Concurso Professor Bahia 2015 em foco

Novo concurso para o magistério do Estado da Bahia pode estar próximo, já que o último expirou há bastante tempo. O momento é propício para traçar planos de estudos.

Muitos professores licenciados do estado da Bahia, ainda sem colocação no mercado, já estão se preparando para participar do próximo concurso do magistério, pelo menos em tese. O certame ainda não tem data definida para acontecer, mas, conforme os dados que hoje temos, é certo que ele não deverá passar de 2015. O número de vagas e de convocações de classificados nos concursos para professores do estado costuma ser bastante expressivo.

A última seleção para a educação baiana foi aberta em agosto de 2013 e encontra-se em andamento. Embora se propusesse a preencher 2.665 vagas, lembramos que se trata de um processo seletivo simplificado (PSS), para ocupação de postos pelo regime REDA. Ou seja, são ocupações temporárias. A validade da seleção é de um ano, após a homologação final, e provavelmente os convocados permaneçam no exercício das funções por pelo menos dois anos.

Apostila específica para o cargo de Professor de Educação Básica (Seleção REDA)

Tudo isso pode indicar que 2015 poderá ser mesmo o ano para planejamento de um concurso público para admissão efetiva no magistério da rede pública?

A resposta é sim. Acredito que um concurso para os quadros permanentes da SEC-BA não irá demorar tanto. As principais razões para acreditarmos na realização de concurso público são, portanto, as mais óbvias possíveis: demanda de vagas não preenchidas para determinadas disciplinas, crescimento do número de aposentadorias, as exonerações e os percalços que possam existir no que se refira ao não preenchimento de vagas pelo REDA. Evidentemente, está não é uma simples decisão de governo, pois há também fatores que podem adiar esse projeto, entre os quais, poderíamos lembrar: os preparativos (e gastos) para a copa de 2016, os períodos pré/pós eleitorais e, claro, as questões orçamentárias.

O último concurso público (concurso de verdade, e não PSS) para professor foi realizado em 2010 (provas em 2011), organizado pelo Cespe/UnB, cujo prazo de validade expirou em maio de 2013, mas oficialmente, o concurso foi dado como encerrado no dia 27 de junho de 2013. Ou seja, como 2014 temos eleições estaduais e nacionais tudo deverá ficar do jeito que está, mas em 2015 as perspectivas de novo certame são as melhores possíveis.

Foram oferecidas 3,2 mil vagas, distribuídas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direcs), mas nem todas elas foram devidamente preenchidas, pois até o próprio secretário da educação lembrou que das 13 áreas em que se queria contratar docentes, 7 não tiveram nenhum aprovado em alguns municípios. Foram 45 mil inscritos, mas, segundo fontes oficiais, apenas 5.003 conseguiram atingir a nota mínima para habilitação. Consequentemente, isto significou que em algumas lotações do Estado a carência não iria ser resolvida satisfatoriamente, ainda que fossem contratados professores substitutos (PSTs).

Portanto, professores concurseiros, independentemente de não termos oficialmente a previsão de um edital, o caminho mais acertado para obter uma aprovação futura é elaborar uma rotina de estudos (ainda que branda) que leve em conta os conteúdos programáticos últimos editais (o do concurso de 2010 e os da seleção REDA de 2013).

Sucesso a todos.

alberto@concursosnobrasil.com.br

Comentários

  1. Aparecida Maria Costa disse:

    Isso será uma boa oportunidade áqueles que conseguir classifica-lo.

    Responder
    • Darci Andrade disse:

      estou aguardando muito tempo este concurso pois 2 há anos presto serviço com PRA pela SEC . me mantei informada pelo o concurso que novo governador lembre mais a questão e situação da educação mesmo da , saúde e justiça. seja das prioridades do senhor Governador RUI COSTA. PT nos baiana agradecemos,Já no inicio do ano letivo de 2015 principalmente EDUCAÇÃO.
      ATENCIOSAMENTE,
      PROFESSORA DARCI ANDRADE

      Responder
    • Isilande Souza disse:

      Pessoal, cuidado com a escrita na hora de publicar qualquer comentário, afinal, se trata de concurso para professores!
      Como podemos ver na página do Concursos no Brasil, 45.000 pessoas inscritas para o cargo professores e apenas 5.000 conseguiram a média de aprovação. Eis aí a primeira causa de tamanho índice de reprovação: Alguns "possíveis" professores não sabem nem escrever direito!!!
      É de envergonhar a classe dos professores!

      Responder
      • Andréa disse:

        Concordo.

    • George Ricardo disse:

      Sou professor e me envergonha uma pessoa que se diz professora apresentar um comentário dessa qualidade, se a professora não sabe escrever o que dirá dos alunos. Pelo menos antes de publicar algo, revise. É o básico.

      Responder
  2. Guiomar Batista Sodre Barros disse:

    Gostaria que este concurso fosse realizado, pois a Educação Estadual está carente de profissionais comprometido como nossos discente.
    Tenho um grande compromisso com a educação e estou com pressa que isto aconteça.
    atenciosamente
    Guiomar

    Responder
  3. Pedro Neto disse:

    Gostaria de saber a data exata para participar.

    Responder
    • Andel disse:

      Pedro Neto, acho que você sequer leu o texto. Quem é que está falando de datas nesse texto? Você não conseguiu entender que estamos todos na expectativa por esse concurso, mas que ainda não existe possibilidade de saber data alguma? O autor do texto deixou isso muito evidente!

      Responder
      • Josenildo Pereira disse:

        Exatamente Andel! é só uma estimativa arbitrária do site de concursos. Vamos torcer para que aconteça logo, no PSS de 2013 fiquei em 1º lugar e começarei dia 10 de março se DEUS quiser.

  4. Jorge Ribeiro Azevedo disse:

    É preciso que os nossos governantes assuma a educação com responsabilidade lançando a maneira mais democrática de fazer educação "o concurso público" e esqueçam esses conchavos políticos "REDA e PST".A educação precisa de governantes sinceros e comprometidos com o desenvolvimento de nossa sociedade.

    Responder
  5. Márcio disse:

    Gostaria de saber o conteúdo programático dos últimos dois concurso... com certeza farei este próximo concurso... Se realmente saí, é claro...

    Responder
  6. Abimael disse:

    Tem que abrir concurso para professor efetivo, pois esses contratos REDA e PST, tem que acabar. Um professor contratado pelo sistema PST não é valorizado. SEC, SAEB, DIREC não dão valor para esses profissionais. Professor rala numa sala de aula, é cobrado em tudo, mas na hora de receber o baixo salário ainda tem problemas, omo atrasos.Eu conheço professor que aainda não recebeu salário de outubro, novembro e dezembro de 2013.

    Responder
  7. Maria Moreira disse:

    A CESPE É UMA EMPRESA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE AVALIAR A PROVA DOS PROFESSORES ,POIS A AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE 2011 FOI UMA NEGAÇÃO.OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIU ENTENDER COMO ESTA AVALIAÇÃO FOI
    FEITA.

    Responder
  8. Iaria disse:

    Na verdade faz se necessário a realização de um novo concurso, não pelo fato de não ter tido candidatos aprovados suficientes no concurso anterior, porque foram muitos os aprovados.A verdade é que nem todos os aprovados foram convocados.
    E ai inventam um monte de desculpas, dizendo que não houve aprovados o suficiente.Porque para o governo é muito melhor ter escravos trabalhando(professor contratado) que professores efetivos que possui direitos garantidos.

    Responder
    • Eliana Pereira disse:

      FALOU MUITO BEM! É EXATAMENTE ISSO!

      Responder
  9. Lorena disse:

    Só lembrando a Copa é 2014 e 2016 são as Olimpiadas... que até onde eu sei não será na Bahia.

    Responder
  10. Cristovão disse:

    Realmente, a realização de um novo concurso já passou da hora. Como sabemos, os nossos governante fazem de tudo para não realizá - lo.

    Responder
    • Hamilton disse:

      e as novas regras que o professor, recém formando, tem que ter um ano de experiência na área, isso e inadmissível. pós, e para que servi o estagio.??

      Responder
  11. Josy disse:

    Estou Pós-graduada na área da Educação e quero fazer o Concurso do PST,ou seja, Prestação de serviço para ingressar dando aula ou monitorando alunos na sala de aula. Gostaria de saber como adquirir o conteúdo programático para começar a estudar e me preparar para o concurso do Estado?Aguardo seu retorno.

    Responder
  12. Elza disse:

    Gostaria de lembrar que: O colégios Estaduais também estão carentes de funcionaria nas secretárias. Já que existem vários funcionários capacitados, que trabalham através de contratos de empresas terceirizadas e que sempre estão atrasando os vencimentos.

    Responder
  13. Cristovão disse:

    Olá, Josy!
    Para Pst( prestação de serviço temporário) Não é necessário fazer concurso. A escola que contrata, ou então algum político faz a indicação. Somente no REDA ( processo Seletivo, com período de 2 anos podendo ser prorrogado)ou professor permanente e que nesse caso, faz - se através de concurso público.

    Responder
  14. Pablo disse:

    Galera! qual a opinião de vocês. Será que em julho de 2015 terá concurso para professor? ou vocês acham que terá antes?

    Responder
  15. Eide Pereira De Carvalho disse:

    Se o senhor permitir este concurso vai ser realizado em 2015 pois meu sonho e fazer e passar para ter estabilidade!

    Responder
  16. Valdir disse:

    Ola pessoal, sou professor de exatas, estava na Europa e voltei esse ano para o Brasil. Quando tiverem alguma informação me passem, pois preciso de trabalho como a vocês, abraços.

    Responder
  17. Pablo disse:

    Espero que não seja a CESPE a banca organizadora.

    Responder
  18. Juliana disse:

    Adoro estudar geografia e dar aula.Ensinar o que eu aprendo com os livros e filmes é muito legal. Pena que o salário ó = é muito pouco !!!

    Na boa nem manicure está ganhando 1.150 reais, quem faz concurso para professor dentro de sala de aula é comparado com empregados que não possuem nível superior por conta do salário. Então o profissional fica muito desvalorizado, não respeitam, acham que o professor ta ali por falta de opção porque não conseguiu algo melhor. Também nesse país... É muito desestimulante !!! Pensando 1000 vezes antes !!

    Responder
  19. Juliana disse:

    Adoro estudar geografia e ensinar o que eu aprendo com os livros mas salário do professor é muito baixo !!!

    Até manicure, vendedora de loja está ganhando mais. Por isso ninguém respeita.
    Os alunos vêm o professor como um fracassado, acham que estão ali por falta de opção e não respeitam mesmo!!!!

    Responder
  20. Jonas Batista Dos Santos disse:

    Estou esperando este concurso , para fazer e retornar a minha a nossa cidade pela qual tenho um amor muito grande pela Bahia e sendo aprovado no concurso posso voltar au que trabalho no estado como professor de lingua portuguesa estou a quatro anos no estado de são paulo.

    Responder
    • Isilande disse:

      Professor de Língua Portuguesa escrevendo e publicando comentários com erros de ortografia... é o fim da picada!

      Responder
  21. Pablo disse:

    Se alguém quiser entrar em contato para trocarmos informações, material,enfim esturdarmos meu e-mail é pablogotto21@gmail.com

    Responder
  22. Rogerio disse:

    Meu Deus!!! lendo os comentários aqui postados, registro minha lamentação no que tange aos erros de concordância nominal e verbal ... sofrível!!!

    Responder
    • Alberto disse:

      Prezado, Rogério, se os comentários estão postados é porque, de fato, foram lidos. Não temos como realizar revisões na imensa quantidade de comentários que chegam ao nosso portal e também priorizamos pela liberdade de expressão do leitor do nosso site. Se ele consegue ser compreendido, preferimos não revisar para a norma culta da língua o seu discurso. Estamos numa democracia, inclusive linguística!

      Nota do Editor.

      Responder
  23. Pablo disse:


    Meu Deus!!! lendo os comentários aqui postados, registro minha lamentação no que tange aos erros de concordância nominal e verbal ... sofrível!!!

    redundância ( aqui postados,)
    Se você leu, obviamente os comentários foram postados.

    Responder
    • Marlene disse:

      Também observei. É realmente lamentável,que professores cometam tantos erros.

      Responder
  24. Wilson disse:

    Gente e o pessoal administrativo, sera que também vai ter concurso para os auxiliares de secretaria? Trabalhamos muito na secretaria e ganhamos tao pouco e ainda por cima não somos efetivos e sim temporários, espero que SEC Bahia olhe para nossa situação inclua no próximo edital as vagas para secretaria de escola, temos o direito de sermos efetivos e não temporários.

    Responder
  25. Wilson disse:

    Olha só para vocês verem nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília todos realizaram concursos para auxiliares de secretaria com provimento da vaga de efetivo e só aqui na Bahia que que realiza concurso com provimento temporário. Convoco a todos os auxiliares de secretaria que vamos juntos cobrar o concurso para o nosso cargo temos o direito de sermos efetivos.

    Responder
  26. Fabiana disse:

    E nós serviçais que limpamos a escola, fazemos a merenda cuidamos da portaria também precisamos sermos efetivos os nossos cargos tem que estar no concurso chega de sermos temporários, terceirizados

    Responder
  27. Sheila Karina Souto Santos Da Cunha disse:

    Infelizmente a felicidade do brasileiro dura pouco, estava eu pensando que as inscrições do concurso seria hoje, fiquei muito empolgada, como seria hoje se estamos em plena política de estado,deixo aqui uma reflexão, é a segunda vez que eu ensino pelo REDA, em 2000 eu trabalhei e agora novamente terminei 4 anos prestando serviço ao estado REDA,já estou graduada em biologia e estou terminando uma pós em educação ambiental e saúde quero urgentemente ficar permanente no estado, queremos concurso do estado ok!Gestores, abra logo as inscrições estamos preparados para guerra dos vencedores ok!Em nome de Jesus!Amém!

    Responder
  28. Marcelo disse:

    Sou Professor da rede estadual de São Paulo, prestei o último concurso em novembro de 2013 e acabei de ser efetivado... mas queria voltar à minha terra Natal, interior da Bahia... maas tenho uma dúvida quanto ao salário... se bem que o salário aqui não é lá essas coisas... mas da para acumular um cargo efetivo com outro temporário... dessa forma dá para sobreviver...

    Responder
  29. Geiza Catarina disse:

    Sou formada no curso de formação geral MAGISTERIO, já substituí vários professores, tenho o curso de formação. Sou professora de educação de jovens e adultos, porém quero trabalhar, sair de Juazeiro da Bahia e trabalhar em Salvador Bahia, pois o salário é pouco. Dou aulas em escolas públicas e particulares. por favor entre em contato pelo meu e-mail. Grata

    Responder
  30. Betiane disse:

    Quero muita informsçao de concurso 2015

    Responder
  31. Gerbison disse:

    Mais lamentável que a série de erros dos professores é a insistência desse pseudo-governo em nos empurrar goela abaixo esse PSS e REDA. Vergonha da Bahia. Professor, profissão de risco e em extinção...

    Responder
  32. Juscy disse:

    jÁ VOU COMEÇAR A ESTUDAR NOVAMENTE. NO ÚLTIMO REALIZADO PELA CESPE, CONSEGUI FICAR EM SEGUNDO LUGAR, CONTUDO NÃO FUI CHAMADA ATÉ O VENCIMENTO...QUE PAÍS É ESSE?
    " lUTO" pela educação.

    Responder
  33. Isaías Senna disse:

    Lamentável é saber que o concurso, que há muito se espera, seja pelo REDA. Aqui em minha região, mais especificamente, Irecê, mais de cem professores (REDA) pediram exoneração somente neste ano, porque tiveram propostas de escolas particulares... Porque, afinal de contas, não fazer concurso pra efetivo? Assim não dá, porque o REDA? Não sei quais são os benefícios que isso traz ao estado e, principalmente, à educação. Queremos concurso para efetivo JÁ! Sr. Governador eleito Rui Costa, reveja e refaça novo concurso, para efetivo. A educação da Bahia pede com URGÊNCIA!

    Responder
  34. Pablo disse:

    Juscy,

    preciso de umas dicas, Se possível. Tenho muita dificuldade com as provas do cespe.

    pablogotto21@gmail.com

    Responder
  35. Danielle disse:

    Alguém sabe qual o atual salário de um professor 40h?

    Responder
  36. Gerbison disse:

    GOVERNO V...! NÃO QUEREMOS REDA, NEM PSS. QUEREMOS RESPEITO, SEUS CANALHAS...

    Responder
  37. Léa disse:

    Entendi que os comentários sobre os erros nos comentários dos professores nesse site são referentes aos PROFESSORES, não ao administrador do site. Não entendi porque ele os tomou para si. Realmente espera-se que os professores, ao se manifestarem publicamente, e mais ainda, por escrito, devem fazê-lo de forma mais cuidadosa. Não entendi - nem defendo - que seja na norma culta, que é o mais apropriado neste caso, mas, ao menos, que sejam feitos com correção. Afinal de contas, são professores comentando sobre educação e sua condição de desvalorizados. Escrever assim não sugere falta de qualidade em seus serviços (não agravando a todos)? Desculpem!

    Responder
  38. Ademir Santos disse:

    oi pessoal, sou novo por aqui, gostaria de propor a todos que iram fazer o concurso para professor de matemática para juntos formarmos um grupo de estudo e trocarmos experiencias.

    interessados comentem.

    grato

    Responder
  39. Cida disse:

    Estou me preparando para esse momento preciso fazer um plano de carreira estou ansiosa. Que deus nos abençoe.....

    Responder
  40. Paulo disse:

    Na verdade vagas tem profissionais habilitado também tem porem o velho jeitinho seja de Diretores de escola ou DIREC, prefere colocar pessoas que não são habilitadas ou de outra área para ocupar vaga de pessoas que fazem faculdades, pagam inscrição pro REDA e acabam ficam na fila, pois a secretaria de Educação BA, não tem compromisso com uma seleção correta através de editais como acontece em outros estado do Pais que em relação ao nosso ta na frente da educação. começão por ai enfim estou indignado com esse situação isso é uma vergonha.

    Responder
  41. Meire disse:

    Caros colegas estamos cansados de concursos REDA, queremos segurança e efetividade, somos profissionais merecemos respeito e estabilidade na nossa carreira docente. Queremos que o próximo concurso seja EFETIVO, chega de REDA,vamos dar um basta nos contratos PSTs.

    Responder
  42. Isilande disse:

    Esses concursos temporários são apenas uma forma de enrolar o profissional da educação, os quais não têm valor para o estado e em muitos casos, nem para sociedade. A prova disso é o salário miserável e desvalorizável que o professor da educação básica tem direito.
    Esse descaso pode ser visto pelas formas de contratação REDA, PST, quem indica, políticos interferindo, etc.
    Chega de sujeira!Chega de estratégia de arrecadar dinheiro de inscrições de 2 em 2 anos, pois, pelo que parece esse é o único objetivo desse REDA!
    Conscurso tem que ser permanente e efetivo.
    TODOS PRECISAM SABER QUE A EDUCAÇÃO É A BASE DA SOCIEDADE E O PROFISSIONAL QUE A PROMOVE DEVE SER VALORIZADO.
    ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECER A REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL E DA SOCIEADE EM GERAL NUNCA MUDARÁ.

    Responder
  43. Thais Sampaio disse:

    Tomara que tenha mesmo. Vou estudar para passar. Chega de reda!!

    Responder
  44. Gileno Alves Ferreira disse:

    Apesar de estarmos susceptíveis a erros, não custa fazer um esforço para evitá-los. O professor de língua portuguesa necessariamente deve preocupar-se com detalhes e procurar errar o mínimo possível. Associo-me com a senhora Isilande Souza em seu proveitoso comentário. Contudo, não se deve ser tão duro. Nós professores já estamos muito humilhados diante de tanta falta de valorização. Kkkkk.

    Responder
  45. Márcio disse:

    Espero que esse concurso aconteça ainda este ano. Bons estudos para todos!

    Responder
  46. Andreia disse:

    Também estou na espera pelo concurso público na educação, lamentável o que esses políticos fazem conosco professores, nas escolas estaduais e municipais lotadas de contratos,politicagem, pior gente sem formação especifica e até agora nada de concurso público,...eita minha Bahia.

    Responder
  47. Marizete disse:

    Não há uma missão mais significante, do que a arte de educar.Desejo muito conquistar o meu lugar,pois esta é a minha missão.

    Responder
  48. Luzia Cardoso Da Silva disse:

    Gostaria muito de fazer esse concurso, há muito venho esperando;pois nasci para ser professora sou muito comprometida com o meu trabalho.Mas seria muito melhor se fosse efetivo, estabilidade é o que todos almejam quando se faz um concurso.

    Responder
  49. Angel disse:

    Vamos torcer pra que nesse ano de 2015 a educação no nosso estado seja priorizada de alguma forma,beneficiando docentes e discentes...que venha o concurso...ansiosa esperando por ele...

    Responder
  50. Lu disse:

    Discordo. profº na rede municipal é valorizado sim.

    Responder
  51. Pablo disse:

    Andreia, vc acha que será o CESPE ou a FCC a banca contratada?

    Responder
  52. Solange disse:

    Que venha o concurso, e todos possamos ingressar na rede estadual e adquirir a tão sonhada estabilidade profissional.

    Responder
    • Márcio Soares disse:

      Passei no concurso passado da educação Baiana e até hoje não fui convocado!!!

      Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Concursos no Brasil em foco