Concurso Polícia Civil da Bahia em foco

O concurso da Polícia Civil baiana será aberto em janeiro de 2013. Pense seriamente em intensificar sua preparação e aumente suas chances de sucesso.

Polícia Civil da Bahia

Atualização deste artigo: Concurso Polícia Civil Bahia 2013: Edital e Inscrição

***

Concursos no Brasil (29/11/2012) - O futuro concurso da Polícia Civil da Bahia merece atenção especial por parte dos concurseiros. A impressão geral que tem se confirmado é de que este certame não demore muito para sair do papel, uma vez que existe uma demanda significativa por investigadores, delegados, escrivães de polícia e até mesmo peritos. Tais cargos hoje oferecem salários que giram em torno de R$2.503,20 a R$8.596,51 e, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles, a previsão inicial é de este certame preencherá pelo menos 800 vagas. Tal quantitativo, entretanto, seria preenchido por etapas: entre 2012 e 2013, sendo o primeiro edital para 600 vagas publicado até o final de 2012, sob os cuidados do Cespe/UnB, e o segundo edital no ano que vem.

Concursos anteriores

Fazendo um breve retrospecto das três últimas iniciativas públicas nas seleções de pessoal da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA), lembremos que o concurso de 1997 (edital SAEB/001-97) ofereceu 1.071 vagas, sendo a maior parte (775) para Investigador (ou Agente) e as restantes (296) para Escrivão, todas com a exigência de nível médio. Este certame foi homologado em 17 de setembro de 2009 e, após diversas e aparentemente intermináveis tramitações judiciais, o encerramento se deu somente no dia 16 de setembro de 2011, ou seja, há pouco mais de seis meses. Sem dúvidas, foi o mais longo e talvez problemático concurso do órgão, algo extremamente ruim para os que há tempos esperam ingressar na corporação, embora benéfico para os que participaram daquele certame. O fato é que depois desse longo "jejum" de contratações de agentes e escrivães, estamos visualizando um novo e melhor horizonte adiante, por sinal muito promissor para futuros aspirantes a esses e outros cargos da PC/BA.

No ano 2000 aconteceu o concurso para Delegado (edital SAEB 06/2000), que dispunha de 258 vagas na chamada "3ª classe da carreira Técnico-Jurídica de Delegado de Polícia", cujo encerramento aconteceu em 06 de outubro de 2009. Fechando esse apanhado histórico, em 2005 a PC/BA abriu concurso (edital 01/2005) para preencher 412 vagas nos cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal e Perito Técnico de Polícia, que foi concluído em 12 de setembro de 2007.

Demanda de policiais na Bahia

É natural que até mesmo em face dessas datas de encerramento dos concursos anteriores a expectativa de que alguma coisa aconteça de novo cada vez mais ganha força. A propósito, a própria SSP/BA reconhece que os grandes eventos futuros no país estão influenciando positivamente a inevitável abertura de novos certames. No final de 2011 o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, anunciou que o Governo irá investir não apenas na capacitação e qualificação policial, mas também "na abertura de concursos para as polícias Civil, Militar e Técnica", além de outras melhorias no setor. Isso faz parte do chamado "projeto de segurança para o Mundial 2014", que prevê a execução de obras e ações que significativamente se traduzam "em transformações e adaptações necessárias para o recebimento dos jogos na Bahia".

Outra entidade seriamente favorável à urgente realização de novo concurso é o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), que sabe tão bem quanto os cidadãos baianos que o atual quadro efetivo de policiais civis é claramente deficiente. Segundo Bernardino Gayoso, secretário-geral do SINDPOC, existe hoje uma demanda por mais de 2 mil novos policiais civis no Estado.

A organização sindical, evidentemente, já solicitou ao Governo do Estado a abertura de um novo concurso, ressaltando que não mais será permitida a participação de candidatos de nível médio de escolaridade. Isto porque a vigente Lei Orgânica da categoria estabelece que nos novos concursos para a instituição deverá ser exigido o diploma de nível superior (diferentemente do que foi constatado nos certames de 1997-2005, por exemplo). Para o SINDIPOC, essa exigência tem tudo para contruibuir, pois favorece a melhoria da prestação dos serviços e a consequente qualificação profissional dos futuros policiais.

O Governo do Estado assegurou recentemente, em reunião de seus representantes com o SINDIPOC, que o próximo concurso para a policial civil já está em fase de licitação. Adriano Trombone, superintendente de Recursos Humanos da SAEB ratificou que será exigido curso superior e a expectativa é que "o edital saia ainda este ano".

Conteúdos cobrados nos certames anteriores

Para encerrar, oferecemos uma tabela comparativa dos últimos certames da Polícia Civil da Bahia (resguardadas as suas diferenças, claro), a fim de que você elabore a sua própria estratégia preliminar de estudos. Sabemos que as futuras seleções não seguirão os mesmos padrões das que já aconteceram, mas aquelas poderão lhe fornecer um caminho a seguir, enquanto os editais não vêm.

Ano/Cargos/NívelOrganizadoraEtapas da SeleçãoPrincipais conteúdos cobrados
1997/Agente e Escrivão de Polícia/Nível MédioInstituto Brasileiro de Seleção Pública - IBRASPProvas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. / Prova prática de datilografia, de caráter eliminatório e classificatório. / Prova de sanidade e capacidade física, mental e psicológica, exame psicotécnico, entrevistas e investigação social, de caráter eliminatório. /Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.Conhecimentos em Língua Portuguesa, Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas
2000/Delegado de Polícia/ Nível Superior - Curso de Bacharelado em DireitoInstituto Brasileiro de Seleção Pública - IBRASPProvas Objetivas e Discursivas, eliminatórias e classificatórias./ Prova de Títulos, classificatória. /Investigação Social, de caráter exclusivamente eliminatório. / Exame Médico exclusivamente eliminatório. / Curso de Formação Técnico-Profissional, de caráter  eliminatório e classificatório./ Prova Objtetiva/DiscursivaDireito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Legislação Complementar ou Extravagante (Leis Especiais: ECA, Defesa do Consumidor, Antitóxico, Imprensa, Meio Ambiental, Tortura e Porte de Anna); Direito Processual Penal; Medicina Legal e Direito Civil.
2005/Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal e Perito Técnico de Polícia/Superior e MédioCentro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília (UnB)Provas objetivas e Prova dissertativa, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. / Avaliação psicológica, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Avaliação de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Exames médicos, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Avaliação de títulos, somente para os cargos de nível superior, de caráter classificatório.Conhecimentos básicos e específicos. / Para o nível superior, envolveu conteúdos como: Língua portuguesa, Atualidades (Conhecimentos gerais), Conhecimentos de Informática,Matemática, Engenharia elétrica, Computação científica, Ciências contábeis, Engenharia civil, Código de processo civil, Código de Processo Penal, Medicina legale Odontologia legal, entre muitos outros, dependendo do cargo escolhido. / Para o nível médio, foram cobrados conhecimentos das áreas de Língua portuguesa, Conhecimentos gerais, Noções de Informática,Matemática e Estatística, História do Brasil, Ciências e Geografia do Brasil. / A prova dissertativa consistiu de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo.

Portanto, aqueles que pretendem participar deste certame já devem iniciar - ou continuar - a preparação, pois sem dúvida uma antecipação aos acontecimentos vai significar um evidente sucesso em todas as etapas vindouras.

Sucesso e feliz concurso!

Comentários

  1. Donato Correia De Ara-Ujo disse:

    Em razão da proximidade da copa do mundo aqui no Brasil,onde a Bahia será uma das sedes, acredito eu que o concurso para preenchimento de vagas na Polícia civil deve ocorrer com a maior brevidade possível, isto porque requer uma série de preparação para o aprovado, que na realidade trabalhará na copa do mundo.

    Responder
    • Eugenio Da Hora disse:

      Enquanto a Policia Civil não convocar todos os candidatos que já fizeram Acadepol, e ainda estão aguardando a nomeação, não haverá concurso. Ainda existem 400 Investigadores e 80 delegados aguardando as nomeações. Por isso, acho muito difícil ainda este ano abril novo concurso.

      Responder
      • Jojó disse:

        Já fiz acadepol e tenho um MS tramitando na justiça de 2° grau, espero que seja feita a justiça para depois o concurso.

      • Lismar disse:

        Também concordo. Até hoje não se tem resultados dos candidatos ao concurso.

      • Luciana disse:

        Torco pra que chame mesmo os aprovados no concurso anterior. Pois não é justo que nos concurseiros estudamos tanto, e quando aprovados corremos risco de não sermos nomeados.

      • Kaka Amigão disse:

        Esse governo tá louco como é q tem mais de 400 a serem nomeados e ele abre edital?
        Vcs tenham cuidado para não ficar esperando mais de 12anos p serem nomeados.

      • Rui disse:

        Pode acontecer o concurso sim, o que "não pode" é serem nomeados antes do pessoal que ja fizeram a ACADEPOL, mas como moramos num estado sem lei, tudo é possivel!! VERGONHA de governo PT!!

  2. Edson Lima disse:

    vai pedir realmente o nivel superior neste concurso de 2012. ou vai continuar o antigo segundo grau?

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá Edson,

      Pode crer que irá pedir sim, o nível superior, pelo menos para aqueles cargos que até o concurso anterior ainda não era egigido, pois agora isso é determinação já assentada pela categoria.

      Responder
  3. Carla disse:

    Sou bioquimica e gostaria de saber se vai ter vaga pra perito criminalisrico em 2012

    Responder
  4. Carlos disse:

    olá, por q ñ deixa o segundo grau mesmo,ñ é todo mundo que tém condições de está em uma faculdade.obrigado

    Responder
    • Claudio Assunção disse:

      Senhores, é uma loucura expor a vida por um salário desses, tenho nível técnico e ganho 45% a mais que esse servidor, e o sucesso de minha profissão agradeço ao ex-presidente LULA, que alavancou a construção civil, percebo nos comentário a indignação de não terem nível superior, pessoal o governo federal abriu os braços para a educação no BRASIL, basta vocês quererem, pensem.
      Dica da noite, a matéria de português (escrita) é fundamental para pontuar em um concurso.

      Responder
    • Alan disse:

      o povo ficou desacreditado,o tempo passou,e não se deram ou não quis lembra que as coisas tao mundano,pra quem acompanhou o tempo parabéns , mas aqueles que se acomodou eu só lamento, vai ver aquele concurso que estava esperando a mais de 10 anos passar diante de cada um sem poder fazer nada, bem como eu não parei vou fazer o concurso e só alegria para mim que tirei o nível superior abs...

      Responder
  5. Berivaldo disse:

    o nilvel superior tem que esta concluido ou pode esta ainda faltando concluir e qual e a idade necessaria e ate que idade eu posso fazer

    Responder
    • Aleandro Nascimento Lima disse:

      ola boa noite gostaria muito de fazer esta prova da policia civil este ano de 2012 mais eu so tenho segundo grau compreto e cursos de informàtica e possivel eu partisipa

      Obrigado

      Responder
      • Jailton disse:

        infelismente vc nao pode participar deste concurso com esse portugues q vc tem.

    • Caique disse:

      ola eu mim escrevi na pc mais nao tenho nivel superio como fasso para realizaçao das provas

      Responder
  6. Durval disse:

    Para alguns Cargos Vai ser Superior Mais Agente da PC Vai continuar ensino medio Vai ser o Ultimo nivel medio.

    Responder
  7. Marcelo Barbosa disse:

    e quem estiver cursando o nivel superior, na area de "Direito" porque nao abrir uma oportunidade no concurso, ou esses poderam participar?

    Responder
    • Laurimar disse:

      Sou detet particular e gostaria de fazer o curso da policia civil.Q pena eu me lembrei, q não tive condições de fazer faculdade. Vamos rever a nossa constituição, Cadê a lei da igualdade,só esta no papel?

      Responder
  8. Ruy Fontes disse:

    Óla,boa noite.até que idade que posso pazer o concurso da policia civil.e o nivel superior vai entra em vigor nesse ano.

    Resposta do moderador: Ruy, dependerá do que estará disposto no edital, mas você pode conferir o edital anterior.

    Responder
    • Cathiane disse:

      vc pode me mandar o link do edital anterior? pois, nÃO encontrei ...

      Responder
      • Jeferson disse:

        Tó.....precisando desse trabalhooo

      • Edson Rodrigues disse:

        Eu tambem estou prescisando do antigo edital para que possa analizar o estatuto da policia civil.

  9. Joelton disse:

    gostaria de saber se a prova para agente da policia civil é no mesmo dia do da pm,e qual a estatura minima e idade maxima para ingressar na policia civil da Bahia.

    Resposta do Moderador:
    Joelton, obrigado por visitar o nosso portal. O edital da Polícia Civil baiana ainda não saiu.

    Responder
  10. Kaique Inacio disse:

    Ola' queria saber se será obrigatório o curso superior. ou cursando uma faculdade posso fazer a prova da policia civil.? Obrigado

    Responder
  11. Andreza Reis disse:

    Ola gostaria em saber quando sera a inscricao,e quem tem 2grau do ensino medio pode fazer esta prova.

    Resposta do Moderador: Andreza, é bem provável que não seja aberto para o Ensino Médio. Sobre inscrição, ainda não há edital em vista.

    Responder
  12. José Nilton Dos Santos Pereira disse:

    gostaria de saber si vai exigir nivel superior, e até quantos anos o candidato poder fazer o concurso da policia civil e militar do estado da bahia

    Responder
  13. Itany Lima disse:

    gostaria de saber com quantos anos pode se candidatar para policia civil, e se vai exigir nivil superior???

    Responder
    • Roseildo disse:

      qual a idade permitida é o grau escolar?

      Responder
  14. Tercia disse:

    Até que idade pode se canidatar para o curso da policia civíl? E a PRF?
    Obri.

    Responder
    • Romario disse:

      até 70 anos

      Responder
  15. Gisele disse:

    qual é a idade necessária fazer o concurso?

    Responder
    • Ronaldo Jose Andrade De Souza disse:

      Gisele, a polícia civil não idade máxima exigida, tem o mínimo que é de 18 anos.

      Responder
  16. Elane disse:

    olá,gostaria de saber se eu com 33a em 2013 taria como ser agente só com o nível médio???

    Responder
  17. Pedro disse:

    cursando a faculdade p/ fazer o concurso da policia civil quero saber a idade minima a maxima

    Responder
  18. Carlos Moreira disse:

    NÃO VEJO O PORQUE DO SINDIPOC INSISTIR EM EXIGIR NIVEL-SUPERIOR O Q ELE DEVERIA ERA LUTAR MAIS POR MELHORS SALÁRIOS P/ A CATEGORIA E NÃO DIFICULTAR O INGRESSO DE QUEM SE PREPAROU E SÓ TEM O 2º GRAU POIS A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS BAHIANOS SÓ TEM O NIVEL MÉDIO E NEM POR ISSO DEIXA DE PRESTAR UM EXCELENTE SERVIÇO AOS BAHIANOS, MANEIRA EQUIVOCADA ACHAR Q EXIGIR ISSO VALORIZA OS COMPANHEIROS TENHA PACIÊNCIA...

    Responder
    • Nilson disse:

      Eu acredito que as pessoas estão muito ligado em nivel superior e esquece de que a policia civil tem a sua função maior e deveria se concentrar em treinamentos e interno para uma melhor ação. o sujeito estuda 5 anos em uma faculdade de matematica e quando passa no concurso passa por um treinamento para entrar nas bocas de fumo do IAPI, MARECHAU RONDON entre outros bairroas para fazer uma investigação. o que vai ajudar ele nisso é o treinamento da policia e não a faculdade. sem contar que a policia na maioria das vezes vam em busca de bandidos não de poliglotas. cade a academia de policia.

      Responder
    • Lismar disse:

      Tem certo tipo de coisas que eu quero entender e não entendo. Tem cara ai de ensino médio que tem mais conhecimento do que tem nível superior, e ficam nesta situação. A internet hoje tem tudo para você ter um conhecimento avançado.

      Responder
    • Pvmsosa@Hotmail.Com disse:

      Pode ate fz o concurso mas nomear é outra historia o ministerio publico ja bateu o martelo novas nomeações so apos as cerca de 200 q resta de1997 parece mentira se informem e veram q ñ é.

      Responder
      • Barbosa disse:

        Galera estou precisando de um advogado especialista em concurso público e como esse concurso da PC teve muito mandado de segurança acho que alguém pode me indicar um advogado realmente bom , grato.

    • Rebeca disse:

      Caro, o nivel superior valoriza uma categoria como um todo, visto que apartir disso se pode exigir melhores salarios,além disso, a realidade hoje na policia civil da bahia não é de um excelente serviço prestado como você narrou, e sim de uma policia despreparada,sem conhecimento especifico.
      Hoje em dia é facil chegar em uma delegacia e obter informações erradas por meio de policiais que se quer conhecem a lei do nosso país, e devido a isto, pessoas fica sem poder execer os seus direitos.
      posso falar isso pois trabalho na área, e vejo o quão despreparados estão a maioria dos policiais da bahia.

      Responder
    • Nilda Santiago disse:

      Concordo com você de uma olhada no Edital para Delegado eles colocaram porte de anna e não´porte de arma ja começaram errando...

      Responder
  19. Ronaldo Jose Andrade De Souza disse:

    Acho uma bobeira de tamanho incalculável alguém dizer que alguém e curso superior pode prestar melhores serviços do que um de ensino médio. E u moro em mg e ainda não terminei meu curso superior, mas em minha cidade, Santa Hlena de minas, dou aulas para concurseiros, e muitos com curso superior. Eu já passei em vários concursos de nível médio. As policias do Distriti Federal e Goiânia são pioneiras na exigências de curso superor para policias, no entanto todos veem o que acontece nesse estados no momento: guangues, tráfico, estupros, corrupção...Em Mg não exigia e nem por isso nosso estado é violento. É uma bobagem dos sindicatos.O Brasil realmente cresceu em número de faculdades, mas existem milhares e familias que vivem de bolsa familia e não têm condições de formarem seus filhos num curso superior, principalmente nos estados nordestinos.

    Responder
    • Ninha disse:

      gostei muito do que voce falou, eu pro exemplo tenho muita vontade de fazer um curso superior, mas nao tenho condicoes e aqui onde moro nao tem universidade puplica só particular.

      Responder
  20. Rosangela Conceiçao Neiva disse:

    a policia civil da Bahia estar de parabens

    Responder
  21. Robert Ryan disse:

    Quando houve o chamado para o restante dos convocados no concurso 1997, por motivos de força maior não pude ingressar na PC, gostaria de saber se agora de alguma forma posso fazer este ingresso no quadro da policia civil depois desse tempo, faço parte da policia militar, aguardo resposta através de email.

    Responder
  22. Edson disse:

    É por exigir nível superior que a PRF perdeu sua identidade, basta ter um diploma par ser candidato ao salário de + de R$ 7.000,00, ah! não precisa ter vocação alguma para ser policial, basta ter o diploma superior em qualquer área.

    Responder
  23. Alberto (Moderador) disse:

    Olá Edson,

    Obrigado pelo seu comentário,

    Mas, sinceramente, você acha que existe relação entre comprovar vocação e passar em concursos públicos. Isso é uma questão para se pensar, de verdade. Peço que acompanhe o próximo artigo, que tratará um pouco sobre esse tema.

    Responder
    • Kelly disse:

      O sindicato exigir nível superior para cargos que oferecem salário de R$2.503,20..? É para se pensar.. deveriam então oferecer um salário também a nível superior, não acham?

      Responder
  24. Eldair disse:

    No meu conceito o SINDPOC não deve da essa oportunidade de realiza o concurso da Policia Civil só para quem tem nivél superior e sim para quem tem nivel médio tambem. Basta que cada qual se qualifique e faça seu trabalho com dedicação e força de vontade. Vlw obrigado!

    Responder
  25. Edmilson Luz disse:

    GENTE, POR FAVOR, LEIAM A LEI ORGANICA DA POLICIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA. NÃO É O SINDPOC, QUE ESTÁ EXIGINDO NIVEL SUPERIOR PARA TODOS OS CARGOS.

    DURA É A LEI, MAS É A LEI.

    ABRAÇOS.

    Responder
    • Magnólia disse:

      Não vejo a importância em ter um nível superior para ser PC. mesmo porque sou universitária e posso lhe garantir e comprovar que existem pessoas bem mais honestas e competentes só com o 2º grau. O que tem nas universidades são verdadeiras corjas de mauricinhos, que na verdade não sabem nem o que querem da vida. E sabe o que vai acontecer, esses novos entrarem em conflito com os competentes policiais que só possuem o 2º grau, vão se achar melhores e vai ter conflito. Esse concurso agora tem que ser só de 2º grau, para dar o tempo do pessoal que está trabalhando, adquirirem os seus diplomas. AÍ SIM SERÁ JUSTO!

      Responder
      • Adriano De Oliveira Santos disse:

        parabens por seu argumento.

  26. Rosangela disse:

    como faço pra mim se escreve nesses concursos da pm ou da civil,tem algum saite, que posso entra pra mim se escrever

    Responder
    • Sa disse:

      Rosangela, você só poderá se inscrever quando sair o edital não é?!.

      Responder
  27. Beto disse:

    Gostaria de ter uma informação concreta se este ano de, 2012 as provas de agente de policia civil ainda é nivel médio,porque eu teria como me prepará. obrigado

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá Beto, obrigado pela leitura do artigo.

      Conforme fizemos questão de ressaltar no texto, não haverá vagas para o nível médio.

      Responder
  28. Osmario Barbosa disse:

    eu tenho 34 anos e tenho o segundo grau sera que eu nao vou poder ser um policial civil para representar a bahia e defender o governo nesta copa,e quando abrira este concurso e qual sera o valor.

    Responder
  29. Evandro Neres disse:

    por que tirar o ensino medio? sei que essencial, mas não é todo mundo que pode pagar uma faculdade. sonho muito em representar a bahia.como polical civil prestando servico serio e com muita honra e seriedade a minha cidade e ao brasil.muito obrigado.

    Responder
  30. Andre disse:

    MISERICÓRIDAAAA. Quanta pergunta idiota!!!! Agora sim está explicado o requisito do ensino superior. Nossa como pode esse povo escrever tão errado assim. Se houver prova discursiva nesse certame, ave maria, serão só pérolas kkkkkkkkk

    Responder
  31. Paola disse:

    Olá tenho o curso superior de gestão em recursos humanos, de duração 2 anos (o chamado graduação tecnológica). Para o MEC meu curso é graduação superior como o bacharel. Quero saber se o concurso da policia civil que vai exigir agora graduação vai aceitar esses novos cursos que apesar de ser 2 anos também é considerado pelo MEC superior, pois sabemos que para alguns ignorantes existe ainda discriminação sobre o curso.
    No aguardo!!!

    Grata.

    Responder
  32. Alberto (Moderador) disse:

    Olá Paola,

    Especificidades desse tipo serão melhor tratadas quando do lançamento dos editais (leitura atenta deles, quando saírem) ou por meio de contato específico com a provável organizadora.

    Responder
  33. Dice, Pergunta: disse:

    Gostaria de saber como conseguir o material para ir me preparando para as vagas de escrivão?

    Grata, Dice

    Responder
  34. Fausto disse:

    gostaria de ver o edital na integra...

    Responder
  35. Ducamartins disse:

    A paola é muito (...), se vocês fez vestibular então vc tem nível superior é claro que pode fazer o concurso, se foi um curso presencial pode sim. Você não é bacharel, mais vc tem um diploma superior assim como pode fazer o da Policia Federal também, quantos aos pretendentes do 2°grau, vão estudar para ter o nível superior também ou então sejam vigilantes ou guarda municipal do interior que ainda é ensino fundamental.

    Responder
    • Edilson disse:

      Boa noit!

      Ducamatins as vezes o homem peca por não fazer uma ananalise antes de falar qualquer coisa, irmão não sou gurada municipal nem tão pouco vigilantes pois são profissões dignas como qualquer outra vivemos em um país capitalista desigual não sejamos preconceituosos se voce for fazer o concurso que tenha boa sorte e muito secesso ok?

      Responder
  36. Marcos disse:

    Com esta mudança onde, há exigência de nivel superior, muitos candidatos que tem o terceiro grau, porem nao tem o mais importante que é a policia no coração, muitos se submeterão às provas unicamente pelo salário, enquanto que muitos outros, como eu por exemplo, que tenho o sangue de policia, fico de fora por nao ter concluido ainda o terceiro grau.
    Quer ver uma coisa, seia interessante se o governo reduzisse o salário de policiais para um salário minimo. Kkkk.. queria só ver quem permaneceria pela profissão... Há muitos que entram e fazem b..., pois só visão o salário e outros benefícios; já outros ficam de fora, mesmo sem salário, desejando estar na guerra contra a violência da nossa Bahia e nosso Brasil. Com isso, concluo dizendo: Será que realmente vai melhorar? É o que veremos.

    Responder
  37. Adriana Rocha disse:

    tem que ter nivel superior sim !!!ou estou a 5 anos esquentando os BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE PARA QUE...E PARA DELEGADO TEM QUE SER BACHAREL EM DIREITO MESMO.....É O QUE EU SOU...QUEM QUISER QUE ESTUDE...AS COISAS N SÃO FACEIS PARA NINGUÉM..TEM QU ABOLIR ESTA HITÓRIA DE NIVEL MÉDIO NOS CERTAMES...

    Responder
  38. Míria disse:

    Não desistam do sonho de ser polícia quem o tem, façam outro concurso (como por exemplo do TJBA e façam a faculdade e após venham fazer parte da corporação. Sou policial e não me vejo fora, parece que tá no sangue de verdade.

    Responder
  39. Alex disse:

    A exigência de nível supeior para o ingresso na Policia Civil é uma conquista da classe que consequetemente vai ser refletida em melhorias para toda a população. A principal atribuição da Polícia Civil é a apuração da infração penal, feita através da investigação policial com o objetivo de elucidar o crime e consequentemente a prisão dos infratores. E notórios que para que sejá feita uma eficiênte investigação é necessários que o servidor policial tenha conhecimentos de natureza técnica cientifica,exigido para os cargos público de nivel superior, em virtude da complexidade da investigação, não sendo suficiente e nem mais cabivel a utilização de métodos arcaicos, tais como: tortura dentros outros meios ilegais e repudiavél como meio de investigação. Diante dessas mazelas é que se faz necessários a exigência de profissionais com senso critico e qualificado para oferecer a população um serviço de qualidade com o objetivo de amenizar a sensação de impunidade.

    Responder
  40. Antoniel N Ribeiro disse:

    GOSTARIA DE SABER SE VAI SER OS DOIS NIVEL DE ESCOLARIDADE, NIVEL SUPERIOR E NIVEL MEDIO, POIS ACHO Q/DEVERIAM OLHAR O CARATE DO CANDIDATER Ñ EZIGIR TANTO DO PROFICIONAL P/Q TEM TANTOS COM O NIVEL SUPERIOR Q/Ñ TEM AS MESMAS QUALIDADES DE Q/ QUEM TEM NIVEL MEDIO, P/Q QUEM TEM NIVEL MEDIO ESTA PROCURANDO CRESCER NO Q/FAIS POIS TENHO NIVEL MEDIO E TENHO ORGULHO, GOSTARIA MUITO DE FAZER FACUDADE POIS Ñ TEHO AS CONDICOES Q/GOSTARIA , MAIS ASSIM MESMO SOU FELIZ COM O Q/ PUDE CONSEGIR COM TANTO ESFOROS, E APOIO DOS MEUS PAIS. QUE3M TEM NIVEL SUPERIOR JA ESTA REALIZADO, P/ELES O Q/ VIER E LUCRO.

    Responder
  41. Ducamartins disse:

    O certificado de ensino médio não tá servindo, parabéns ao governo e espero que todos os governos exigam a Formação Academica Superior!

    Responder
    • Jacob disse:

      ANTES DE SE ACHAR O REI DOS COMENTÁRIOS DEVERIA APRENDER A ESCREVER.
      JÁ QUE DEFENDE TANTO O "NÍVEL SUPERIOR".

      Responder
  42. Ney disse:

    Pessoal tudo no concurso é muito simples:

    1-a exigencia do nivel superior, funciona como um filtro de eliminação -pois teoricamente, mais estudo, mas preparação. Em todas as areas estao acontecendo isso, vide os professores - para trab no estado só licenciados.

    2-o limite maximo da idade é menos de 65 anos - se nao me engano por causa da aposentadoria compulsoria. Nao li o estatuto da pc, talvez seja até menor por causa da atividade policial.

    3- aos que nao tem o curso superior, entrem em uma faculdade rapida, tipo 2 anos (ou menos) e façam! o importante mesmo é estar como o diploma em mãos qdo for preciso apresentar os documentos

    Responder
  43. Rosângela disse:

    Gostaria de dizer que ainda não se fechou o quadro do pessoal concursados de 1997, que formaram em 2009.Ainda restam quase 300 concursados aguardando NOMEAÇÃO,por sinal já existe uma , AÇÃO CIVIL PÚBLICA, movida pelo MP, onde o resultado já saiu favorável para esses concursados, por isso não haverá concurso para o polícia civil em 2012,até que todos esses de 1997, sejam empossados, será uma questão de tempo....

    Responder
  44. Augusto disse:

    Bom Dia a todos,

    Pelos comentarios percebo um ar de frustacao daqueles que ainda nao possuem nivel superior.
    Deixarei meu coracao de lado e serei apenas racional.

    Aqueles que dedicaram no minimo 5 anos da sua vida a uma universidade, para se tornarem Engenheiros, Advogados, Medicos, entre outras formacoes... Não sairão dos seus escritorios, consultorios, fabricas... apenas pelo sonho de infancia de ser um Policial Civil ou Militar.

    Salarios: Exemplo: Engenheio(a): Piso salarial 8,5 salarios minimos = 622 * 8,5 = R$ 5.287 + 30% = R$ 6.873,1 isso para um recem formado.

    Pergunto: Com quantos anos de PC esse mesmo Engenheiro irá ter essa remuneracao como um Agente Investigador por exemplo ? Para reflexão !


    Responder
  45. Buiú Nordestino disse:

    Ieu querú çer púliça o meu 2°grau é muitiu bão çou muitiu mais interligênti do qui os niver superiô.

    Responder
  46. Paulo Freitas disse:

    Olá, penso que o ex-presidente, alguns gorvernadores e outros politicos não tem nível superior, e aí passam a exigir nível superior em cargos que não são tão bem remunerados.Se o candidato tem nível superior, ele não vai querer ganhar um salário melhor e não R$ 2.500,00.

    Responder
  47. Fred Navarro disse:

    Vocês que tem somente o ensino fundamental e médio que estão reclamando vão fazer protestos na frente das governadorias ou lá no planalto de brasilia, peçam para a policia federal, rodoviaria federal e as policias civis retroagirem a insignificancia do 2°grau e fundamental ou melhor, exijam aos governantes que todas as policias do brasil passam a exijir somente a 6ªsérie ou o mobral, ai fica bom prá vocês ou então vão para o exército minha gente lá ainda exige o ensino fundamental!rsrsrsrs

    Responder
    • Magnólia disse:

      Dar para notar qual tipo de pessoa vc é. Exatamente o que falei antes, um mauricinho que não sabe nada da vida. ESTÁ MENOSPREZANDO A CAPACIDADE DOS NOSSOS EXCELENTES POLICIAIS, que só possuem o nível médio. É justamente por isso que sou a favor do concurso ser só para universitáriuos, de preferência cursando Direito (para investigadores) pois daria tempo aos que estão lá dentro, fazerem o curso. Embora eles sejam bem melhores do que uma pessoa esnobe feito você. ISSO EU GARANTO.

      Responder
  48. John Lennon disse:

    Bom dia ! moderador gostaria de saber até que mês posso estar aguardando o edital para este concurso.

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá John Lennon, isso é que todos nós gostaríamos de saber, mas não temos essa informação. Tudo o que temos são as informações oficiais, e elas não nos dão uma data específica para a publicação do edital

      Responder
  49. Pedro Raymundo disse:

    Eu tenho certeza que o concurso é para todos mas não será o diploma que irá comprovar se realmente estamos preparados para enfrentar-mos os marginais
    Pois a maoiria dos bandidos não possuem cursos superiores e estão sempre bem preparados.

    Responder
  50. Rogerio disse:

    Gostaria muito de saber com minha graduaçao em andamento posso concorrer a uma das vagas da policia civil

    Responder
  51. Fred Mercury disse:

    Os Governos estadual e federal estão de parabéns em quase todos os estados do brasil as Policias Civis estão exigido o Nível de Formação Superior com isso vai melhorar em 1000% o País cresce com atitudes como essa, não vai demorar muito para que a PM faça o mesmo, é o Brasil evoluíno para melhor servir!

    Responder
  52. Paulo Sergio Fortuna Dos Santos disse:

    O que vai acontecer com os quase 400 concursados que esperam sua nomeação,eles vão atrasar a nomeação do novo concurso.

    Responder
    • Paulo Sergio disse:

      Quando mandei estudar não quis. Agora chupa essa uva "Rosinha". KKKK

      Responder
  53. Marizelia disse:

    ola , não sou nenhuma especialista para dar uma opinião definitiva sobre o assunto: questão de ter ou não nivel superior, mais vamos ser racionais, os que entram com nivel superior tem maiores possibilidades de oportunidades, mais e os que ja estão vão fazer o curso? ou cursos? de que adianta exigir o futuro se o passado não acompanhar? não basta somente pedir um nivel de escolaridade maior para ter um trabalho eficiente o que deve ser trabalhado é o carater da pessoa, A PROFISSÃO EM SI. O EXEMPLO. pois num pais como o brasil temos exemplos fartos de criminosos não so com um mais varios cursos superiores fraudando o sistema, isso ajuda e muito a se livrar das punições. acho que existem outras benfeiturias a serem exigidas e atendidas... temos uma policia carente.não DE escolaridade, e sim por falta de estrutura. é preciso se trabahar muito uma politica de segurança seria so assim vamos ter o reconhecimento que merecemos. sou brasileira e quando vejo os escandalos nos jornais e tele jornais, me escandalizo, é so corrupção. basta, tudo isso é para desviar o foco, nenhum ser humano que tenha um curso superior quer ganhar pouco isso é fato, alegue então a verdade, pois so assim vamos transformar e mudar de verdade esses conceitos. agradeço pela oportunidade. e ate a proxima... so mais um comentario. na policia militar alegam o limite de idade como aptidão para executar o trabalho, mais se esquece que depois do curso a mais policiais despreparados,OBESOS, SEM NENHUMA CONDI~ÇAO APERACIONA, NÃO ESTOU GENERALIZANDO. isso é incoerente, por isso sou contra, e se alegarem ainda o tempo para a posentadoria menos mal pelo menos estão sendo sincero, mais mesmo assim se você tiver tempo de serviço para averbar deveriam rever essa questão... é uma questão de respeito so isso.

    Responder
  54. Edilandro Oliveira Pereira disse:

    Olá. gostaria de saber em 2013 estou com 37anos a possibilidade de Eu fazer o concurso com o nivel médio?????

    Responder
  55. Gary Marck disse:

    Com nível médio pode fazer para a policia para as fuções de auxiliar de serviços gerais ou copeiro.

    Responder
  56. Nilson disse:

    Vejo que a pergunta principal ainda não foi respondida. QUAL É A IDADE MAXIMA PARA O CONCURSO. a questão do nivel superior, entende-se que ainda não foi definido se havera ou não participantes com o nivel medio. esperamos que alguem possa verdadeiramente responder essa questão da IDADE MAXIMA.

    Responder
  57. Lurodrigues disse:

    Qta leseira, se vai ser médio ,superior, cada um querendo defender o seu lado, mas não precisa tanta arrogancia, pq se for questionar isso ou aquilo, não é a faculdade ou ensino médio que vai garantir nada,pq babaca encontra-se com títulos ou sem títulos,posso dizer isso, pq vejo mta gente de nivel médio bem superior a algumas pessoas de graduação,e vice versa.Estou cursando nivel superior. Não poderei concorrer, mas de sejo sorte e que entrem realmente os melhores e com cabeça boa, pq maluco tem pra todo lado com ou sem graduação! E por favor saibam ser civilizados em seus pronunciamentos e questionamentos!!!

    Responder
  58. Gabriela disse:

    Boa noite, sou bióloga e gostaria de saber se vai abrir vagas para perito criminalista.

    Responder
  59. Magnólia disse:

    Como disse no meu comentário anterior, isso vai gerar conflito.Vai ter muito menino que não sabe nada da vida, se achando melhor do que os nossos competentes policiais. Façam o concurso só para quem está cursando universidade, aí sim, vai dar tempo do pessoal concluir o curso, tanto quem ainda não começou, mas que quer fazer, ou para quem já está cursando.
    ISSO SE CHAMA RESPEITO E JUSTIÇA. Nossos competentes policiais merecem isso e MUITO MAIS.

    Responder
  60. Zé Do Bode disse:

    Oia quen for fazer o cuncurso para peritú criminasnisticú só podi quem tiver curço di direito ieu tenhu´só o cegundo grár cumpreto e querú çer púliça achei uma safadeza o guvernú da bahia elevar o cuncurso para o níver superior, pois nós de segundo grár temos o nosço valor tumbem.

    Responder
  61. Maguila disse:

    Eu limpo o cocozinho do meu cachorrinho com os certificados de 2° grau!

    Responder
  62. Magnólia disse:

    Que certificado? Aquele que papai comprou???

    Responder
  63. Fabio Froes disse:

    Para quem se forma em superior neste ano será que já pode fazer o concurso se for neste ano quem sabe mim responda para o e-mail froescosta51@gmail.com

    Responder
  64. João Cãndido disse:

    Governador quando vai fazer a nomeação dos concursados de 1997, e acabar com essa incerteza? Gostaria muito de votar no seu candidato a PREFEITURA DE SALVADOR. LEMBRE-SE SÃO 398 QUE FALTAM, PENSE NISSO?

    Responder
  65. Daniel Silva Carvalho disse:

    olá eu tenho 35 anos e vou começar a.
    estudar agora vou fazer um supletivo .
    mais eu acredito em Deus que tudo posso
    nele. e vou mostra as minhas qualidade .
    de trabalho com vocês não vai cer fácil
    mais aquele que comecou uma boa obra na minha vida a de aperfeiçoa e acabar seu nome e jesus cristo o senhor.Deus o abemcoe.tudo é posivel aos que cre.amem ....

    Responder
  66. Raquel Souza disse:

    Que pena pois tinha itençao de fazer esse concurso, mas ensino medio nao ta sendo importante mais, vou com certeza ficar na vontade!!!

    Responder
  67. Jaime disse:

    Nível Superior para correr atás de bandido???

    É ruim heim...

    Com Nível Superior,em Direito, pretendo ser um advogado bem sucedido à trocar tiros com delinquente, que não tem nada a perder.

    Responder
  68. Patrick disse:

    Acho até engraçado certos comentários a respeito da indignação de pessoas que não aceita a elevação do nível médio para o Superior conformen-se, não adianta reclamar porque as policias do brasil estão adotando o mesmo críterio
    todos os estados terão policias com Nível Superior, vocês querem reclamar? então reclamem com a policia federal e a policia rodoviaria federal antes quem tinha nivel médio entrava para ser federal, vocês deveriam reclamar em brasilia para baixarem o nivel para segundo grau novamente, ao invés de ficarem falando abobrinhas.

    Responder
  69. Osmario Barbosa disse:

    eu gostaria de saber quando saira o edital para o preenchimento da escriçao do concurso e se pela enternet qual sera o valor da escriçao

    Responder
  70. Rosentino Barbosa Filho disse:

    Eu acho uma falta de respeito com o povo baiano,de querer so as pessoas que tem o nivel superior.Aonde o nivel de pessoas anafabeta egrande,então agente que tenhe o 2gru completo damos graças adeus por nós ser filhos de pessoas humilde e consegui termina o ensino meido.E hoje queremos fazer um concurso da Policia Civil da Bahia e não temos o apoio do governo,e então, de que valeu os nossos estudos de nada OK.

    Responder
  71. Joaquim disse:

    Queria participar do concurso da PC,mas não tenho curso superior.Não colocando justificativa por eu não ter,pois é sempre bom está estudando,haja vista a evolução do mercado,mas,as vezes nem todos se diferenciam pra melhor,por ter curso superior.Muitos,por ter curso superior,se acham superior,por pura vaidade pessoal!Agora,salve excessões,muitos,se colocarem na balança,profissionalmente são iguais os de nível médio.!

    Responder
  72. Amigo De Ricardo disse:

    Que merda de comentário é esse amigo Ricardo.

    Responder
  73. Max Martins disse:

    (Rsrsrsrsrs Para/ricardo rocha) Você quer ser (púliça) com uma redação cheia de erros de portugues assim?rsrsrs gostaria de ver como séria uma ocorrência sua,rsrsrs o governo não quer mais ninguem com ensino médio justamente por isso pois muitos de vocês passam na sorte chutando e quem se prejudica somos nos pagadores de impostos,graças a DEUS agora só com nível Superior Completo. Vc deveria ser vigilante só tem essa opção para vc! rsrsrs

    Responder
  74. Max Martins disse:

    (Rsrsrsrsrs Para/ricardo rocha) Você quer ser (púliça) com uma redação cheia de erros de portugues assim?rsrsrs gostaria de ver como séria uma ocorrência sua,rsrsrs o governo não quer mais ninguem com ensino médio justamente por isso pois muitos de vocês passam na sorte chutando e quem se prejudica somos nos pagadores de impostos,graças a DEUS agora só com nível Superior Completo. Vc deveria ser vigilante só tem essa opção para vc! rsrsrs

    Responder
  75. Paulo Henrique disse:

    Como Seria o Relacionamento Entre os Policiais Antigos Que Não Tem Nivel Superior

    Responder
  76. Igor Cedro disse:

    Queria saber onde consigo os assustos,materias para estudsr pra esse concurso?obrigado

    Responder
  77. Jomar disse:

    PARA A POLÍCIA E ALGUMAS OUTRAS PROFISSÕES, SIM PRECISA DO NÍVEL SUPERIOR.PORQUE VEJAMOS O QUE ACONTECE, RUIM COM ELE PIOR SEM. AS PROVAS ESTAM AÍ,EM MUITOS COMENTÁRIOS O A REDAÇÃO É PÉSSIMA ERROS DE PORTUGUÊS, SEM CONCORDÂNCIA E FORA DE LÓGICA IMAGINE SE ESTAS PESSOAS ENTRASSEM COM ESTE NÍVEL DE INTELECTUALIDADE, EU SÓ TENHO O NÍVEL MÉDIO, PORÉM NO MEU TEMPO 0 2º GRAU ERA PARA POUCOS. PORÉM HOJE A O MÍNIMO QUE SE PODE EXIGIR É UMA GRADUAÇÃO. VOU CITAR UM EXEMPLO, NA MINHA ÉPOCA DE CONCURSO CONCORRI COM BACHARÉIS EM DIREITO MUITOS NÃO PASSARAM E EU PASSEI.

    Responder
  78. Candidata 1997 Pc Ba disse:

    Pois é pessoal, foi muito suado concluir o curso de formação de Agentes e Escrivães da PC Ba, incluindo gastos financeiros, muito estresse, além dos 398 formados em 2009, há uma turma de mais ou menos 70 agentes e escrivães de 2011, que aguardam também a convocação, então eu pergunto: Estamos prontos e preparados uma iniciar a carreira, afinal foram investidos neste curso muito dinheiro o que o governo está esperando? Se está surgindo um novo edital, então há vagas e estamos cansados de ver isto nas ruas. São sonhos e lutas que se arrastam por 15 anos, alguns de nós tivemos que sair de nossas casas no interior, deixar para trás nossos filhos, esposos ou esposas, enfim nossa família e até mesmo abrir mão de nossos empregos na expectativa de conquistar a tão sonhada vaga na PC da Bahia. Meus amigos, não será a exigência do nível superior que lhes livrarão destas penitências, estamos ai, nas mãos dos governantes, dependendo deles e orando para fazer valer os nossos direitos.

    Responder
  79. Maguilla Gorilla disse:

    Rsrsrsrs quanta lamentação, até parece que o curso de formação da PC/Ba foi puxado assim como outras estão falando, foram somente 3 meses mamata dentro de salas com ar condicionado e etc e tal e ainda teve uma bolsa para pagar o transporte e alimentação dos alunos, ninguem se separou de familia e marido por causa de 3 mezesinhos. Não vão chamar mais ninguem da turma de 1997, querem culpar alguem? então culpem o PT, partido dos trabalhadores pois foram eles que inventaram a ideia de aumentar a escolaridade para Superior, voltem no PT novamente Rsrsrsrs

    Responder
    • Candidata disse:

      Com 280,00 reais por mês, para pagar aluguel, alimentação e transporte é suficiente? se para te for, otimo! para nós que passamos pela situação não foi; isto não é lamentação, pois tive colegas que vieram de longe e faltava até o que comer. então não fale sobre o você não conhece.

      Responder
      • Esposa De Um Candidato disse:

        concordo com o comentário da candidata pois sou esposa de um candidato no aguardo da moneação e posso dizer que realmente a situação gerou todos estes transtornos nas vidas de várias pessoas e famílias e eu espero que os responsáveis por esta falta de respeito pela dignidado do ser humano tome consciência dos seus atos.

  80. Alyne Cardoso disse:

    Ola sou fisioterapêuta e gostaria de saber se é possivel fazer o concurso para perita criminal. É que nos editais antigos nao consta fisioterapia.
    Desde ja obrigada.

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá Alyne,

      Essas informações somente poderão ser respondidas a contento com a publicação do novo
      edital. Temos que aguardar, pois qualquer informação agora é precipitada.

      Responder
  81. Luis Fernando disse:

    Gostaria de saber se realmente foi dado por finalizado todos os processos sobre o ultimo concurso da policia civil do Estado da Bahia.

    Responder
  82. Marcos Roberto disse:

    o concurso saira este ano ainda palavra do dg

    Responder
  83. Alberto (Moderador) disse:

    PREZADOS DEBATEDORES/COMENTARISTAS

    BOA PARTE DOS COMENTÁRIOS SOBRE A QUESTÃO DO NÍVEL SUPERIOR FORAM DIRECIONADAS PARA O ARTIGO "CONCURSO POLÍCIA CIVIL DA BAHIA EM FOCO II"

    Responder
  84. Lucio disse:

    que bom, não tem limite de idade.

    Responder
  85. Giovani disse:

    E cvom relação a data e idade para o concurso?

    Responder
  86. Ed disse:

    Segundo informações o edital está no forno, ou seja, pode sair nos próximos dias.

    Avante e boa sorte a todos

    Responder
  87. Erlandes disse:

    Por já estar com aidade ultrapassado para fazer o da PM, pretendo fazer o da civil

    Responder
  88. Júnior disse:

    O fato é que o concurso vai sair logo logo. O concurso do ano 2000 já foi encerrado e não acredito que os excedentes tenham mais chances, afinal a jurisprudência é pacífica no sentido de que só tem direito subjetivo à nomeação aqueles que se classificam dentro das vagas, portanto é estudar para no próximo certame estar entre os primeiros, pq é isso que importa. Bola pra frente e deixem os choramingos pra trás!

    Responder
  89. Alex disse:

    se o estado vai abrir novo concurso como vai ficar as pessoa que fizeram acadepol em 2009,ha intinerantes do concurso ao todos sao maos de 300 porque nao chamam essas pessoas que ja estao preparadas,haja dito que o estado gastou dinheiro publico na preparação destes candidatos e ai como fica.

    Responder
  90. Joseilson disse:

    Gostaria de saber tenho o superior incompleto pois tive que trancar minha matricula por motivo maior parei no 3º semestre na areá de Sistema de Informação eu teria que terminar pra depois eu fazer o concurso ou eu poderia mim escrever e se eu passasse eu terminaria o minha faculdade.?

    Responder
    • Alberto (Moderador) disse:

      Olá Joseilson,

      Como você não tem curso superior completo, é muito arriscado fazer este concurso agora. Caso seja aprovado, pense em como será difícil a sua trajetória até às demais etapas? Certamente será eliminado. Mas se prepare para o próximo da Civil ou algum outro concurso para a corporação dos estados cuja exigência de nível superior não existe.

      Responder
  91. Policia disse:

    É DIFICIL COM CERTEZA É DIFICIL, NIVEL MEDIO COMO NIVEL SUPERIOR.

    Responder
  92. Shirley disse:

    Eu acho que ainda deve ter cargo para o ensino médio,pq eu mesma por ex nao tenho condições de ter o curso superior, no momento estou tentando conseguir pelo enem. E até agora nada,gostaria que vcs olhassem pro nosso lado que tbm queremos ser policiais combater a criminalidade e fazer nossas faculdades para quem sabe chegarmos na policia federal. Eu gostaria muito fazer o concurso da civil e meu sonho. Brigada pela atenção.

    Responder
  93. Adriana disse:

    VENHO ESPERANDO A ESSE CONCURSO A TANTO TEMPO..
    E DIGO SEREI UMA DELEGADA ESSE MEU SONHO SERÁ REAL E SE REALIZARÁ...
    DEUS SEJA LOUVADO.!

    Responder
  94. Vladimir disse:

    TO TERMINANDO MEU CURSO SUPERIOR E QUERO FAZER ESSE DA CIVIL-BA. POIS ACHO QUE AGENTE E ESCRIVÃO SERÁ SUPERIOR DE ACORDO COM O SINDICATO ETC... PORÉM ACHARIA QUE PODERIA SER O ÚLTIMO DE NÍVEL MÉDIO PARA DEPOIS COLOCAR SUPERIOR. BOA SORTE A TODOS!

    Responder
  95. Jucelinossoares disse:

    gostaria de salientar q para a policia civil do estado da bahia colocar um concurso de nivel superior primeiro;deveria ter um salario muito superior á este que eles querem oferecer, que esta bem abaixo do que oferecem alguns estados que exigem nivel superior,o sindipoc deveria ser o primeiro á ser contra este absurdo.e não apoiar com desculpas de q isso é lei ,porque para uma lei ser aprovada tem q passar por tds.inclusive o sindicato.

    Responder
  96. Policial Civil disse:

    olá pessoal boa noite,li alguns comentários e fiquei bastante triste ao ver tanta gente qualificada querendo entrar para a policia civil da bahia a qual eu faço parte há pelo menos 16 anos e que na época exigia 2 grau, más consegui durante esse tempo me formar em direito o que tenho a dizer para todos voces é que procurem outro meio de vida aqui é só sofrimento, baixo salarios, e muita submissao por parte de alguns companheiros é uma vergonha.Outro fator é se voce quiser se dar bem tem que puxar muito saco do delegado entregando os companheiros, ai eu pergunto a todos voces, é justo.

    Responder
  97. Carlos disse:

    queria entra para a policia militar da bahia mais tenho o esino fudametal emcopleto alguem pode mim ajudar meu cel e tim 73 91084557 obrigado

    Responder
  98. Gilson Lima disse:

    Recentemante fiz um curso técnico numa isntituição bem conceituada a nível nacional.Tive vários professores com nível superior e nivel técnico.Alguns dos professores de nível téc.se mostraram ter mais dominio e conhecimento nas matérias do que os nível superior.
    Eu penso que,se existe um processo seletivo para selecionar candidatos,não se deve exigir escolaridade,pois o candidato que passar nesse processo mostra tem capacidade independente de escolaridade.

    Responder
  99. Francys Albert disse:

    Eu gostaria de entrar na Polícia Civil. Tenho 21 anos e ainda não completei o meu nível médio de ensino, por causa da minha turbulenta adolescência. Mas pretendo terminar.

    Só que ao mesmo tempo fico com o pé atrás por conta do descaso que o governo emprega aos policiais.

    Além disto, existe a corrupção dentro da própria corporação policial. E eu não sei como seria a minha relação com colegas que quisessem me corromper.

    Também fico com receio de trocar tiros, matar, morrer ou ser baleado.

    Mas eu gostaria de prender delinquentes e de ajudá-los a se livrar da delinquência.

    Boa sorte para todos!

    Responder
  100. Max Martins disse:

    Meu santo antoniooooo ME AJUDE!!! gente, só pode fazer o concurso da Policia Cívil que Tiver FORMAÇÃO ACADÊMICA (NIVEL SUPERIOR) QUEM SE FORMOU EM UMA UNIVERSIDADE OU FACULDADEEEEEEEE, QUEM TEM CANUDOOOOO QUEM ALISOU OS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADEEEEE, 2° GUAU NÃO ENTRA NEM QUE O ANALFABETO DO EX PRESIDENTE DA REPUBLICA QUISESSE!!!!!

    Responder
    • Michele disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk o povo não entende já era galera a porcária da lei ferrou quem tinha vontade de ingressar nessa área,más tenho certeza, que alguém ainda vai postar aqui alguma pergunta do tipo será que posso fazer esse concurso,eu só tenho o segundo grau rsrsrsrsrs só jesus na causa rsrsrsr

      Responder
      • Maria disse:

        KKKKK... Coitada, não aprendeu o português correto. Também com sua representante exigindo ser chamada de PRESIDENTA, cobrar de quem?

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas