Estudando para concursos pela internet

Internet é uma aliada poderosa dos seus estudos, embora não resolva tudo. Confira algumas dicas de sites que podem contribuir para dar mais interatividade aos seus momentos de estudo.

Nas próximas linhas não estará em jogo se é possível ou não passar em concursos estudando pela internet, pois já está claro que isso depende de cada pessoa. Mas devido à considerável lista de concurseiros interessados em sites/blogs que disponibilizem conteúdo gratuito, resolvemos discutir um pouco sobre o assunto e, na medida do possível, sugerir algumas páginas. Claro que será uma sugestão meramente exemplificativa e breve, uma vez que lista alguma de páginas será capaz de delimitar a imensa quantidade de material despejado na  rede a cada dia.

De antemão, é preciso deixar claro que jamais devemos esperar de qualquer site aquela fórmula mágica que as farão ser aprovadas. Com isso, não estamos negando que o papel da internet em uma boa preparação seja de grande importância, até porque existem aqueles que somente conseguem estudar por meio desse canal (ou se condicionaram a isso), motivadas por fatores diversos, tais como a dificuldade de locomoção diária nas cidades, a falta de tempo para cursos presenciais, a alegada "praticidade", a vontade de "estar antenadas com as novidades", etc. No entanto, é sempre bom ter em mente que embora a internet se apresente como extremamente positiva em alguns contextos, estudar continua significando a mesma coisa: estudar. Com ou sem internet, o trabalho muitas vezes árduo de se debruçar sobre o conteúdo continua sendo o mesmo para todos os estudantes minimamente comprometidos, sejam eles virtuais ou presenciais.

Quanto aos tais sites gratuitos, outro lembrete: em suas pesquisas diárias, você certamente vai encontrar determinados materiais (conteúdo) por alguma porta de acesso facilitada, tais como os sites de compartilhamento de arquivos, os próprios buscadores, as cópias digitalizadas repassadas de amigo para amigo, enfim. Mas convenhamos que em alguns casos essa maneira de encontrar conteúdo não pode ser considerada totalmente legal. Para ilustrar, é o mesmo processo que já ocorre com o compartilhamento "gratuito" de músicas na internet. Ora, existe um mercado de conteúdo pago que está sendo lesado por essa prática e não podemos negar isso, seja qual for a circunstância!

Entre os comentários recebidos no blog Dicas houve pessoas que pediram "modelos de redação". Bastam algumas buscas na internet para resolver esse problema, pois modelos textuais hoje é o que não vai faltar para continuar os seus estudos. Os interessados em reforçar seus conhecimentos práticos e teóricos sobre redação poderiam aliar seus estudos à leitura de redações prontas, facilmente encontráveis em bancos de redações (citemos os bancos de redações do Uol, do Redação Criativa e o do Brasil Escola, para começar).

Por falar em produção de texto, conteúdo de língua portuguesa em geral talvez seja o que mais seja encontrado na web, indo desde a íntegra do novo acordo ortográfico (inclusive os comentários sobre) até a assuntos gramaticais de qualquer complexidade (inclusive questões de concursos comentadas).

Vale também lembrar que portais exclusivos para baixar provas e gabaritos anteriores ou responder simulados são inúmeros na rede e acredito que a esta altura ninguém mais sinta dificuldade nessa área. O Concursos no Brasil também fornece esse tipo de conteúdo de apoio. Para saber mais, acesse a nossa seção dedicada a Questões de concursos.

O outro lembrete importante é que os concurseiros não podem deixar de conferir frequentemente os conteúdos gratuitos em vídeo sobre assuntos recorrentes em concursos (vide Youtube, por exemplo). Você não precisará pesquisar muito para encontrar boas dicas em gravações de aulas, aulas em vídeo, ilustrações de temas e outros materiais nesse formato.

Nessa busca por conhecimento (embora seja difícil por causa do foco dos concurseiros) se você tiver tempo para fazer alguns cursos online sobre temas relacionados com algumas das matérias em voga no concurso que lhe interessa participar, valerá muito à pena. Informática é um desses temas e há diversos sites que disponibilizam esses cursos. Podemos citar aqui a Fundação Bradesco (http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx), onde, após um breve cadastro o usuário poderá ter acesso a conteúdos sempre atuais em concursos, como as ferramentas de escritório, os sistemas operacionais, segurança da informação e tantos outros (com direito a certificado válido nacionalmente).

Por fim, você não pode deixar de acompanhar aquelas páginas que vou classificar aqui livremente como de "conteúdo paralelo", pois são tão importantes quanto os próprios conteúdos de provas específicas. Entre esses conteúdos, podemos lembrar dos blogs dedicados ao cotidiano de estudos dos concurseiros, com dicas, atualizações, motivação e muito mais ("Luta de um concurseiro", "Blog do concurseiro solitário" e as próprias dicas e notícias do Concursos no Brasil). Uma outra alternativa é o acesso a sites similares ao "Até Passar", um misto de rede social voltada para concurseiros e página de conteúdo compartilhado, facilmente acessível a todos os que se interessarem.

Até a próxima dica, concurseiros. Continuem acompanhando nosso Blog!

Comentários

  1. Zilma Dias Cirqueira disse:

    obrigado.sua ajuda é realmente uma mão na roda pra quem não tem muito tempo de estudar com livros...

    Responder
    • Wanderson disse:

      muito bom parabens

      Responder
  2. Tayrone Alves disse:

    Esse blog é show de bola...
    Parabéns!!!

    Responder
  3. Marilaine Lessa Mendes disse:

    ESTAS NOTÍCIAS SÃO TÃO DEMASIADAMENTE ÚTEIS AOS CANDIDATOS QUANTO AOS PROFESSORES DE CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSOS, POR ISSO TÃO VALIOSAS! OBRIGADA EQUIPE CONCURSOS NO BRASIL.

    Responder
    • Alberto disse:

      Obrigado, Marilaine, por ter contribuído para que se animasse a fazer o concurso! O CBR lhe deseja sucesso!

      Responder
  4. Cleyson disse:

    Mt obrigado , vcs tem me ajudado mt c/ suas dicas !!!

    Responder
  5. Anderson Fróes disse:

    ...com essas dicas, realmente facilita e enriquece quem nao tem muito tempo pra estudar em cursos prensenciais. parabens por nos ajudar.!!!

    Responder
  6. Alexandra disse:

    muito obrigado pelas dicas vou repassar.

    Responder
  7. Evania Rodrigues Bezerra disse:

    Muito obrigado por essas dicas vai me ajudar muito com os estudo. Parabéns...

    Responder
  8. Ariadney disse:

    Super interessante este texto proporcionado para nós. Ah, quero dizer que a internet é excelente para quem sabe lhe dar com ela, basta saber pesquisar e pesquisar, para assim obter informações certas e suficientes para obter um bom resultado! Obrigada!

    Responder
  9. Dade disse:

    Gostei muito,obrigada, pois tenho buscado esse conteudo.

    Responder
  10. Ana Lucia disse:

    olá pbrigada pelas dicas, sempre vale ressaltar que bons livros tbm trazem ótimos resultados, valeu!!!!

    Responder
  11. Rezita disse:

    adorei as indicações>>>>>>

    Responder
  12. Rezita disse:

    adorei as indicações>>>>>>

    Responder
  13. Alexandre Eufrásio disse:

    Se podemos facilitar, poque complicar! Esse blog facilita o estudo. Parabéns!

    Responder
  14. Aléssia Viana Dos Santos disse:

    Essa forma prática de desenvolver a leitura é bastante intetessante

    Responder
  15. Janderson Roberto disse:

    Ola Bom dia, obrigado por tudo varias duvidas que tinha foram esclarecidas aq.

    Responder
  16. Vilma disse:

    depois de muto tempo resolvi fazer um concurso publico,confesso que estou um pouco apreensiva com a prova,mas com suas dicas fica mais facíl acreditar,obrigada.

    Responder
  17. Lidiane disse:

    muito obrigada pelas dicas você é d+!!!

    Responder
  18. Maria Meres disse:

    obrigada pela dica. preciso muito passar em um concurso.vou seguir suas orietações...

    Responder
  19. Rosimeire disse:

    Muito obrigado pelas deicas!!!

    Espero lembra-me desta oportunidades e dicas na hora das provas. Parabéns....

    Responder
  20. Arnaldo disse:

    muito bom essas dicas. Muito importante. eu faço sempre busca na net para complementar. Respondo sempre questoes de concursos passados e quando não sei a resposta faço uma busca. Muito obrigado por mais essa dica. Parabnes

    Responder
  21. Denise disse:

    valiosas as dicas, é muito bom contar com quem está disposto a nos ajudar!!!!!
    Estudar, estudar, e estudar, e assim até passar!!!!
    Boa sorte meus amigos concurseiros!!!!

    Responder
  22. Paula disse:

    As dicas são ótimas. As vezes no meio do caminho pensamos em desistir mas sempre temos alguém para nos dar ânimo e forças para continuar a caminhada para alcançar uma oportunidade na carreira pública.
    Muito obrigado e muito sorte para todos nós concurseiros.

    Responder
  23. Nichelle disse:

    Acabei de descobrir este espaço...Adorei as dicas e os comentários!!! Então gente, vamos a luta! \0/ Boa Sorte a todos! Obrigada.

    Responder
  24. Flavia Bahia disse:

    muito bom amei...........

    Responder
  25. Alexandre Jp disse:

    São pessoas como vcs, que motiva esse brasil!!! Obrigado...

    Responder
  26. Jairo disse:

    Isso é o mínimo. É o início. Busca em sites, etc. Mas se quiser "focar" mesmo tem que comprar videoaulas e livros de diferentes autores.

    E pra "fechar" o ciclo de estudo para um concurso a atenção deve ser voltada para a resolução de questões para identificar os estilos das bancas. Cada banca preserva um estilo de fazer questão.

    A maturidade para a gente passar chega quando passamos daquela fase inicial em que nos deslumbramos com as dicas dos "gurus" dos concursos e nos detemos seguindo um cronograma para obter o resultado desejado.

    Simples assim, alguém já disse que passar não é difícil mas, sim, trabalhoso.

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Muito boas as suas dicas, Jairo!

      Parabéns, porque você entendeu todo o "Espírito da Coisa" que queremos demonstrar com este blog e, acredito, querem demonstrar todos aqueles que motivam as pessoas (incluídas aqui, claro, os próprios leitores-concurseiros como você, que postam comentários desse tipo, muito balizados e realistas)

      Concordo quando você diz que "a maturidade para a gente passar chega quando passamos daquela fase inicial em que nos deslumbramos com as dicas dos 'gurus' dos concursos e nos detemos seguindo um cronograma para obter o resultado desejado".

      De fato, Jairo, acredito, como você, que não vai ser o "deslumbre" das "dicas dos gurus" que nos farão passar em algum concurso, pois se tais "dicas" não conseguirem levar os candidatos ao trabalho árduo dos estudos, de nada vai adiantar mesmo.

      Muito obrigado, concurseiro, pela lembrança que deu neste comentário e que ela sirva para nortear sempre cada "dica de guru", como você diz, seja lá qual for o veículo que a tenha publicado (internet/vídeo/aula de cursos/áudio/livro/etc).

      Responder
  27. Isam disse:

    As dicas que foram dadas, são muito importante. obrigado!

    Responder
  28. Dany disse:

    adorei as dicas.muito sucesso!!!

    Responder
  29. Joana Darc disse:

    Obrigada pelas dicas, valeu muito.

    Responder
  30. Mara disse:

    Ok vou comeca a estuda agora mesmo...
    Obrigada

    Responder
  31. Eliana disse:

    preciso me preparar, na hora dá um branco

    Responder
  32. Larissa disse:

    Vou prestar essa prova também. Estou me preparando com esse curso aqui (IOB)

    Responder
  33. Alessandra Fu disse:

    Olá, Gostaria de sugerir uma ferramenta para estudar para Concursos Públicos.
    Chama-se ExamTime, ela é online e grátis. O link é https://www.examtime.com/pt-BR/
    Ele é ótimo para estudar. Ele tem ferramentas para criar Mapa Mental, Anotações, Quiz, FlashCards e Plano de Estudos. Vale muito a pena explorar todas as ferramentas. Recomendo!

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas