Como estudar Segurança da Informação para concursos

Livro "Segurança da Informação para Concursos", do professor Helder Brito, pretende ser referência para os estudos sobre o tema, que ainda é carente de materiais específicos.

Até hoje, uma das dificuldades de muitos concurseiros é encontrar um livro de referência em determinadas áreas específicas de estudo. Encontramos muitos materiais em apostilas e capítulos de livros, mas nem sempre são focados. Quando o assunto é Segurança da Informação, aí a dificuldade de encontrar uma obra como base aumenta muito. 

Foi pensando nisso que o professor e Analista Judiciário de TI do TRT 18ª Região, Helder Brito Nascimento, publicou o livro inédito intitulado "Segurança da Informação para Concursos". A produção, fruto de uma parceria com a Editora Ciência Moderna, surge justamente para suprir a carência desse segmento de estudos, que é tão importante para aprovação em concursos de destaque no Brasil.

Helder Brito, que também é especialista em Segurança de Redes Computacionais e ex-Professor Universitário, revela-nos que, quando estudava para concursos, tinha que garimpar na internet e em vários livros diferentes artigos que tratassem sobre segurança da informação (SI), uma vez que não havia um livro base que fosse referência no assunto para estudar, especialmente para concursos.

O livro surgiu depois do autor ter ganhado uma experiência de mais de 4 anos atuando na área de SI, tempo em que também buscou sua Especialização. "Tinha muita vontade de ajudar as pessoas a alcançar também a tão sonhada vaga no serviço público, e isso gerou em mim a iniciativa de publicar um livro com questões comentadas deste tema". 

O livro procura explicar de modo simplificado o que as bancas de concursos mais exigem no tocante à Segurança da Informação. Trata-se de um assunto cada vez mais frequente e hoje percebemos que até em concursos para áreas não específicas de TI, como técnico administrativo, a matéria é abordada.

"Hoje as bancas estão cobrando questões de Segurança da Informação até em conhecimentos gerais de concursos que não são voltados para o profissional da área de TI, até com temas muito complexos mesmo para profissionais da própria área", informa o autor. "Dentre os assuntos com maior destaque, estão as normas ISO/IEC de Segurança da Informação, os ataques a sistemas computacionais e vulnerabilidades, a criptografia, os princípios de segurança da informação, certificados digitais, PKI, assinaturas digitais e as ferramentas de Segurança de Redes".

Para o concurseiro que leva a sério a maratona de preparação, o livro é uma poderosa ferramenta. "O diferencial desta obra é justamente cobrir este espaço vazio que existia no caminho do concurseiro: ensinar segurança da informação de forma bem didática através de questões de concursos comentadas e separadas por assuntos que mais costumam ser cobrados pelas principais bancas de concursos. Também tive a preocupação de abordar como o assunto SI é cobrado, levando-se em consideração o estilo de cada uma das principais bancas de concursos", conclui o professor.

O livro está disponível na página da editora (http://www.lcm.com.br/site/#livros/detalhesLivro/seguranca-da-informacao-para-concursos.html), na versão e-book ou impressa.

Edição: Alberto Vicente (alberto@concursosnobrasil.com.br)

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos