Concurso Polícia Civil da Bahia em foco

O concurso da Polícia Civil baiana será aberto em janeiro de 2013. Pense seriamente em intensificar sua preparação e aumente suas chances de sucesso.

Atualização deste artigo: Concurso Polícia Civil Bahia 2013: Edital e Inscrição

***

Concursos no Brasil (29/11/2012) - O futuro concurso da Polícia Civil da Bahia merece atenção especial por parte dos concurseiros. A impressão geral que tem se confirmado é de que este certame não demore muito para sair do papel, uma vez que existe uma demanda significativa por investigadores, delegados, escrivães de polícia e até mesmo peritos. Tais cargos hoje oferecem salários que giram em torno de R$2.503,20 a R$8.596,51 e, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles, a previsão inicial é de este certame preencherá pelo menos 800 vagas. Tal quantitativo, entretanto, seria preenchido por etapas: entre 2012 e 2013, sendo o primeiro edital para 600 vagas publicado até o final de 2012, sob os cuidados do Cespe/UnB, e o segundo edital no ano que vem.

Concursos anteriores

Fazendo um breve retrospecto das três últimas iniciativas públicas nas seleções de pessoal da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA), lembremos que o concurso de 1997 (edital SAEB/001-97) ofereceu 1.071 vagas, sendo a maior parte (775) para Investigador (ou Agente) e as restantes (296) para Escrivão, todas com a exigência de nível médio. Este certame foi homologado em 17 de setembro de 2009 e, após diversas e aparentemente intermináveis tramitações judiciais, o encerramento se deu somente no dia 16 de setembro de 2011, ou seja, há pouco mais de seis meses. Sem dúvidas, foi o mais longo e talvez problemático concurso do órgão, algo extremamente ruim para os que há tempos esperam ingressar na corporação, embora benéfico para os que participaram daquele certame. O fato é que depois desse longo "jejum" de contratações de agentes e escrivães, estamos visualizando um novo e melhor horizonte adiante, por sinal muito promissor para futuros aspirantes a esses e outros cargos da PC/BA.

No ano 2000 aconteceu o concurso para Delegado (edital SAEB 06/2000), que dispunha de 258 vagas na chamada "3ª classe da carreira Técnico-Jurídica de Delegado de Polícia", cujo encerramento aconteceu em 06 de outubro de 2009. Fechando esse apanhado histórico, em 2005 a PC/BA abriu concurso (edital 01/2005) para preencher 412 vagas nos cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal e Perito Técnico de Polícia, que foi concluído em 12 de setembro de 2007.

Demanda de policiaisna Bahia

É natural que até mesmo em face dessas datas de encerramento dos concursos anteriores a expectativa de que alguma coisa aconteça de novo cada vez mais ganha força. A propósito, a própria SSP/BA reconhece que os grandes eventos futuros no país estão influenciando positivamente a inevitável abertura de novos certames. No final de 2011 o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, anunciou que o Governo irá investir não apenas na capacitação e qualificação policial, mas também "na abertura de concursos para as polícias Civil, Militar e Técnica", além de outras melhorias no setor. Isso faz parte do chamado "projeto de segurança para o Mundial 2014", que prevê a execução de obras e ações que significativamente se traduzam "em transformações e adaptações necessárias para o recebimento dos jogos na Bahia".

Outra entidade seriamente favorável à urgente realização de novo concurso é o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), que sabe tão bem quanto os cidadãos baianos que o atual quadro efetivo de policiais civis é claramente deficiente. Segundo Bernardino Gayoso, secretário-geral do SINDPOC, existe hoje uma demanda por mais de 2 mil novos policiais civis no Estado.

A organização sindical, evidentemente, já solicitou ao Governo do Estado a abertura de um novo concurso, ressaltando que não mais será permitida a participação de candidatos de nível médio de escolaridade. Isto porque a vigente Lei Orgânica da categoria estabelece que nos novos concursos para a instituição deverá ser exigido o diploma de nível superior (diferentemente do que foi constatado nos certames de 1997-2005, por exemplo). Para o SINDIPOC, essa exigência tem tudo para contruibuir, pois favorece a melhoria da prestação dos serviços e a consequente qualificação profissional dos futuros policiais.

O Governo do Estado assegurou recentemente, em reunião de seus representantes com o SINDIPOC, que o próximo concurso para a policial civil já está em fase de licitação. Adriano Trombone, superintendente de Recursos Humanos da SAEB ratificou que será exigido curso superior e a expectativa é que "o edital saia ainda este ano".

Conteúdos cobrados nos certames anteriores

Para encerrar, oferecemos uma tabela comparativa dos últimos certames da Polícia Civil da Bahia (resguardadas as suas diferenças, claro), a fim de que você elabore a sua própria estratégia preliminar de estudos. Sabemos que as futuras seleções não seguirão os mesmos padrões das que já aconteceram, mas aquelas poderão lhe fornecer um caminho a seguir, enquanto os editais não vêm.

Ano/Cargos/NívelOrganizadoraEtapas da SeleçãoPrincipais conteúdos cobrados
1997/Agente e Escrivão de Polícia/Nível MédioInstituto Brasileiro de Seleção Pública - IBRASPProvas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. / Prova prática de datilografia, de caráter eliminatório e classificatório. / Prova de sanidade e capacidade física, mental e psicológica, exame psicotécnico, entrevistas e investigação social, de caráter eliminatório. /Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.Conhecimentos em Língua Portuguesa, Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas
2000/Delegado de Polícia/ Nível Superior - Curso de Bacharelado em DireitoInstituto Brasileiro de Seleção Pública - IBRASPProvas Objetivas e Discursivas, eliminatórias e classificatórias./ Prova de Títulos, classificatória. /Investigação Social, de caráter exclusivamente eliminatório. / Exame Médico exclusivamente eliminatório. / Curso de Formação Técnico-Profissional, de caráter  eliminatório e classificatório./ Prova Objtetiva/DiscursivaDireito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Legislação Complementar ou Extravagante (Leis Especiais: ECA, Defesa do Consumidor, Antitóxico, Imprensa, Meio Ambiental, Tortura e Porte de Anna); Direito Processual Penal; Medicina Legal e Direito Civil.
2005/Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal e Perito Técnico de Polícia/Superior e MédioCentro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília (UnB)Provas objetivas e Prova dissertativa, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. / Avaliação psicológica, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Avaliação de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Exames médicos, para todos os cargos, de caráter eliminatório. / Avaliação de títulos, somente para os cargos de nível superior, de caráter classificatório.Conhecimentos básicos e específicos. / Para o nível superior, envolveu conteúdos como: Língua portuguesa, Atualidades (Conhecimentos gerais), Conhecimentos de Informática,Matemática, Engenharia elétrica, Computação científica, Ciências contábeis, Engenharia civil, Código de processo civil, Código de Processo Penal, Medicina legale Odontologia legal, entre muitos outros, dependendo do cargo escolhido. / Para o nível médio, foram cobrados conhecimentos das áreas de Língua portuguesa, Conhecimentos gerais, Noções de Informática,Matemática e Estatística, História do Brasil, Ciências e Geografia do Brasil. / A prova dissertativa consistiu de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo.

Portanto, aqueles que pretendem participar deste certame já devem iniciar - ou continuar - a preparação, pois sem dúvida uma antecipação aos acontecimentos vai significar um evidente sucesso em todas as etapas vindouras.

Sucesso e feliz concurso!

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos