Dicas de como passar em concurso público

Confira algumas dicas para seu melhor entendimento sobre como passar em concursos públicos. Entre os muitos fatores a considerar, não se esqueça de que a persistência é essencial.

Ser um servidor público tornou-se hoje um sonho buscado pela maioria dos brasileiros e nem sempre quem passa é o mais preparado intelectualmente. É necessário que haja dedicação, objetivo, comprometimento, organização e estudos. Algumas pessoas deixam muitas oportunidades passarem por medo de tentar, de se sentir derrotada e fracassada. Mas lembre-se: só saberemos se somos capazes se tentarmos e não nos deixar abater só por que não conseguimos uma ou várias vezes que tentamos. Continue sempre em busca de seus objetivos. Nunca pense em desistir.

Para seu melhor entendimento sobre como passar em concursos públicos, preparamos essa matéria com algumas dicas para te ajudar a alcançar o seu objetivo e realizar o seu sonho. Procure segui-las.

- Siga seu objetivo de passar no concurso até conseguir sua realização. Não adianta tentar apenas a primeira vez, fracassar e desistir.

- Coloque em sua mente que a única pessoa que mais pode te ajudar é apenas esta: você mesmo! Então, seja seu próprio aliado, trabalhe a seu favor, não o contrário, busque a auto-preservação em meio a tanta concorrência. Isto não significa que você vai ter que deixar de contar com a ajudar de seus familiares, amigos e colegas, pois ajuda é sempre bem vinda, venha de onde vier.

- Procure traçar horários de estudos a serem seguidos à risca, sem interrupção, barulhos ou qualquer outra coisa que venha incomodar e cortar a sua linha de pensamento.

- Dê enfase às matérias de que você "menos gosta", pois muitas vezes são essas matérias que obviamente menos dominamos e as que mais comprometem seu desempenho nas provas.

- Saiba dividir seu tempo para o lazer e os estudos.

Recentemente, acompanhamos na imprensa a notícia de que um grupo de estudantes abriu mão de curtir o carnaval visando intensificar os estudos para o disputadíssimo concurso do Senado Federal. Trata-se de um caso excepcional, haja vista o fato de que as provas serão aplicadas dentro de alguns dias (11/03).

Esse tipo de conduta, embora até louvável, não é a regra, mas a exceção. Com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, dá para conciliar uma rotina de estudos eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada a boas técnicas de estudo geralmente são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.

- Faça uma redação todos os dias e esteja sempre atualizado nos diversos assuntos, pois, em caso de empate vencerá quem se expressar melhor na sua redação. Esta dica, embora tenha uma relevância maior para aqueles certames em que a redação é um item a ser avaliado, não se limita a apenas essas seleções, pois escrever bem um texto deveria ser obrigação de todo concurseiro. Boa redação e conhecimento de atualidades não são requisitos válidos apenas para submissão a provas, mas para a sua vida como um todo.

- "Concurso não se faz para passar, mas até passar": eis uma afirmativa que você deve levar sempre em conta. A média dos que passaram em concursos públicos é de 12 tentativas até sua realização. Portanto, não se desespere se entrou no "meio" agora e já esperava sucesso na primeira, segunda ou terceira tentativas. Em matéria de concursos, vale sempre a máxima do poeta: "tente outra vez, não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida". Entretanto, se você estudou até passar em um determinado concurso e ainda assim não está satisfeito com o rumo que a sua vida tomou no desempenho daquela atividade profissional, lembre-se de que você tem ainda direito a tentar de novo e trilhar uma outra direção.

- Reúna provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo edital, o número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá encontrar no dia do concurso. Encare a simulação como peça integrante da grande engrenagem que se chama "estudar".

- Leia o edital com o máximo de atenção, para ter certeza de que sua opção pela área de atuação oferecida não foi equivocada. Afinal, caso seja aprovado e convocado, de certa forma aquela será a sua ocupação nos próximos anos. Não vale ficar reclamando do cargo futuramente...

- Estude cada vez mais, pois quanto mais estudar mais aprenderá, desde que seja um estudo concentrado. E lembre-se de outro detalhe: ninguém nasce sabendo. Não tenha vergonha de perguntar sobre qualquer assunto que não domina, seja humilde.

- Tenha motivação. É ela que nos anima e nos dá força para continuar tentando e, principamente, agindo. Em sua caminhada, certamente passará por momentos de desânimo e nessa hora será muito importante encontrar forças ao seu redor, seja no conselho de um amigo, seja na leitura de um artigo ou testemunho de motivação, seja por meio de sua crença religiosa ou por quaquer outro meio.

- Descanse e relaxe dias antes de fazer a prova, procurando não pensar e falar na prova. Afinal, você já estudou tudo que tinha para estudar, agora é só aguardar o dia da prova para colocar em prática o que aprendeu com seus estudos e dedicação e nada melhor do que uma mente relaxada e fresca para se dar bem. Na véspera das provas o pior consolo é a tensão.

- Fique calmo na hora de fazer a prova, respire fundo e saiba que você não tem obrigação de passar, mas aproveite ao máximo a oportunidade que lhe foi concedida e dê o melhor de si.

Comentários

  1. Ronni disse:

    Ótimas dicas!

    Responder
    • Ademilson disse:

      Realmente excelentes dicas...Quanto mais estudar mais vai aprender.....

      Responder
  2. Wilkissana disse:

    adorei essas dicas.........

    Responder
  3. Silvia disse:

    maravilhosas dicas....adorei

    Responder
  4. Amauri Pereira disse:

    gostei das dicas. É sempre bom ler esse tipo de comentário pois nos da um animo para o concurso.

    Responder
    • Edna disse:

      Muito bom, pois nos fortalece para que possamos a cada dia mais termos força e dizer pra nós mesmos que somos capazes...

      Responder
  5. Ericéia Thomé disse:

    CONCORDO PLENAMENTE!!!!

    Responder
  6. Walter Luiz disse:

    Gostei das dicas, obrigado

    Responder
  7. Driele Alencar disse:

    NOSSA! ME APAIXONEI PELAS DICAS. UMA PREPARACAO TOTAL ANTES DE TUDO... OBRIGADA...

    Responder
  8. Zelania Almeida Da Silva disse:

    NÃO DA PARA DESISTIR COM ESSAS DICAS.
    OBRIGADO.

    Responder
  9. Paulo Lima disse:

    sou marceneiro e tenho tenho 43 anoses essas dicas me fezeram voltar a vontase de ser funcionario publico.obrigado.

    Responder
  10. Maria Do Socorro disse:

    Já tive 3 tentativas pensei em desistir, mas não da para desistir com essas dicas maravilhosas. Obrigada...

    Responder
  11. Kerolaine disse:

    ADOREI AS DICAS =)

    Responder
  12. Paulo Vasconcelos disse:

    CONCORDO PLENAMENTE!!!!

    Responder
  13. Genival disse:

    adorei essas dicas...

    Responder
  14. Janice disse:

    Tava precisando dessas dicas.. Valeu. Bjo

    Responder
  15. Sócrates Vilela disse:

    É muito favorável esta dica de como sobreviver perante a um concurso ,eu indico a todos que tbem levem um pirolito p/ tirar a ansiedade na hora do exame .

    Responder
  16. Eliete De Almeida disse:

    Com esta dica fiquei bem animada a fazer mais concurso. Obrigaadoooo.......

    Responder
  17. Jose Claudio disse:

    parabens!estou sem palavras pela dica que li.

    Responder
    • Luciedina disse:

      muito obrigado,pela força.

      Responder
  18. Vanusa disse:

    Adorei as dicas. Muito bom!!!

    Responder
  19. Claudia disse:

    Muito 10 essas dicas...vale a pena segui-las

    Responder
  20. Zilda disse:

    Muito bom ouvi essas dicas,para podermos evitar erros que às vezes cometemos sem percebermos.

    Responder
  21. Tamara disse:

    Uma verdadeira injeção de ânimo,se antes eu tinha dúvida agora c ctz vou acreditar mais em mim. Muita força pra todos!

    Responder
  22. Rafael disse:

    Dica muito boa....que venha o senado!!!

    Responder
  23. Solange disse:

    Enquanto há vida, há esperança...

    Responder
  24. Rosa disse:

    MUITO BOM OUVIR ESSE COMENTÁRIO PASSEI A TER MAIS ENTERESSE.e ME VALORIZAR MAIS.

    Responder
  25. Jacqueline Santos disse:

    Sempre é bom ouvir comentários de quem realmente entende do assunto. Isso me deixou mais confiante e segura.

    Responder
  26. Evangelista disse:

    Adorei, já tentei 04 vezes, passei em 01, aida nao fui chamado, estou inscrito em outro, e vou continuar puscando o que eu sempre procurei....

    Responder
  27. Lucimaria disse:

    legal!hem o objetivo e passar emconcursos eu creio que chegar minha vez

    Responder
  28. Valdenilson disse:

    com certeza essa dica irá mexer com os animos de muitos desistentes ai.ótima dica parabéns...

    Responder
  29. Jucan disse:

    VALEU..PELAS DICAS POIS, ELAS NOS DEIXA MAIS SEGURO E DETERMINADO A BUSCAR O NOSSO IDEAL QUE É O SONHADO EMPREGO PUBLICO.

    Responder
  30. Luana disse:

    excelentes dicas.pois, não devemos nunca desistir e sim, continuar batendo na mesma porta, pois um dia ela abrirá, com muito esforço e persistência.

    Responder
  31. Lucinira disse:

    Valeu pela grandiosa dica, porem estava precisando tomar um chá de ânimo,importantissimo...

    Responder
  32. Silvio disse:

    Eu amei, pois é essa dica que nos dara tranquilidade para prosseguir rumo ao sucesso, interessante e inteligente..
    Obrigado.

    Responder
  33. Marcelo Silva disse:

    gostei da dica.

    Responder
  34. Juliane disse:

    Vou fazer meu primeiro concurso e amei as dicas. vou seguir a risca. Valeu, e continuem mandado dicas pra gente rsrs. Deus abençoe a vida de vocÊs.

    Responder
  35. Patricia disse:

    Amei a dica vou mi inspirar nessa dica certo.

    Responder
  36. Maiko disse:

    otimas dicas, vou seguir essas dicas

    Responder
  37. Danielle disse:

    Excelentes essa dicas!!! Bem animadoras,levantou minha moral,vamos correr atrás galera !!! Todos nós podemos,basta QUERERMOS !!!!! Bjs e até breve.Nos encontramos em algum órgão público...

    Responder
  38. Patricia Bastos disse:

    amei os comentários,pois sou funcionária pública e meu sonho é trabalhar no tribunal de justiça ou tribunal eleitoral e sei que vale a pena tentar sempre.

    Responder
  39. Jesus Carlos disse:

    "Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."

    muito bom a dicas ...

    Responder
  40. Aline C Martins disse:

    Olá, eu adorei as dicas, estou estudando bastante, fiz o Enem ano passado e tirei uma média boa, mas não boa o bastante para me classificar no Prouni... Então fiquei um pouco preocupada, como já falei, eu fiz o Enem e na redação eu tirei 820 pontos, fui bem, e também me dediquei bastante para passar, mas não passei... Irei fazer o Concurso da Caixa, e estou com medo, pois nas dicas você falava bastante em NÃO DESISTIR, e que a média de provas feitas para os concursados serem aprovados foi de 12 concurso!!! O da Caixa é o meu primeiro!!! Mas pelo que muitos dizem, ninguém passou em seu PRIMEIRO concurso não é??? Bom se puderem me dar uma motivação,tipo experiencia de quem passou em seu primeiro concurso,algum comentário ou algo assim, pois mesmo sabendo que estou "preparada", porque acabei de sair do ensino médio e faz poucos meses que eu fiz o Enem, de redação eu entendo um pouco, e estou me preparando o que posso, já me organizei para não me prejudicar... estudo uma matéria por dia, e assim, acho que dá para atingir uma boa nota...
    Obrigado pelas dicas, e farei o possível para segui-las e passar em MEU PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO! ^.^

    Responder
    • Eliene disse:

      Amiga, não se desanime eu também prestei seis concurso cheguei muito perto, mas só vou parar quando eu chegar lá, nem que seja no vigessimo primeiro concurso prestado, abraço nós veremos lá.Para ALINE.

      Responder
    • Antonio disse:

      O texto refere-se a concursos como AUDITOR , TRE, CONGTROLADORIA etc

      Responder
  41. Thiago Fernando disse:

    Ótimas dicas,vou procurar leva-las para o dia a dia dos estudos.

    Responder
  42. Edna disse:

    Como diz o apóstolo Paulo na Bíblia, tudo posso naquele que me fortalece. Gostei das dicas,grande incentivo.Deus abençõe!

    Responder
    • Alberto disse:

      Obrigado pelo comentário, Edna, seja sempre bem vinda neste blog,

      Mas cuidado para não interpretar essa afirmação de Paulo como se fosse uma expressão de que o homem "tudo pode" de fato. Hoje, muita gente usa esse versículo para dizer que tudo pode comprar, tudo pode fazer, tudo pode ser, enfim, tudo pode conquistar, mas se esquece de que Paulo também estava dizendo que tudo podia passar, inclusive por derrotas, por perseguições, por fracassos, por acusações, porque ele tinha um Deus que o fortalecia.

      Responder
  43. Eduardo David disse:

    Excelente texto! Esse ano já estou no meu terceiro concurso, CEF, nos dois primeiros , não fui bem. Mas não vou desistir. Sou cadeirante, e aprendi a apanhar da vida e superar cada obstáculos que me são propostos. Vou lutar contra minhas impossibilidades, e um dia minha hora vai chegar!

    Responder
  44. Divan disse:

    BOA TARDE!Excelente Texto! Parabéns a todos os deficientes físicos que diante de suas limitações fizeram o melhor! Vi a lista de muitos que concorreram as vagas do senado! Fiz Concurso primeira vez!não passei! Mas continuarei a tentar! Quase que passei pq as respostas ficaram em volta das 2 questões em dúvida pra marcar!na Paz!SUCESSOS A TODOS NAS PRÓXIMAS TENTATIVAS!

    Responder
  45. Adriana disse:

    Acabei de fazer minha prova e segui tudo isso que vcs indicaram... Ou quase tudo, eu revi algumas materias no dia anterior a prova, e no meu caso foi bom, muitas coisas que revi cairam na prova... Mas foi graças a disciplina e organizaçao de horarios e estudos, as provas anteriores, com as devidas pausas durante os estudos, e o simulado que consegui ficar mais calma durante a prova, sem aquele nervosismo, tensao ou 'dor de barriga' proprias no momento...rs... agora é so esperar o resultado... Boa sorte a vcs, e pra mim tbm!

    Responder
  46. Josivaldo Duarte disse:

    bendita sejam essas dicas, pois sei se eu as segui-las em nome de jeová e jesus cristo, eu vou realizar meu sonho que é passar em um concurso publico.

    Responder
  47. Dacia disse:

    Adorei irei segui-las à risca. Obrigado pela motivação.

    Responder
  48. Antonia disse:

    adorei as dicas, esse é o primeiro concurso publico q vou fazer, apesar de ter terminado o ensino médio a 13 anos atras.mas tenho fé em Deus, tenho fé na vida, e muito estudo.

    Responder
  49. Thiago disse:

    muito boa vou comecar aestudar agora

    Responder
  50. Angela disse:

    Bacana a dica. Sou Servidora Pública, fiz mais de quarenta concursos, fui aprovada em uns dez, apenas fui nomeada em um deles, não sei o que é mais difícil, se é passar ou ser nomeada.

    Responder
    • Julia disse:

      exatamente,a primeira ansiedade é estudar, a segunda é a prova, daí depois é aguardar a chamada a ainda assim saber se vai ter disponibilidade......... enfim não é tão simples assim..... mas ......

      Responder
  51. Júlio César disse:

    com certeza sem cometários , ótimas dicas e muitas valiosas

    Responder
  52. Heleni disse:

    ótimas dicas,amei todas ela.

    Responder
  53. Antônio Júnior disse:

    " Essas dicas valem mais que diamante, maravilhosas, legais, interessantes...
    Vou leva - las, para a vida toda. "

    Responder
  54. Edilson disse:

    MUITO BOM, GOSTEI MUITO!

    Responder
  55. Lurdes Moraes disse:

    Adorei as dicas, acredito que serão muito úteis não só para mim como para todos que as leram, são valiosas de mais para quem não tinha nenhuma visão de como se comportar diante do tão temido processo..
    obrigada..
    e boa sorte á todos..

    Responder
  56. Margarete Aparecida disse:

    OBRIGADA! PELA DICA DIA 22-04-12 VOU PRESTAR CONCURSO PARA AGENTE DE ORGANIZAÇAO ESCOLAR QUE TERA DURAÇAO DE 04H DE PROVA. SEMPRE FICO ANSIOSA E ANPREENSIVA,+ COM AJUDA DE VOCES VOU DESCANSAR BASTANTE E RELAXAR!!!!!!!! FICA com DEUS!!!! E VOLTAREI NESSA PAGINA PARA CONTAR COMO FOI A PROVA!! ATE BREVE!!!!!!

    Responder
  57. Josinèia disse:

    Nossa muito boa essas dicas,vieram na hora certa!!!Obrigada por se preocuparem conosco!!!

    Responder
  58. Edna disse:

    Gostei muito da dica,estou estudando muito,pois quero passar em um concurso federal,com ajuda de Deus e com meu impenho e esfoço,conseguirei realizar meu sonho.Obrigada pela força.

    Responder
  59. Teca disse:

    Fiz meu primeiro concurso, não passei e achei que o mundo caiu para mim. Mas não, o lance é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima é: "até passar"

    Responder
  60. Siria Schirmann Martins Dos Santos disse:

    É MUITTO BOM SABER QUE ALGUEM TORCE POR NOS.

    Responder
  61. Neto disse:

    Muito boas! Acho que mesmo passando, ainda vou continuar prestando concursos. Estudar também é um vício.

    Responder
    • Jose Paulo disse:

      adorei as dicas ja vis 06 concursos e passei em 05 mas continuo a faser outros.

      Responder
  62. Nathalia disse:

    Olá galera!
    Estou desesperada,procurando apostilas e materiais da Ancine,e não consigo em lugar nenhum com as matérias específicas de técnico administrativo.E nem opinião de ninguém em lugar nenhum em relação ao concurso.quem puder ou souber de algo me ajudem por favor!!

    Responder
  63. Socorro disse:

    valeu as dicas, muito boa.

    Responder
  64. Lucas disse:

    muito bom isso wleu

    Responder
  65. Ailma disse:

    DICAS ANIMADORAS,E SEM DÚVIDA, ESTIMULANTES.VALEU,GOSTEI MUITO!

    Responder
  66. Solange Figueiredo disse:

    Adorei as dicas!estou estudando...nunca desistir..vou chegar lá!sou confiante demais...acredito em Deus!!

    Responder
  67. Lucinete Barbosa disse:

    Fiz 3 concursos esse ano e passei no segundo. Confesso que não esperava passar em primeiro lugar. No ano passado fiquei em terceiro lugar em um concurso de redação,no estado. Persistência e tranquilidade são pontos a seu favor. Gosto de redação, leio muito, acompanho as notícias pela internet e pelos jornais. Fiquei 12 anos sem estudar, casei, tive 2 filhos e decidi ser funcionária pública, o que me induziu a voltar pra escola.
    Não é o concurso dos meus sonhos, mas continuarei a me preparar para trabalhar num lugar melhor ganhando melhor... Meu Deus é fiel!

    Responder
  68. Carla disse:

    Eu estava precisando mesmo ler um texto assim: que desse motivação e vontade de seguir em frente. Afinal, nada nessa vida é fácil.

    Responder
  69. Odivania disse:

    o pior de uma prova é saber que seu esposo, sua mae e seus amigos estao esperando algo possitivo de nos

    Responder
  70. Epaminondas - Palmas-To disse:

    Dicas que valem pelo que são... Jah passei em varios concursos no ano de 1980 - INSS/RECEITA/TRE-TO/BCO DO BRASIL e BEG-1989 (na epoca)... decidi tomar posse no BB, pedi demissao em 2000 e hoje estou estudando para a RECEITA... passei na INFRAERO nov/2011 e posso dizer que passar em concurso e estudar e continuar estudando... vai valer a pena e seu esforço será recompensado...

    Responder
  71. Geila disse:

    Muito boas as dicas... Adorei

    Responder
  72. Josemar Marques De Lira disse:

    Deus e fiel.

    Responder
  73. Eurlircunha disse:

    Valeu. blz.

    Responder
  74. Edna disse:

    Nossa adorei as dicas obg fiquem com Deus..

    Responder
  75. Dane disse:

    Estou super animada em tentar uma nova etapa da OAB. Sei que não é um concurso público, ´mas é um deaafio. Já tentei tres vezes e não consegui. Depois dessas dicas vou ser mais insistentente. Obrigada.

    Responder
  76. Rodrigues disse:

    NOSSA!ESSAS DICAS SÃO DE REANIMAR QUALQUER UM.MUITO GRATO,GOSTEI MESMO.

    Responder
  77. Cleia disse:

    fiz tudo errado, trabalhei 48 hs consecutivas,
    tudo que consegui foi rodar

    Responder
  78. Uires disse:

    Excelente texto, muito obrigado pelas dicas!!!

    Responder
  79. Lima disse:

    Depois destas dicas foi ficar mais tranquilo, obrigado.

    Responder
  80. Adélio disse:

    gostei,"desistir jamais".vou colocar em prática essas dicas,pois estou prestes a fazer meu primeiro concurso.obg...

    Responder
  81. Lilian disse:

    Tenho 30 anos e por medo e me achar menos inteligente que outros esse será meu primeiro concurso, mais lendo tantas dicas sei que será DIFÍCIL mais nunca IMPOSSÍVEL e sei que chegarei lá ,demore o tempo que for mais ganharei essa batalha pois irei treinar muito para ganhar esse jogo.que Deus esteja com todos.

    Responder
  82. Carlos Pontes disse:

    Valeu pelas dicas. Estou realmente precisando seguir outra profissão.

    Responder
  83. Márcia disse:

    Amei as dicas e tenho certeza que elas fazem toda a diferença na hora da prova. Obrigada, ótimo trabalho...

    Responder
  84. Ronaldo disse:

    Concurso não se faz pra passar e sim até passar!É esse o grande lance.Boas dicas.Quem segue-as sempre tem sucesso.

    Responder
  85. Jonathan disse:

    depois dessas espiração vamos á vitória.

    Responder
  86. Clarice disse:

    nossa amei essas dicas agora meu lema é "tente outra vez, não diga que a vitoria esta perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida".

    Responder
  87. Tamires disse:

    Tomei a decisão este mês de prepara-me para os concursos de 2013. Que Deus me ajude, me dando força de vontade, persitência,e é assim que eu passar em um deles, comunicarei a vocês.

    Responder
  88. Watiney disse:

    muito boa essas dicas,
    vou tentar denovo o enem esse ano (2013) e vui seguie essas otimas dicas e sei que vou me sair bem melhor do que o ano passado...
    ficam todo na santa paz galera

    Responder
  89. William disse:

    Otima dica , mas não depende da dica depende de mim Obrigado !

    Grato William

    Responder
  90. David disse:

    excelente opinião dada por você,gostei muito das suas dicas.

    Responder
  91. Edite disse:

    muito boa essas dicas adorei...

    Responder
  92. Jose disse:

    O nosso adivesário somos nos mesmo. obrigado

    Responder
  93. Marcos disse:

    Verdade verdadeira,
    Temo que acreditar de fato e verdade,isso fas a diferença...

    Responder
  94. Douglas disse:

    Não podemos ter medo da concorrência , são apenas números, estudar e detonar!

    Responder
  95. Jose Augusto disse:

    COM ESTAS DICAS AGORA EU FIQUEI MAIS ANIMADO
    VALEU AMIGO!!!!!!!
    TO ESTUDANDO PARA O CONCURSO DA CEF 2014
    VAMOS QUE VAMOS

    Responder
  96. Francisco Gomes Da Cunha disse:

    Eu adorei as suas dicas são realmente boas vou coloca-las em prática e poderá mim ajudar bastantenparabéns

    Responder
  97. José disse:

    Não adianta querer fazer concurso público se não se preparar.

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas