Dicas para o concurso Professor - Maranhão 2015 (SEDUC - MA)
Remuneração inicial é atrativa, chegando a quase R$ 5.000,00 mensais. Provas em dezembro de 2015, logo, os candidatos não devem perder mais tempo!
A Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão ganhará em 2016 um reforço considerável, que certamente irá se refletivr numa melhor qualidade educacional. Foi lançado o edital do concurso público para Professores do Estado, tendo de início uma boa repercução na imprensa, conforme lembrou a assessoria do governo maranhense.
O concurso será realizado pela Fundação Sousândrade e terá uma etapa de provas escritas objetivas, previstas para 20 de dezembro de 2015, com conteúdos gerais e específicos por área docente, além de prova de títulos.
Apostilas do Concurso da SEDUC – MA:
- Comum a todos os cargos
- Professor da Educação Básica - Língua Portuguesa
- Professor da Educação Básica - Matemática
- Professor da Educação Básica - Química
- Professor da Educação Básica - Física
- Professor da Educação Básica - Biologia
- Professor da Educação Básica - Geografia
- Atendimento Educacional Especializado
- Professor da Educação Básica - Educação Física
- Professor da Educação Básica - História
Veja na tabela prática de estudos a seguir quais serão os conteúdos comuns para todas as áreas. A sugestão é que os candidatos copiem ou elaborem uma tabela parecida com esta, para organizar os seus estudos:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA OBJETIVA*
ASSUNTO | ESTUDOU (SIM/NÃO) | OBSERVAÇÕES |
Conhecimentos Gerais: | ||
Tópicos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental, segurança pública, combate à corrupção, ecologia e suas vinculações históricas. | ||
Atualidades referentes ao Estado do Maranhão. | ||
Língua Portuguesa: | ||
– Compreensão e interpretação de textos verbais, não-verbais, informativos, publicitários e literários. | ||
Textualidade: coesão e coerência. | ||
Funções da linguagem. | ||
A intertextualidade na leitura e na produção de textos. | ||
Tipologia textual. | ||
Variação linguística: emprego da linguagem formal e informal. | ||
Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das Classes de palavras, | ||
concordância nominal e verbal, | ||
regência nominal e verbal, | ||
ocorrência de crase, | ||
pontuação gramatical e estilística. | ||
A semântica e estilística da frase: noção de conotação, | ||
denotação,. | ||
polissemia, | ||
sinonímia, | ||
antonímia, | ||
homonímia, | ||
paronímia, | ||
ambiguidade. | ||
Noções de Informática: | ||
– Noções de operação de Microcomputadores. | ||
Sistema operacional Windows 7, 8 ou superior. | ||
Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2003, 2010 ou superior. | ||
Conceitos browsers de internet. | ||
Correio Eletrônico. | ||
Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. | ||
Noções hardware e de utilização de softwares. | ||
Fundamentos da Educação: | ||
Paradigmas da Educação. | ||
A função social da escola. | ||
O projeto político-pedagógico da escola. | ||
A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, | ||
planejamento e avaliação, | ||
interação professor/aluno, | ||
recursos didáticos. | ||
Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. | ||
Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, | ||
evasão, | ||
repetência, | ||
qualidade de ensino. | ||
Formação e valorização do professor. | ||
Gestão Democrática da Educação. | ||
Evolução histórica da Educação Brasileira. | ||
Legislação Básica da Educação: | ||
Princípios da Administração Pública; | ||
Emenda Constitucional nº 53/2006; | ||
Lei nº 11.494/2007; | ||
Lei 9394/96 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); | ||
Decreto Federal nº 5.154/2004; | ||
Lei nº 6.107/94 Estatuto do Servidor Público Estadual; | ||
Direitos e Deveres dos Servidores Públicos e Responsabilidades dos Servidores Públicos, Regime Disciplinar; | ||
Lei nº 9860/2013 – Estatuto do Magistério | ||
ACRESCENTAR: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE ATUAÇÃO* |
*ATENÇÃO: Vale lembrar que, além desses conteúdos, cada candidato terá que estudar a lista de conteúdos específicos para a área em que pretende atuar. Recomenda-se adiantar os estudos, pois o rol de conteúdos específicos por área é relativamente extenso, tendo-se em vista que os candidatos terão pela frente, pouco mais de um mês para se prepararem (considerando a data de fechamento deste artigo, 09/11/2015).
Repercussão do concurso Professor - MA
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, afirmou que “o concurso atende a uma pauta importante do Sinproesemmma que entende como fundamental a diminuição da contratação temporária na rede estadual de ensino. Por outro lado oportuniza a comunidade em geral o ingresso ao serviço público fortalecendo a educação no nosso Estado”, relatou Julio.
Pelas redes sociais, várias pessoas se manifestaram favoráveis à nova seleção de professores. Como o senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, e jornalista Chico Pinheiro, que exaltaram, por suas páginas nas redes sociais, a medida implantada pelo governador Flavio Dino. Depois de mostrar o link com a notícia do concurso, Randolfe disse: “que inveja do Governo popular do Maranhão”. Chico Pinheiro declarou: “que seja o começo do respeito: Concurso para professor estadual no Maranhão. Remuneração inicial de R$ 5.000,00”.
Apostila para Professor SEDUC - MA (conteúdos comuns e específicos por área)
As vagas
O edital prevê o preenchimento de 1.500 vagas para o Cargo de Professor do Quadro Permanente, com prazo de inscrição que vai de 14 a 29 de novembro de 2015.
Bons estudos e boa prova!
Dúvidas e orientações sobre as provas do concurso: alberto@concursosnobrasil.com.br
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