Dicas de estudo para o concurso da PM-BA

Confira as dicas dos especialistas sobre o concurso da Polícia Militar da Bahia, que oferece duas mil vagas para o curso de formação de soldados. Candidatos devem atentar para novidades nos conteúdos cobrados e também para o TAF.

Quem tem acompanhado o notíciário dos Concursos no Brasil já sabe que - enfim - foi lberado o aguardado edital de concurso público para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia, com a exigência do nível médio ou técnico. Inicialmente, foi divulgado pela própria PM/BA um total de 3.400 vagas, mas assim como ocorreu com o recente concurso para Oficiais, a quantidade foi alterada, em virtude dos chamados "ajustes orçamentários". Mas isso é o que menos importa agora, já que as duas mil vagas disponíveis poderão ser a oportunidade suficiente para muita gente consiga realizar o desejo de fazer parte da corporação.

Mas antes de se inscrever, é importante lembrar que, além da escolaridade, o candidato precisa ter idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima 1,60 m (sexo masculino) a 1,55 m (sexo feminino) e Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria B.

As provas já estão agendadas para o dia 09 de dezembro deste ano, o que indica que os interessados terão pela frente cerca de dois meses para intensificar a preparação. Quem ainda não se preparou como devia tem chances de concorrer, bastando demonstrar disciplina e determinação.

Proximidade das provas

Com tão pouco tempo para a realização das provas, é preciso estruturar uma estratégia de estudo que faça do candidato um concorrente à altura dos demais, que supostamente poderão estar mais preparados. A coordenadora Oilza Mendes, do Curso Ideal (um dos mais procurados da cidade de Feira de Santana), orienta que devido ao calendário desfavorável, será mesmo necessário correr contra o tempo para alcançar uma aprovação. "O foco e a disciplina devem ser as maiores ferramentas do estudante", enfatizou.

A Fundação Carlos Chagas

Oilza Mendes tem aconselhado que os concurseiros não devem subestimar as avaliações da Fundação Carlos Chagas, escolhida como responsável pelas provas do concurso da PM na Bahia. Segundo ela, nas questões de múltipla escolha da FCC, é característico a formulação de perguntas com muitas "pegadinhas" (exemplo: "marque a alternativa INCORRETA"), o que pode induzir o candidato a responder a opção errada, se não estiver atento e com uma boa preparação prévia.  Segundo estudo feito pelo professor Wilson Granjeiro, a FCC traz uma abordagem que valoriza bastante a gramática normativa (regras gramaticais), explorarando questões sobre acentuação, a nova ortografia, verbo, funções sintáticas, concordância e regência.

A concorrência

Não tenha dúvida de que este é um certame que terá grande concorrência. Para se ter uma ideia, somente no Curso Ideal, há uma primeira turma, já formada, com 150 candidatos dispostos a fazerem o máximo para enfrentar bem a maratona das provas. Então, se você quer ser mais um desse grupo, adiante-se!

Os conteúdos 

Por se tratar de um concurso para o nível médio, não é esperado que os conteúdos de estudo apresentem uma complexidade acentuada. Por exemplo, aqueles assuntos voltados para Língua Portuguesa irão exigir dos candidatos somente domínios elementares. Entretanto, a situação tenderá a se agravar um pouco, pois sabemos que também será cobrada redação. 

Assim, no "conjunto da obra", as provas de português e de redação acabarão por ser, de fato, os maiores temores de quem prestará o concurso da PM/BA. Aliado a isso está o fato - comprovado - de que parte considerável dos candidatos é composta por gente que terminou o Ensino Médio há um bom tempo e possivelmente sentirá algumas dificuldades em redigir um bom texto ou fazer interpretações textuais.

Ademais, como bem nos lembra a coordenadora do Curso Ideal, boa parte dos candidatos a este concurso são pessoas que trabalham no comércio, operários de indústrias, donas de casa, entre outras ocupações que não permitem uma disponibilidade de tempo adequada, para atividades importantes como revisões de conteúdos e leitura mais cuidadosa. No entanto, "sem ler não há como escrever bem, o que explica tantos candidatos eliminados em redação". Por isso, caso você também se enquadre nessa "estatística", é hora de despertar.

Conforme destaca o professor João Ricardo Marques Melo, os candidatos que decidirem intensificar os estudos fazendo cursinhos, deverão redobrar as atenções, inclusive treinando muita interpretação de texto e redação fora da sala de aula. "Como são apenas poucos meses para este preparo, não tem jeito, somente os mais capacitados vão ser aprovados", conclui.

Outras matérias: Os professores alertam que as outras áreas cobradas - atualidades, raciocínio lógico, história e geografia do Brasil, direito penal, direitos humanos, direito administrativo e constitucional - devem ter seus dias separados para revisão. Há também que se lembrar de que uma das novidades da prova deste ano é a cobrança de conhecimentos gerais sobre IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO. Trata-se, segundo os especialistas, de uma tendência encontrada em vários concursos policiais pelo Brasil, até mesmo para que se forneça um preparo mínino aos novos policiais admitidos quanto às questões que envolvam raça e gênero (legislação específica estadual, as tipologias criminais, etc).

TAF - Teste de Aptidão Física - Os candidatos não devem menosprezar esta etapa, que é tão relevante quanto as provas objetivas e - detalhe - não será uma prova aplicada pela FCC, mas sim pela própria PMBA! Vale muito à pena reforçar seus conhecimentos a respeito e solicitar a consultoria de um especialista, a fim de que se consiga ter um bom desempenho no TAF. Esta fase exigirá treinamento prévio, portanto, o candidato deverá incluir essa preparação em seu planejamento de estudos (pelo menos uma hora de exercícios por dia, mesmo para aqueles que não praticam atividade física).

Detalhes sobre a Prova Discursiva - Redação

Somente será corrigida a Prova Discursiva - Redação candidatos habilitados na 1ª Etapa (Prova Objetiva) em até seis vezes o número de vagas, conforme opção por Cargo/Quadro de Praças/Região de Classificação - Município/Sede e Sexo (masculino ou feminino). Além disso, mesmo que o candidato tenha alcançado 50 pontos na Prova Objetiva, somente terá sua Prova Discursiva - Redação corrigida se sua classificação estiver dentro do número de vagas previsto (até seis vezes o número de vagas, conforme explicado antes).

A Prova Discursiva - Redação apresentará três temas versando sobre uma ou mais disciplinas/assuntos do Conteúdo Programático exposto no Anexo I do Edital. No entanto, o candidato deverá desenvolver apenas um dos temas. 

Na avaliação dos textos produzidos, serão considerados:

- O Conteúdo: até 40 pontos para a consistência dos argumentos, a clareza, coerência, capacidade de análise crítica, a perspectiva adotada no tratamento do tema;

- a Estrutura: até 30 pontos para o respeito ao gênero solicitado, a progressão textual, articulação das frases e dos parágrafos, e

- A Expressão: até 30 pontos para a avaliação da expressão do candidato em sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido, o desempenho linguistico de acordo com o nível de conhecimento exigido, a adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso e ao domínio da norma culta formal. 

E quanto ao tamanho do texto a ser produzido? Poderá conter um mínimo de vinte linhas e um máximo de 30, nada mais.

Cronograma de estudos

Sugerir cronogramas de estudos é uma tarefa que precisará sempre levar em conta as disponibilidades de cada um, principalmente as de tempo, ou mesmo as de recursos didáticos ou financeiros. A nossa sugestão irá levar em conta o fator "tempo". Assim, preparamos dois planos escritos de programação para estudos:

Plano A - para quem tem somente o período noturno livre:

NOITE - SEGUNDA A SEXTA DAS 19:00 ÀS 23:30

SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Português e redaçãoGeografia do Brasil e atualidades Raciocínio-lógico quantitativo e noções de direito penal Noções de direito constitucional e de direitos humanos História do Brasil e noções de direito administrativoSimulados
Horário a critério
Simulados
Horário a critério
O concurseiro deverá fazer breves intervalos entre uma matéria e outra

Plano B - para quem tem o dia inteiro livre

DIA INTEIRO - SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00 ÀS 12:00/ 14:00 ÀS 18:00
SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
PortuguêsGeografia do Brasil Raciocínio-lógico quantitativo Noções de direito constitucionalHistória do BrasilSimulados
(apenas pela manhã)
Descanso semanal
Redação e simuladosAtualidades e simuladosNoções de direito penal Noções de direitos humanos e simulados Noções de direitos humanos e simulados Simulados
(apenas pela manhã)
Descanso semanal
O concurseiro deverá fazer breves intervalos entre uma matéria e outra

Dicas para resolução de simulados

Para encerrar, lembramos que o portal Concursos no Brasil oferece uma gama de simulados bastante valiosa, que podem ser feitos online e rapidamente corrigidos. As questões estão divididas por órgão, por matérias e por cargos. Por exemplo, para treinar seus conhecimentos sobre português, o candidato poderá responder às questões específicas de Língua Portuguesa para o nível médio. Para fazer simulados por cargo, é possível acessar questões específicas para o cargo de policial militar ou cargos correlacionados.

A vantagem dos simulados virtuais é que o candidato terá à disposição uma infinidade de questões, com auxílio prático para correção e a possibilidade de repetir os procedimentos quantas vezes desejar, sem correr o risco de fazer anotações de respostas no papel e ser influenciado por essas anotações nas simulações futuras. Entretanto, como os simulados não são geralmente ordenados por assunto, as questões deverão ser respondidas na sequência em que aparecem.

Edição: Alberto Vicente - alberto@concursosnobrasil.com.br. Reportagem: Michelle Oliveira 

Comentários

  1. Valdenor Carneiro disse:

    Não importa o número de vagas, só sei que eu vou agarrar aminha!!!

    Responder
  2. Alan Porto disse:

    Queria agarrar a chance .mas nao tenho habilitaçao .sera q dar tempo para conseguir a minha ?

    Responder
    • Moises disse:

      Olha Alan. no minimo e 6 meses para vc tira a sua CNH.passando em todas as provas. boa sorte meu querido.

      Responder
    • Carlos disse:

      Caro Alan!nao se preocupe com sua CNH,voce tendo tempo disponivel,para fazer as aulas teoricas e as praticas,passando de primeira nos exames.em dois meses voce está com a sua em mãos.Boa sorte!!!

      Responder
  3. Aline disse:

    Alan, também não tenho habilitação. Estou estudando e se passar irei providenciar a minha urgentemente...

    Responder
    • Joelton disse:

      Aline vc tem que começar sua CNH o mais rapido possivel, pois o processo de tirar a habilitação é muito demorado, porque as auto-escolas andam sempre super lotadas te aconselho.corrrrrrrrrrrrrre.

      Responder
  4. Pedro disse:

    com certeza esse concurso promete muita concorencia mais não importa porque eu tenho um obijetivo que e passar e vou passar com fé em DEUS...
    nada e imposivel quando se tem foça de vontade !!!
    lute vá em frente que tudo vai dar certo !!!

    Responder
  5. Guego Latão disse:

    Vou começar a estudar hoje,numca é tarde para realizar um sonho,cuida!

    Responder
  6. Felipe Guedes disse:

    Boa noite galera, surgiu mais uma oportunidade pra galera que almeja a carreira militar. desejo boa sorte a todos e bons estudos.
    E gostaria de saber se alguem tem algum conteudo em PDF. ABRRSSS

    Responder
    • Paulo Roberto disse:

      essa é mais uma chance, de quem tem o sonho de se tornar um PM.desejo a todos´que estao se lançando nessa nova empreitada bons estudos e boa sorte e que DEUS NOS ABENÇOE...

      Responder
  7. Jamerson disse:

    Quem estudou para ser primeiro, terá a tendência de ser aprovado, ou as vezes não em primeiro, mas bem colocado. Só sei que uma vaga é minha!!!!

    Responder
  8. Aercio disse:

    Boa sorte a todos
    Tenho 18 anos ja estou habilitado e muito focado para esse concurso serei um dos convocados valeu!!!

    Responder
  9. Anderson disse:

    meu objetivo e passar neste concurso sou habilitado é confiante que vou passar

    Responder
  10. Jefferson disse:

    coitados.. ai eu ja tou dentro.. mim disculpe HDUSHAUD só falta faze um investimento.. tirar a carteira de habilitação A boa sorte a todos e Mais sorte ainda pra mim HDSUAHDUSAHUDA

    Responder
  11. Joseilton disse:

    com fé em deus, e nos meus estudos, uma vaga com certeza sera preenchida por mim, não desmerecendo nimguem, todo mundo é capaz, é só ter fé e estudar de verdade.
    boa sorte concorentes.

    Responder
  12. Joelton disse:

    galera vai um conselho quem não tem habilitação, providenci logo pois caso vc seja aprovado no concurso, na hora de se matricular no curso de formaçoa e vc não tiver com CNH, vc será eliminado automaticamente.

    Responder
  13. Edjanio Diassis Dos Santos disse:

    olá gente boa eu estou estudando para esse concurso mas ainda nao tenho minha reservista será que dar tempo eu tirar? vlw boa sorte para todos!!!

    Responder
  14. Rocco disse:

    ja tenho seis meses estudando missao dada e missao cumprida ja estou la dentro

    Responder
  15. Ana disse:

    Para mulher complica mais, enfim... vou passar.

    Responder
  16. Alberto Vicente (Moderador) disse:

    Vai nessa tua força, Ana!!!

    Responder
  17. Marília disse:

    Pessoal ñ estou conseguindo mim inscrever!
    Qual o site de inscrição por favor?

    Responder
    • Edvaldo disse:

      fundação carlos chagas pm ba

      Responder
  18. Sandro Ferreira disse:

    Começei a estudar pra este concurso desde o mês de abril não tô muito preocupado com o tempo não, mas vou seguir esse cronograma só pra revisão. Valeu aí pela dica!É muito boa!!

    Responder
  19. Aline disse:

    oi galera ... n tenho a carteira d ehabilitação e já me escrevir... será que implica?

    Responder
  20. Jorge disse:

    Boa noite a todos! Pessoal, uma pessoa aprovada mas com a CNH ainda em andamento tem alguma chance de seguir a carreira militar?

    Responder
  21. Valdeir Santos disse:

    eu vou fazer a prova e vou passar,mais não tenho habilitação;será que não posso tomar posse do meu cargo devido a isso.caso isso aconteça poço tirar a habilitação depois?

    Responder
  22. Josué Santos disse:

    como é que posso ter acesso ao simulado?

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Josué,

      Tente este link: http://concursosnobrasil.com.br/questoes/

      Responder
  23. Teogenys disse:

    NAO TENHO MINHA CNH MAS TENHO FÉ EM DEUS Q VOU CONSEGUIR PORQ TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALEÇE... BOA SORTE A TODOS.

    Responder
  24. Marília Rodrigues disse:

    Estou em SP mas, fiz minha inscrição mesmo assim.Estou torcendo que haja uma prorrogação pois estou muito confiante!

    Responder
  25. Marcelo disse:

    Não estou conseguindo encontrar o local da inscrição, alguem da um help ai...

    Responder
  26. Jadson Silva disse:

    Galera que ta pensando em tirar a cnh da tempo sim, mas se voce pode tirar agora porque espera pra depois.Acreditem a hora é essa tenha o objetivo em mente de passar em boa colocação e estudem muito...abraços

    Responder
    • Felipe disse:

      Vc reside em Barreiras?

      Responder
  27. Rivmarques Santos disse:

    Ainda bem que já estou tirando a minha boa sorte a todos que Deus faça a sua vontade, nunca esqueça que Deus tem o melhor pra cada um de nos.

    Responder
  28. Graciele disse:

    Sera que com 1.54 reprova?
    mi ajuda gente quero a resposta logo pra mi fazer a incricao...e boa sorte para os futuros Pm..

    Responder
  29. Cicero disse:

    todos nos estamos juntos nessa batalha e vamos conseguir,por que deus e mais.sou de alagoas e vou confiante.so espero q a prova seja objtiva;e nao seja igual a de alagoas.cada enunciado de 60 questoes um livro a ser lido.boa sorte ao meus futuros conpanheiros.

    Responder
  30. Cris disse:

    ola´galera,ser pm e´um sonho pra me e vou realizar, se Deus quiser, estudem pessoal, pq ta pesado,boa sorte pra todos.pra deus nada e´impossivél.

    Responder
  31. Ivanilson Clarindo disse:

    no edital diz 100 vagas para juazeiro,nao importa,só quero uma,a minha com fé em Deus.

    Responder
  32. Yuri disse:

    oii galera boa noite!!,meu sonho é ser policial militar, mais eu ainda tenho 16 anos, minha mãe fala que policial nao ganha bem,agora estou pensando em ser arquiteto,Boa sorte aii pra vcs na prova.

    Responder
  33. Leris disse:

    eu nao tenho a cnh mais estou estudador pra vale e é um sonho meu ser o pm de qualidade vou consiguem se deus quiser ele sim é meu heroi estou sempre com ele... até a prova.

    Responder
  34. Danilo disse:

    Ola galera ja venho estudando a alguns meses e agora intensifiquei os estudos. estou escrito na regiao 4 e sem duvida e uma das mais concorridas. Sucesso a todos.

    Responder
  35. Hervelin disse:

    Acredito,assim como todos os concurseiros,que esse está sendo o concurso mais concorrido da história da pm ba! Boa prova a todos!!!

    Responder
  36. Laurencio disse:

    queria saber qual a regiao tem mais chances de ser aprovado o candidato q começa a estudar esse mes

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Laurêncio, essa pergunta depende de algumas variáveis, do tipo: como será a concorrência em determinadas regiões de lotação, quais as regiões com maior ou menor oferta de vagas.

      Responder
  37. Ueder disse:

    Já é o 3º concurso da PM que eu faço, dessa vez eu agarro.

    Responder
  38. Ricardo De Souza disse:

    ola caros e futuros colegas e, primeira vez que vou realizar um concurso publico .com fe em deus e muitos estudo vamos consegui.

    Responder
  39. Junior disse:

    sou de sergipe e moro em Nossa Senhora da Gloria e se escreve para fazer em Ilheus se tiver alguem de Sergipe que vai fazer a prova la e tiver querendo rachar as despesa daqui pra la e so da um toque

    Responder
  40. Flávio Alvino disse:

    Bons estudos e boaa sorte a todos !!!!!!!!!Vamos estudar pra cada um de nós conseguir nossa vaga !!!

    Responder
  41. Luciene disse:

    Booa sorte pra todoos noóos!!
    xD

    Responder
  42. Elizete disse:

    Eu nao tenho habilitacao, nao fiz cursinho,e tenho fé em Deus que vou passar!! MEU PROF... É Deus e o meu celebro... e movido pelo Espirito Santo!!! Tenha Fé irmaos que tudo vai da certo e a nossa vaga ja esta garantida!!! hehhehe :)

    Responder
  43. Icaro Bittencourt disse:

    karaca , esse comcursso vai cer muita gente !!! tou estudando pra valer, espero que todos os que sonham e teem vontade pela policia passem !! quero assim , só pedir a Deus que todos os que mereçam estejão lá , galera e espero ver vc todos lá na academila MILITAR, treinando para que daqui uns 10 meses possamos defender nossa bahia .

    Responder
  44. Aline Matos disse:

    gostaria de saber se tem alguem aqui que vai fazer a prova em barreiras

    Responder
  45. Minininho Dhekson disse:

    A oportunidade e dada a todos,mas para fazer ela valer a pena e preciso forca de vontade.um abraco a todos e boa sorte.

    Responder
  46. John Junior disse:

    ja estou estudando desde agosto, e com a fé em Deus passarei nesse concurso PMBA 2012 AMÉÉM.

    Responder
  47. Leris disse:

    eu tambem vou fazer a prova e vou passa com certeza... deus esta mi ajundado muito... boa sorte a todos e a mim tambem...

    Responder
  48. Flavio disse:

    saudações! a todos!
    gostaria de uma informação
    tenho 33 anos
    a possibilidade de entra na pm com recurso judicial?
    ja me escrevi!

    Responder
    • Adriano disse:

      FLavio vc leu o edital onde tem portaria que informa concurso para 18-30 anos nenhuma ordem revolga isso

      Responder
  49. Alex disse:

    Fé..... Fé .........e fé q,Deus me ajude a passar....................

    Responder
  50. Junior disse:

    Galera, acertei 47 questões,será que tenho alguma chance ?

    Responder
  51. Renata disse:

    Alguém sabe me informar com quantos acertos de quetões pode ser habilitado no concurso?

    Responder
  52. Wal. disse:

    fiz 30 pontos na prova da PM será que tenho chance de ser classificada?
    Obrigada!

    Responder
  53. Jennifer disse:

    quanto ponto e nessesario para passar na prova.Eu fiz 31 tenho chance?

    Responder
  54. Camila Marques disse:

    Oiii pessoal. eu estou estudando para fazer o proximo concurso em mg,mais gostaria muito de saber se eu preciso ter ensino superior,por que ta rolando um comentário que agora é obrigatório.
    espero um resposta!
    Beijo a todos.

    Responder
  55. Amanda Maria De Sousa disse:

    QUANDO FOR FASE A PROVA TENHO QUE LEVA TODOS OS DOCUMENTOS

    Responder
  56. Alex Rodriguez disse:

    boa noite tudo bem?
    estou fazendo um concurso para a policia civil de são paulo, cargo agente,gostaria de tirar uma dúvida a respeito de habilitação:
    já possuo a habilitação ''B'',

    Nao tenho CNH categoria ''D'' exigida ,estou tirando a categoria D , se passar na prova preambular implicará na entrega dos documento? sendo que somente serão aceitas certidões expedidas no prazo máximo de 90 dias anteriores à data de entrega fixada em edital e dentro do prazo de validade constante do documento?, ou seja minha CNH será recente isso significa que teria que ter habilitação existente dentro do prazo de 90 dias? ou posso tirar mesmo depois do resultado da prova preambular? isso implicaria caso passa-se ?
    obrigado.

    Responder
  57. Glebson disse:

    boa sorte a todos,eu ainda não posso prestar concurso,pois tenho 16 anos ainda,mas desejo boa sorte a todos que vão fazer o concurso,e que Deus guie os caminhos de vcs.

    Responder
  58. Renata disse:

    Meu sonho é me tornar uma Pm mais a minha mãe morre de medo.Sabe como são as mães né gente?? Mas vou lutar atrás do meu sonho e com a fé que eu tenho em Deus ele vai me ajudar!!!!!!! Boa sorte a todos que estão nessa luta porque a minha vai começar daqui 3 anos pois ainda tenho 15 aninhos,mais estou esperando anciosamente e contando os dias!!

    Responder
  59. Raimar disse:

    ola, o referido concurso realizado pela fcc, fala que a prova discursiva deverá ser redeigida de caneta esferográfica da cor preta. será que eles levam em consideração realmente esse critério?

    Responder
  60. Leandro disse:

    Olá gente, alguém tem noção de quando deverá sair o resultado da segunda fase desse concurso.um abraço.

    Responder
  61. Simara Carvalho disse:

    Esse é um grande sonho q concerteza agora eu vou ter oportunidade de realizar.

    Responder
  62. Nara disse:

    Parceiros para seguir essa carreira é necessário vocação. Desde criançinha tenho esse objetivo de seguir a carreira militar. Ainda tenho 17 anos,tenho o PERFEM adequado, sem contar que atividade física é comigo mesmo, Já venho me preparando há muito tempo principalmente com estudo, Enfim, Vou passar!!

    Responder
  63. Eliene disse:

    olá, estou tirando minha CNH para ano q vem pois fiquei sabendo q seria necessário a CNH já estava muito próximo, é verdade que ano q vem o concurso será de nivél superior?

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas