Igualdade racial será tema obrigatório em concursos na Bahia

Duas secretarias de Estado estabeleceram termo de compromisso para que sejam incluídos conteúdos programáticos relativos à promoção da igualdade racial e de gênero em concursos na Bahia.

A partir de agora, provas de concursos públicos realizados pelo governo do Estado da Bahia deverão ter cobrar conteúdos programáticos relativos à promoção da igualdade racial e de gênero. A decisão foi tomada com base no termo de compromisso firmado entre as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e a de Promoção da Igualdade (Sepromi).

As bancas organizadoras desses certames deverão, portanto, elaborar questões de provas a partir do que as legislações abordam sobre às temáticas de promoção da igualdade racial e de gênero, bem como da bibliografia correspondente. “Essa iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do governo na busca pela consolidação e ampliação do conhecimento sobre políticas públicas de promoção da igualdade racial. Incluir o tema em concursos públicos possibilita mais avanços na construção de um Estado mais justo”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

De acordo com a Secom Bahia, a decisão reafirma a política de inclusão do Governo do Estado, que visa debater e construir soluções alternativas para o tema e implementar políticas públicas entre os órgãos do poder público e sociedade civil organizada.

Material informativo

Desde o dia 13 de maio de 2014 estão disponíveis no Portal do Servidor da Bahia (http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/) cartilhas, editoriais e conteúdos sobre políticas públicas visando promover ações de igualdade racial e de gênero e também combater práticas discriminatórias. As publicações foram indicadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Pró-Equidade de Gênero e Raça. O material é de fácil acesso: basta abrir o Portal do Servidor, ir para o menu central e clicar em ‘Diversidade e trabalho’.

Com informações da Secom Bahia

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco