exigências para ser alfabetizador de AJA;

-Ter curso superior de preferência em pedagogia, ou outra área do conhecimento

-Estar cursando graduação em pedagogia ou em outra área de formação;

-Ter Concluido o Ensino Médio;

FASE 1.

CADASTRO DE CURRÍCULOS. Eliminatória.

06/06/2012 à 16/06/2012

FASE 2

REDAÇÃO - Classificatória.

25/06/2012 à 29/06/2012

FASE 3

DINÂMICA DE GRUPO - Classificatória.

29/06/2012 à 05/07/2012

FASE 4

ENTREGA DOS DOCUMENTOS

23/06/2012 à 27/06/2012

OBSERVAÇÃO:

1. Serão de inteira responsabilidade dos Candidatos as informações contidas no currículo e outras informações porventura solicitadas aos mesmos;

2. O Candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das atividades do Processo Seletivo com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos;

3. Será excluído do Processo Seletivo o Candidato que:

a. Não comparecer a qualquer das fases do processo, seja qual for o motivo alegado;

b. Não apresentar documento de identidade que o identifique;

c. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

ANEXO III

FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES POR ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO / AJA - EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE ASSIS - SÃO PAULO.

Voluntário AJA / PBA.

Com o propósito de avançar na ação de alfabetizador, esse desenvolverá estratégias em sala de aula, frente suas práticas, tendo como norte o grupo social ao qual o aluno pertence. É exatamente o desafio de ser espaço público em que os alfabetizandos / educando compartilham preocupações e expectativas comuns que desperte e conserve a motivação pessoal e criativa. Neste sentido, o educador como o educando estão no processo de enriquecimento e uma das expectativas é vencer dificuldades, conquistar um espaço de autonomia e independência desenvolvendo o emprego e o senso crítico, preparando-se para o exercício pleno da cidadania. Através dos conteúdos aplicados e desenvolvidos no espaço que ocorrerá às alfabetizações.

Notas: Ver também Resolução Nº 32 de julho de 2011, no site: www.invar.org.br; 7

ANEXO IV

Informações que deverão conter nos currículos

OBS: Digitar o Currículo em WORD, no tipo Times New Roman e com tamanho de letra = 10.

A. Dados pessoais

OBS: Obrigatório preencher todos os campos: Nome completo:

Endereço residencial nº / Complemento / Bairro / CEP / Cidade / Estado.

Telefone: ( ) Telefone Celular / ( )

E-mail:

Data de nascimento:

Idade:

B. Escolaridade

Pós - Graduação

Nome da Pós-Graduação

Data de início:

Data de conclusão:

Nome da Instituição:

Tipo: Doutorado / Mestrado / Especialização / Aprimoramento:

(Para cada uma das atividades acima, preencher os seguintes dados):

Nome da Instituição:

Carga Horária:

Área, Cidade:

Estado:

Graduação:

Nome da Graduação:

Data de início:

Data de conclusão:

Nome da Instituição:

Cidade:

Estado:

Estágios relevantes:

Descrever resumidamente (até 5 linhas), com data de entrada e saída começando pelo último, destacando experiência na área de educação. Descrever brevemente as atividades realizadas nestas experiências.

Ensino Médio:

Descrever local ano de início e término.

C. Experiência Profissional

Mencionar nome da empresa, com data de entrada e saída e cargo começando pela última, destacando experiência na área de educação. Descrever brevemente as atividades realizadas nestas experiências.

Conhece o trabalho do PBA / AJA? Sim ( ) Não ( ) / O que motivou você a procurar esta vaga para trabalhar como Alfabetizador de Turma do PBA / AJA de Assis - São Paulo (Escrever no máximo 30 linhas)

ASSIS, 06 de junho de 2012.

Instituto do Vale do Ribeira

Secretaria Municipal da Educação

Concurso relacionado: Prefeitura de Assis - SP lança edital de concurso público