E por falar em Prova de Redação para o Concurso Caixa 2012...

Como se trata de uma etapa eliminatória, tome nota de alguns detalhes desta prova e leia as nossas dicas gerais para obter melhor aproveitamento.

Outro dia, perguntei a um estudante do último ano do ensino médio como andava seu desempenho em Redação, enquanto disciplina escolar. Ele me respondeu de maneira um pouco precipitada:

- Olha, eu sou até muito criativo, só que me perco um pouco na pontuação, mas isso no computador é o mínimo, pois ele corrige.

Esta resposta, embora real e limitada, me levou a algumas reflexões. De fato, o computador, a internet e os recursos que esses veículos possuem devem ser nossos aliados, mas não precisamos depender deles. O exemplo do uso de corretores ortográficos para "consertar" as barbeiragens gramaticais dos nossos textos é muito sintomático: até que ponto uma correção automática me ajuda a aprender pontuação? Acredito que em muitas situações pouco ajuda e mais atrapalha, pois pode nos levar a um comodismo inoperante. Quem de verdade se interessa pelos porquês dos corretores ortográficos?

É evidente que essa questão do uso dos corretores ortográficos como "professores de português" implica em outra, mais séria para você, concurseiro: nas provas de concursos/seleções/vestibulares ainda não existe uma brecha legal que permita o uso do Office nas provas discursivas e de redação. Não estranhe se nunca vier a existir, claro. Ou seja, na hora H será você - e somente você - que precisará por em prática o que aprendeu, não apenas porque estudou muita gramática na escola/cursinhos, mas porque aproveitou seus anos absorvendo o que conseguiu das suas leituras.

Mas toda essa introdução foi apenas para começar de uma maneira diferente o nosso artigo de hoje, que trata mais uma vez sobre o Concurso Caixa 2012, mais especificamente sobre Redação. Iremos pontuar informativamente alguns detalhes relacionados a esta etapa do processo seletivo para Técnico Bancário Novo e propor alguns direcionamentos para melhor aproveitar o momento único da redação. Boa leitura e bons estudos.

A Prova de Redação será a segunda etapa de avaliação do concurso, com valor de 10 pontos e possuindo um caráter eliminatório. Eliminação esta que já começa na etapa anterior (a Prova Objetiva), pois ficarão de fora os que obtiverem nota ZERO na prova objetiva de Conhecimentos Básicos e/ou nota ZERO na prova objetiva de Conhecimentos Específicos e/ou nota padronizada no polo (NP) inferior a 36,00 pontos. O outro detalhe é que quem não atingir a nota mínima (6 pontos) na Redação também será eliminado

Tanto as provas objetivas quanto a de Redação acontecerão no mesmo dia e horário, mas nem todos terão a redação corrigida, pois precisarão se enquadrar nos critérios de aprovação estabelecidos pelo edital e lembrados anteriormente.

Na correção da Redação serão aceitáveis ambas as ortografias vigentes, tanto a norma anterior (vigente até 31 de dezembro de 2008), quanto a nova, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Portanto, pelo menos até 31 de dezembro de 2012 os candidatos aptos a terem suas redações corrigidas não terão com que se preocupar quanto a isto, embora todos os especialistas recomendem que cada um assimile as novas normas ao seu cotidiano de expressão escrita o quanto antes.

Por fim, o edital estabelece ainda que a Redação deve ser estruturada como um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Isto quer dizer que não poderá ser escrito nada que se assemelhe, por exemplo, a um texto em versos, ou a alguma produção escrita meramente descritiva, muito menos a um texto narrativo ou informativo. Isso parece muito claro, em uma primeira leitura, mas muita gente ainda conta histórias ou enumera coisas numa redação que não deveria ser assim! Assim sendo, é essencial que se dê a devida importância à adequação ao tema proposto e ao tipo de texto requerido.

A organização do pensamento através dos mecanismos próprios da linguagem escrita (marcas de referência textual, sequenciação das ideias, delimitação das partes do texto) e o respeito ao padrão culto da língua (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação) são os dois outros requisitos essenciais para que a redação seja considerada formalmente aceitável.

No mais, é preciso que todos os participantes de concursos que avaliem por meio de redação desvinculem essa exigência como sendo uma barreira intransponível. Diferentemente do domínio técnico-teórico que cada candidato possa ter sobre os conteúdos de provas escritas discursivas, o "domínio" a ser demonstrado em um texto argumentativo-dissertativo requer de cada um não apenas o saber gramatical. Costumo também acreditar que redigir seja uma espécie de treino, aliado a uma boa prática de leitura - e aqui não estou me referindo a apenas "boas leituras", pois isso será sempre muito relativo. Uma "boa leitura" tanto pode ser a de uma obra literária, um editorial ou uma bula de medicamento, como pode ser também a redação de um pré-vestibulando qualquer (é possível extrair alguma boa ideia de textos contendo muitos erros de forma e de conteúdo, porém não estou aconselhando que sempre se dê credibilidade a textos considerados "imprestáveis").

Nem todo jornalista foi necessariamente um primor em língua portuguesa na escola, nem todo bom músico obrigatoriamente precisou revelar seus dons desde a terna infância, assim como nem todo pregador famoso que conhecemos depende apenas do "dom de Deus" para pregar. Mas com certeza, em algum momento das suas vidas, eles se sentiram investidos da obrigação de serem esforçados naquilo que iriam desempenhar, muitas vezes até como profissão definitiva, que está além dos certames. Lembremo-nos sempre que parte do que somos é revelado - e até se sobressai - através de um texto escrito. Então, sempre que estiver escrevendo pense sempre em como os outros vão lhe "enxergar" pelo que você escreve. Pode não ser a solução para seus problemas, mas o princípio dela.

Por Alberto Vicente (@infowebmais)

Comentários

  1. Gisele Gomes disse:

    Muito legal a sua dica, pretendo fazer o concurso e vou prestar atenção na sua dica. valeu.

    Responder
    • Emanoel disse:

      Alquém sabe me informar, se eu posso utilizar na redação letra de forma? Aguardo retorno.

      Responder
      • Wemeson disse:

        nao se pode usar letra de forma em redação porque o texto fica não legivel pela nova ortografia alem das provas que podem ser trocadas e nao ficaria reconhecivel e vc tiraria nota 0 porque nao mostraria sua escrita e sim apenas a letra repetida de forma..bom dia

      • Raiara disse:

        Olha! na redação do ENEM foi permitido sim utilizar letra de forma desde que as palavras que devem começar com letra maiúscula seja diferente das outras.
        boa sorte!

      • Anderson disse:

        Neste concurso poderá ser utilizado, pois o edital deixa claro que ambas as formas de escrever será válida.

      • Lindi disse:

        olha se vc for escrever em letra de foma é bom que seja sempre em letra de forma, se for escrever em letra de mão por exemplo não coloque palavras com letras de forma. Mesmo que seja a primeira letra do paragrafo maíscula e tal.

      • Sintia Rodrigues disse:

        pode,mas é complicado,tem que ter muita atenção para não mistura letras maiúsculas de minuscula ,por isso não e uma opção recomendada.

      • Rafael Silva disse:

        Pode sim! mas pra naum se arriscar, uma boa dica é escrever em Letras Normais mesmo. Assim dando uma boa imprensão para quem vai corrigir, ficando melhor diferenciar Maiúsculas de minusculas...

      • Thiago Correia disse:

        Pode sim. Mas tem que ser fácil de distinguir letra maiúscula e letra minúscula.

      • José Passos disse:

        Só por curiosidade.. na minha vida toda a escrita foi em letra de forma,e modestamente, tão legível quanto qualquer texto impresso à laser,então, como pode-se proibir de escrever desta forma? É impossível, eu , quase aos 40 , mudar toda a minha caligrafia.

      • Ed disse:

        Pode, sim. Basta separa as maiúsculas das minusculas e respeitar as regras de escrita e estilo. Você só não pode usar letra de forma se a banca especificar, por exemplo: "letra cursiva"

  2. Luis Antonio disse:

    Muito bom, exemplo maior, só inteligência.

    Responder
  3. Antonio Netto disse:

    tenho o ensino medio completo como posso me inscrever no concurso?

    Responder
    • Ranierison Mota disse:

      Basta vc entrar nu www.cesgrario.com.br
      e vc se inscreve por lá..

      Responder
  4. Ranierison Mota disse:

    Adorei.... excelênteponto de vista!!

    Responder
  5. Jacira Alves disse:

    Adorei as suas dicas,muito obrigada mesmo.

    Responder
  6. Viviane Silva disse:

    oi o k devo estudar para essa prova
    e o que mas eu tenho que saber para realmente conseguir ser aprovada????

    Responder
    • Elisângela disse:

      Leia o edital, lá tem todo o conteúdo programático.

      Responder
  7. Kelly Dayane Da Silva De Jesus disse:

    como posso me inscrever? já entrei no site da fundação mais ainda não consegui......

    Responder
    • Lucas Oliveira disse:

      http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=caixa0112_m

      acesse este link!

      Responder
  8. Michele disse:

    Srs tirei nota altíssima de redação do enem e meu conselho é para que as pessoas leiam bastante livros para verem a diferença bj

    Responder
    • Fonseca disse:

      olá gostei de seu comentario mas quais livros devo ler

      Responder
  9. Rafaela Pinto disse:

    Muito legal sua colocação.Dicas de redação nunca são demais.

    Responder
  10. Jocimar disse:

    Ótimas dicas, vou lembrar com muito carinho na hora da redação.

    Responder
  11. Bianca disse:

    Olá, gostei das dicas. Gostaria de saber quanto ao uso do título na redação,pois alguns professores aconselham não colocá-lo numa prova para concurso. Obrigada.

    Responder
  12. Francisca disse:

    Lê seu texto, me faz ver o quanto nada sei sobre redação.
    Tenho um problema muito sério em relação a isto, chega até a ser traumatizante. Na ultima vez em que precisei fazer uma redação passei tão mal, que disse que nunca mais faria uma.
    Só que não é fugindo, que conseguimos vencer nossos medos, e sim enfrentando. Vou fazer o concurso, e pretendo me matricular em um curso de redação,gostaria de saber há curso de caligrafia tambem? È que minha letra é horrivel.

    Responder
    • Alberto disse:

      Obrigado pelo comentário, Francisca.

      Mas medo e trauma não vão te ajudar, de verdade. A única solução é o enfrentamento mesmo. Uma alternativa para você seria começar pelo básico mesmo, que é prosseguir lendo bastante, inclusive as próprias questões de redação de provas, porque às vezes não são temas nem tão difíceis, só que o contexto em que estão sendo pedidos "assombra" um pouco.
      Outra dica é você fazer pequenas pesquisas sobre o tema que deseja escrever e depois por no papel as suas opiniões a respeito, ainda que não sejam no "formato" de uma redação de concurso (25-30 linhas, divisão por parágrafos, etc). Nesse processo aí, embora seja possível estudar sozinha, pode ser bem vinda a ajuda de alguém que possa te auxiliar, pelo menos lendo seu texto e traçando comentários. O olhar do outro revela aspectos que às vezes a gente escrevendo não consegue captar. Por ora, é isso, e sucesso para você!

      Responder
  13. Tauató disse:

    SOU ESCRITOR, CORRESPONDENTE DE 02 JORNAIS E PROFESSOR DE LINGUA INDÍGENA.
    PARABÉNS PELO TEXTO SOBRE REDAÇÃO.
    CREIO QUE VAI COLABORAR COM MUITA GENTE.
    PRETENDO UTILIZAR SEU TEXTO EM MINHAS AULAS. COM SUA PERMISSÃO.
    UM GRANDE ABRAÇO DESTE SEU AMIGO INDIO.
    "A SABEDORIA ESTÁ EM HOUVIR CONSELHOS, SEGUIR OS SEUS INSTINTOS E RESPEITAR O SEU ADVERSO" -
    PALAVRAS DO CACIQUE - CAOBI WAIÃPI.
    SERRA DO NAVIO - AMAPÁ - BRASIL

    Responder
    • Dudu disse:

      TAUATÓ,"HOUVIR CONSELHOS"? OU OUVIR CONSELHOS?

      Responder
  14. Valeria disse:

    Adorei sua explicação e advertência sobre o comodismo

    Responder
  15. Valdirene Santos disse:

    Muito interessante essa colocação. Costumo comparar a maratona de preparação para concursos -- e com a redacao não e diferente-- com a preparação para uma corrida de 42 km. Precisamos de treino físico, psicológico e muita atenção a cada detalhe, pois as vezes um milésimo de segundo faz a diferença na hora de subir ao pódio. Tenho estudado e dou a dica: façam textos sobre os temas que as propagandas de tv estão mostrando, como o caso da propaganda do barco, ou sobre o fato de ter sido o primeiro banco a admitir mulheres em seus quadros. Fica a dica e boa sorte.

    Responder
  16. Rafael disse:

    nunca prestei um concurso mas pretendo !qual vai ser o tema da redaçao do concurso??

    Responder
  17. Gilson Luiz Nóbrega disse:


    Olá cara colega, gostaria de saber qual seria a melhor forma de iniciar uma redaçao o inicio de uma frase se possivel puder me mandar um exemplo eu, lhe agradeço de coraçao uma simulaçao de frase para iniciar ok valeu pelas dicas de redaçao voce esta de parabens amiga que deus lhe abençoe e aguardo resposta atenciosamente, Gilson Nóbregs

    Responder
  18. Karla disse:

    Ola, gostei de suas dicas... Algum palpite sobre o tema da redação que será proposto????

    Responder
  19. Adriana disse:

    Eu até gostaria de trabalhar na caixa, mas com 2 filhas pequenas, acho que seria meio complicado estudar para passar no concurso!

    Responder
  20. Joédna disse:

    adorei seu comentário, estou me preparando muito para esse concurso pois é uma chance única e não devemos desperdiçar.

    Responder
  21. Gilberto Primo Lyra disse:

    Mestre Alberto, obrigado por nos alertar, incentivar, orientar, explicar e desvendar os segredos de uma boa redação, com este reforço, aumenta as nossas possibilidades de atingir nossos objetivos, que é o de superar um dos maiores desafios dos brasileiros, a redação. Suas dicas são fantásticas e sua colocação foi brilhante e iluminada. Agradeço por mim e pelos meus quatro filhos. Além disso, tenho a obrigação de compartilhar este grande achado. OBRIGADO!!!

    Responder
  22. Irlane Alves disse:

    Excelente informativo para nós concurseiros. As dicas mencionadas foram claras, objetivas e direcionadas. Acredito que o foco é priorizar os detalhes e observar bem a linguagem escrita, pois, são eles que farão a diferença.

    Responder
  23. Dionaia Costa disse:

    quero saber como faço para fazer minha incrição do concurso da caixa poisjá tentei mas naum conseguir? E gostaria de saber qual vai ser o tema da redação do concurso? e o que devo estudar para passar neste concurso? pois quero muito passar!!!??

    Responder
  24. Glaciene disse:

    Boa noite, gostaria de saber se o tema da redação é proposto pela coordenação da caixa ou eu tenho que ter um em mente. Aguardo resposta. Obrigada.

    Responder
    • Alberto disse:

      Olá, Glaciene

      Não será tema livre, pois a organizadora não teria interesse nisso. Acredito que hoje em dia e seja em qualquer seleção (mesmo a de um simples emprego), banca alguma deixa o tema ao bel-prazer do candidato.

      Responder
  25. Maria Vieira disse:

    Obrigado pela dica ja que pretendo faz fazar essa prova se não for pedi de mais eu gostaria que colocace um exemplo desse tipo de redação, se for possivel claro.

    Responder
    • Alberto disse:

      Olá Maria,

      Vamos fazer melhor: não irei lhe enviar um exemplo de redação neste espaço porque não cabe, mas há sites que já fazem isso por mim e por você. Por exemplo, confira o banco de redações do UOL (coloque no Google).

      Responder
  26. Giselle disse:

    excelentes dicas...

    Responder
  27. Jacques Jansen disse:

    Muito bom o seu comentário, bom saber também que o computador ás vezes nos atrapalha nos ajudando.

    Responder
  28. Elizabete disse:

    parabéns, colocações sábias redação é algo complicado para muitos....

    Responder
  29. Livia disse:

    Ola boa noite! Depois que o edital e vi que tinha redação, desiste na hora sou péssima, não sei onde colocar virgulas, pontos e etc... Quero muito fazer, você acha que se eu fizer um curso de português teria mais chance ?

    Responder
  30. Marcelo disse:

    Alberto,

    valeu pela dica,estou estudando muito,a redação realmente me assusta mas irei vencer este medo.

    Responder
  31. Beatriz disse:

    A princípio redação parece um "bicho de sete cabeças"mas, tudo é pratica.Quem quiser mandar bem neste concurso se proponha ao menos quatro vezespor semana dissertar a respeito de um tema de preferência sobre coisas atuais e que caem em vestibulares de todo Brasil. Não tem erro,pois; A PRÁTICA LEVA´À PERFEIÇÃO.

    Responder
  32. Edson disse:

    Bem ja tava pensando em dessistir mais quando eu lir sua explicação nossa mim deu uma vontade enorme de pelo menos de tentar, e é isso que eu vou fazer parabéns pelo texto valew!

    Responder
  33. Alessandro disse:

    Obrigado pela dica, agora me sinto mais confiante. Agora! Vou com tudo.

    Responder
  34. Danyella disse:

    Olá , Boa tarde ! Sei que toda a matéria da apostila poderá cair na prova , mais tem alguma que devo ficar de olho , pois poderá cair mais do que as outras ? Obrigada !

    Responder
  35. Cristiane Castilho disse:

    Muito bom o texto! A leitura é um ato de grande importância,e que nos ajuda bastante na hora da escrita.

    Responder
  36. Henrique C disse:

    Acabei de terminar o ensino médio, gostaria de saber se em redações de concursos os temas normalmente são relacionados a atualidades/conhecimento geral ou a temas específicos, como por exemplo algo que ligado a vaga desejada?

    Responder
  37. Ana Lauria disse:

    OBRIGADA PELA DICA. COM CERTEZA FARÁ DIFERENÇA EM MEU DESEMPENHO QUANTO A MINHA REDAÇÃO NA PROVA DA CAIXA E EM MEU TRABALHO QUE ME EXIGE TAL PRÁTICA.

    Responder
  38. Mylena disse:

    Oi, boa tarde. Alberto eu gostaria de saber se os temas de redação da caixa são ligados a atualidades ou são de caráter institucional, ou seja, relacionados a normas da agência ... ?
    Obrigada !

    Responder
    • Alberto disse:

      Olá Mylena,
      Em relação à redação, um dos pontos lembrado no edital é que a "Redação será avaliada considerando-se a adequação ao tema proposto, a adequação ao tipo de texto solicitado e a capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto". Portanto, como é um "tema proposto", não temos como prever qual será, até porque nos dois últimos certames (2008 e 2010) não foi cobrada Redação.

      Responder
  39. Sinara Almendro De Souza disse:

    Ola,dicas excelentes,boa sorte a todos eu quero muito vencer mais esse desafio.

    Responder
  40. Giovana disse:

    Vou terminar o Ensino Médio esse ano, eu posso prestar esse concurso?

    Responder
  41. Jéssica Cardoso disse:

    Gostei muito, vc não sabe o quanto isso me ajudou, agora vou continuar ledo mais os livros, e aconselho todos a lerem também.

    Responder
  42. Francisco Gleucivan Holanda Soares disse:

    Muito bom, Alberto com esse texto, que o senhhor esclareceu da uma visão bem legal sobre como fazer uma boa redação.obrigado

    Responder
  43. Gustavo disse:

    Olá caros concurseiros,
    Muito oportuna a observação à respeito do uso de corretores automáticos. A própria internet nos impõe uma linguagem repleta de abreviações, estrangeirismos, adaptações linguisticas que podem acabar como hábitos e vícios em nossa escrita.
    Ora, escrevo textos amadores desde os 10 anos (tenho 20 atualmente), e gostaria de acrescentar às dicas do professor a frieza ao escrever uma redação.
    É importante que sua opinião sobre o assunto seja expressada, sim. No entanto, evite fazê-la usando palavras como "penso", "considero", "entendo", etc. Lembrem-se: Dissertação é feita sempre em prosa, em terceira pessoa. Você não participa do texto.
    Outra coisa: Evitem frases longas. Escrever com simplicidade, evitando palavras mais rebuscadas, pode dar mais clareza ao texto. Coesão e coerência não são difíceis de atingir, basta escrever e prestar atenção à ideia expressa.
    Valorize a informação que você tem em mente, tentando descrevê-la de um modo sintético. Se a gramática for observada, seja confiante na escrita.
    Pratiquem bastante. Estou fazendo a minha parte também :).
    Boa sorte.

    Responder
    • Milena disse:

      Gustavo você arrasou!!! Muito bem, gostei de suas dicas! E pra sua idade já têm uma maturidade impressionante... Parabéns...

      Responder
    • Sônia disse:

      Valeu Gustavo...estou estudando nesse momento para a prova de domingo proximo da CEF e estou perdidona na redação e matemática tbem...
      suas dicas vão me ajudar, obrigda.

      Responder
  44. Dayane disse:

    Gostei muito do tema proposto , me ajudou bastante, mas não sei o porque não consigo fazer a inscrição há dias estou tentando mais ate o momento nada. E Hoje encerra as inscrições. "/

    Responder
  45. Adelson disse:

    MUITO BOM ESSA DICA; MUITO ESCLARECEDORA E DE GRANDE VALIA. PARABENS!!!!!

    Responder
    • Marcos Souza disse:

      Gostaria de saber se a redaçao pode ser escrito com letras de forma ou sera obrigaotorio escrever na forma cursiva, no edital nao deixa claro esta questao

      Responder
  46. Warlei Alexandre disse:

    BÃO DE MAIS GOSTEI DESSAS IDEIAS MAIS FICA A DUVIDA COMO VOU SABER O QUE ESTUDAR PARA A REDAÇÃO,SENDO QUE NÃO SEI O TEMA?

    Responder
  47. Camila disse:

    Ola, alguem sabe me dizer quais foram os temas anteriores das redaçoes do concurso da caixa?

    Responder
  48. Roberto disse:

    Ola, bom dia, gostaria de saber dia e hora do concurso para minha regiao, moro em brauna sp.

    Responder
  49. Marcos Souza disse:

    Alguem responde minha pergunte por favor,
    Gostaria de saber se a redaçao pode ser escrito com letras de forma ou sera obrigaotorio escrever na forma cursiva, no edital nao deixa claro esta questao, eu só sei escrever com letras de forma sera que poderei ser eliminado por isso?

    Responder
  50. Daiana disse:

    Fiquei muito feliz em saber que é um texto dissertativo-argumentativo. Estava em dúvida !

    Responder
  51. Ronaldo Fernando disse:

    ola.gostei muito dessa dica.e muito boa vou fazer minha redação pensando nessas dicas.suas por que quando come-sei a lé estas famosas dicas come-sei a interpretar a mim mesmo.obrigado

    Responder
  52. Jaqueline Candida Vieira disse:

    queria saber qual é o conteudo q vai cair na prova, e qual é o tema da redação´pois tenho dificuldades em redação e quero muito passar nesse concurso..
    presciso estudar muito, mas não sei o q estudar.

    Responder
  53. Andresa disse:

    olá queria saber se alguem me desse algum exemplo do que vai ser a redaçao e como posso estudar para passar no concurso me ajudem gente muitooooo obrigado!

    Responder
  54. Marcos Souza disse:

    Gostaria de saber se a redaçao pode ser escrito com letras de forma ou sera obrigaotorio escrever na forma cursiva, no edital nao deixa claro esta questao

    Responder
  55. Pecê disse:

    É dificil prevê quais serão os temas, no entanto, como se trata de concurso de uma instituição financeira, acho que o tema deve envolver assuntos da atualidade relacionados com desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e humano, tecnologia, as crises economicas mundiais, os problemas das cidades grandes e o desenvolvimento sustentável.

    Responder
  56. Junior Mesquita disse:

    Professor, tenho algumas dúvidas, porém a maior ou a mais importante é o seguinte:
    O tipo de redação que devo fazer ou pedido é dissertativo-argumentativo. Então seria aquela redação onde eu vou expor as minhas idéias com coerência e concordância?

    Responder
  57. Luciana Costa disse:

    Olá, tenho 17 anos e já conclui o ensino médio e pelo que vi no edital se na época de admissão ainda estar como menor de idade serei eliminada, quanto tempo leva em média para ser contratado? Parece que depende da sua classificação, é isso ou entendi errado? Por favor, me expliquem.

    Responder
  58. Raimunda disse:

    essaredação é dada o titulo na hora, ouvem ym texto para ser explorado?

    Responder
  59. Raimunda disse:

    gostaria de saber se a redação é dada o título na hora, ou como é.

    Responder
  60. Davi disse:

    Muito obrigado!

    Responder
  61. Kimberly Marjórie disse:

    nossa, muito obrigada pela dica. Tenho apenas 16 anos e vou prestar esse concurso também, acho que tenho chances de passar, mesmo sabendo que não poderei assumir o cargo por ser menor de idade :(
    Pelo menos será uma experiência para próximos concursos que virão.
    Já consegui muitas oportunidades no ramo de concursos, e hoje sou estagiária da justiça federal - subseção judiciária de Altamira no pará com mérito de ter passado em 1º lugar :)
    beijoo à todos e boa sortee!

    Responder
    • Jéssica disse:

      e viva a liberdade de expressão... Kimberly Marjórie, Parabéns pela sua conquista, gostei do seu comentario e não achei nenhum pouco convencida, somente quis compartilhar sua conquista em um concurso público!

      Responder
  62. Matheus disse:

    Nossa Kimberly....quem te perguntou alguma coisa??? Larga de ser convencida. Todo mundo aqui esta em busca de conhecimento referente a prova da CEF e nao referente o que voce faz ou seus meritos!

    Responder
  63. Claudinei Pereira disse:

    Olá, não entendi uma coisa, se para fazer a redação temos que passar na prova objetiva e as duas são 4 horas de duração, como é que vai ser??? Vão corrigir a objetiva na hora??

    Responder
  64. Juliana disse:

    Em relação ao título na redação dissertativa, é necessário ou não?

    Responder
  65. Juliana Machado disse:

    Estou sem práticar a escrita com redação a muitos anos, e a agora ao tentar uma redação, percebi que estou pior do que imagino, pois por mais que leio e busco compreender o que seria o perfil da redação cobrada pela Cesgranrio, parece que não sei exatamente como discorrer esta dissertativa-argumentativa. Você poderia me dar um exemplo de uma redação corrigida com este perfil por favor?

    Responder
  66. Rodrigo Nobre disse:

    Bom o texto será de grande ajuda, alguém tem um modelo pronto para esse tipo de redação?
    abçsss e boa sorte a todos!

    Responder
  67. Maria Do Ceu disse:

    É obrigatorio colocar título na redação? ou apenas colocamos quando é pedido????

    Responder
    • Jacira disse:

      A redação sem título perde ponto.Conheço professor que não faz a correção.

      Responder
  68. Gleucy disse:

    Nossa !!! me deu vontade de estudar redação agora... mais a prova ja é amanha aiaiaia... boa sorte pra todos

    Responder
  69. Ju disse:

    Acho que vau cair algo relacionado á liberação do aborto em caso de anecéfalos!!Boa sorte á todos!!!

    Responder
  70. Fransuelen disse:

    obrigada por suas dicas, muito boas.

    Responder
  71. Zulmira Kessia disse:

    valeu pela dica.muito obrigada.

    Responder
  72. Rodrigo Costa disse:

    No concurso caixa 2012 eu puz titulo na redacao so q nao tinha o espaço para por o titulo puz na primeira linha.Sera q nao precisava?

    Aguardo

    Responder
  73. Rodrigo Costa disse:

    a redação do concurso caixa 2012 nao tinha lugar pro titulo sera q nao era pra por??? eu puz na primeira linha :(

    Responder
  74. Kátia disse:

    Olá...
    Boa noite!
    Gostaria de saber se em uma redação de concurso,por exeplo o da CAIXA é obrigatório colocar na Folha de Redação o Título?
    Na verdade, minha dúvida não é só no concurso da Caixa, mas em qualquer outro concurso.
    Tem que colocar o Título da redação na folha?
    Desde já agradeço.

    Responder
  75. Sérgio disse:

    O título era obrigatório na redação da caixa 2012? obrigado

    Responder
  76. Thayná disse:

    Também gostaria de saber se o título era obrigatório, pois nao tinha espaço, nem nada falando, e não coloquei /:

    Responder
  77. Nandu disse:

    Gostaria de saber se a possibilidade de que minha prova de redação seja considerada, pois no edital do concurso pedia para escreve-la em cor preta,mas quando iniciei a redação, depercebidamente, comecei com caneta azul, escrevi apenas o primeiro parágrafo com três linhas, depois continue a redação com caneta preta. Acertei muitas questões na prova objetiva,mas acho que a banca irá desconsiderar essa redação. o que você acha?

    Responder
    • Elimar disse:

      Aconteceu o mesmo comigo, mas eu fiz pior. Continuei com caneta azul. Será que vou ser eliminado?

      Responder
  78. Maria disse:

    OLÁ PESSOAL!

    EU ERREI A CONCORDANCIA DE UMA PALAVRA E QUANDO PERCEBI NAO DAVA PRA CORRIGIR, ENTAO COLOQUEI UM ASTERISCO NELA e na ultima linha eu pus a palavra correta tbm marcada com asterisco.

    Alguem sabe me dizer se isso é um erro grave??

    Tchau!

    Responder
  79. Leandro Df disse:

    aqui nesse blog tem uma explicacao bem detalahada sobre o que pode acontecer quando e' colcoado titulo em redacao quando nao for EXPRESSAMENTE solicitado pelo examinador. Na melhor das hipoteses perde pontos e na pior pode ser passivel de eliminar o candidato

    http://blogprofavivianmuller.wordpress.com/2011/05/08/titulo-em-redacao/

    Responder
  80. Tailane disse:

    gostaria de saber se é obrigatório o título em redação ?? pois tive aulas particulares de redação e o meu prof nunca frzou isso pra gente !!!

    Responder
  81. Natália Gomes disse:

    OLHA EU QUERO SABER O SEGUINTE SE EU PASSO NO CONCURSO GERAL E EU TIVER DE DEPENDENCIA EM DUAS MATERIAS ISSO ME IMPEDE DE SE CHAMADA?

    Responder
  82. Dayana disse:

    não consegui ter acesso a minha nota de redação, apenas as notas das provas objetivas.
    Quero saber o q aconteceu.
    me ajudeeeem!

    Resposta do moderador: Dayana, o melhor mesmo é entrar em contato com a organizadora, nesses casos.

    Responder
  83. Odair Marinho disse:

    Concurso da Caixa 2012.
    Tirei 76.66 na prova objetiva deixando me em 34º colocado na classificacao da primeira etapa. Na Redacao tirei 8,5. A nota da redacao será somada a nota da prova objetiva?

    Responder
  84. Alberto (Moderador) disse:

    Obrigado Tauató, muito grato pelas suas palavras. Com certeza, pode utilizar os textos sim.

    Responder
  85. Fabio disse:

    Ola Alberto, fiz um concurso recentemente e na redação ja tinha um tema p/ os candidatos fazerem uma redação, so que no comando vinha escrito para nao colocar titulo, mas so que eu repeti o mesmo nome do tema nao criei um titulo. Sera que posso ser desclassificado por isso, ja que li que o tema não é aceito como titulo. Estou muito aflito com isso.obrigado.

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá Fábio, não sei de qual concurso (edital) você está se referindo especificamente, nem qual foi o tema dessa redação. Mas o fato é que você, pelo que diz, entendeu o comando da prova e mesmo assim adicionou o título (o tema fechado já proposto). Então, não se admire se o desvio desse comando resultar em algum tipo de "penalidade" na correção dessa redação por parte dessa banca específica.

      Responder
  86. Lenita disse:

    numa questao dissertativa que pede uma resposta nao havia comando para título, mesmo assim eu coloquei. Na questao e no edital nada é expresso sobre o uso de título. O que pode acontecer com minha prova?

    Responder
  87. Stephanie disse:

    Se numa redação obrigatoriamente de 25 linhas, eu errar quase duas linhas e passar um risco. O que pode acontecer ? seria anulada ?

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas