Concurso Professor Bahia 2014 em foco

Novo concurso para o magistério do Estado da Bahia pode estar próximo. O momento atual pode ser propício para planejar os estudos, com base nos conteúdos dos dois últimos certames.

Muitos professores licenciados do estado da Bahia estão se preparando para participar do próximo concurso do magistério, que ainda não tem data definida, mas existem perspectivas de que possa acontecer em algum período dentro dos próximos dois anos (2014-2015). O número de vagas e de convocações de classificados nos concursos para professores do estado costuma ser bastante expressivo.

A última seleção para a educação baiana foi aberta há pouco tempo (agosto de 2013) e encontra-se em andamento. Embora este certame se proponha a preencher 2.665 vagas, se trata de um processo seletivo simplificado (PSS), para ocupação de postos pelo regime REDA, ou seja, temporário. A validade da seleção será de um ano, após a homologação final, e provavelmente os convocados permaneçam no exercício das funções por pelo menos dois anos.

Apostila específica para o cargo de Professor de Educação Básica (Seleção REDA)

Tudo isso pode indicar que 2014 ou começo de 2015 poderá ser mesmo o ano para planejamento de um concurso público para admissão efetiva no magistério da rede pública?

A resposta é sim. Acredito que um concurso para os quadros permanentes da SEC-BA não irá demorar tanto. As principais razões para acreditarmos na realização de concurso público são, portanto, as mais óbvias possíveis: demanda de vagas não preenchidas para determinadas disciplinas, crescimento do número de aposentadorias, as exonerações e os percalços que possam existir no que se refira ao não preenchimento de vagas pelo REDA. Evidentemente, está não é uma simples decisão de governo, pois há também fatores que podem adiar esse projeto, entre os quais, poderíamos lembrar: os preparativos (e gastos) para a copa de 2016, os períodos pré/pós eleitorais e, claro, as questões orçamentárias.

O último concurso público (concurso de verdade, e não PSS) para professor foi realizado em 2010 (provas em 2011), organizado pelo Cespe/UnB, cujo prazo de validade expirou em maio de 2013. Foram oferecidas 3,2 mil vagas, distribuídas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direcs), mas nem todas elas foram devidamente preenchidas, pois até o próprio secretário da educação lembrou que das 13 áreas em que se queria contratar docentes, 7 não tiveram nenhum aprovado em alguns municípios. Foram 45 mil inscritos, mas, segundo fontes oficiais, apenas 5.003 conseguiram atingir a nota mínima para habilitação. Consequentemente, isto significou que em algumas lotações do Estado a carência não iria ser resolvida satisfatoriamente, ainda que fossem contratados professores substitutos (PSTs).

Portanto, professores concurseiros, independentemente de não termos oficialmente a previsão de um edital, o caminho mais acertado para obter uma aprovação futura é elaborar uma rotina de estudos (ainda que branda) que leve em conta os conteúdos programáticos últimos editais (o do concurso de 2010 e os da seleção REDA de 2013).

Sucesso a todos.

alberto@concursosnobrasil.com.br

Comentários

  1. Aparecida Maria Costa disse:

    Isso será uma boa oportunidade áqueles que conseguir classifica-lo.

    Responder
  2. Guiomar Batista Sodre Barros disse:

    Gostaria que este concurso fosse realizado, pois a Educação Estadual está carente de profissionais comprometido como nossos discente.
    Tenho um grande compromisso com a educação e estou com pressa que isto aconteça.
    atenciosamente
    Guiomar

    Responder
  3. Pedro Neto disse:

    Gostaria de saber a data exata para participar.

    Responder
    • Andel disse:

      Pedro Neto, acho que você sequer leu o texto. Quem é que está falando de datas nesse texto? Você não conseguiu entender que estamos todos na expectativa por esse concurso, mas que ainda não existe possibilidade de saber data alguma? O autor do texto deixou isso muito evidente!

      Responder
      • Josenildo Pereira disse:

        Exatamente Andel! é só uma estimativa arbitrária do site de concursos. Vamos torcer para que aconteça logo, no PSS de 2013 fiquei em 1º lugar e começarei dia 10 de março se DEUS quiser.

  4. Jorge Ribeiro Azevedo disse:

    É preciso que os nossos governantes assuma a educação com responsabilidade lançando a maneira mais democrática de fazer educação "o concurso público" e esqueçam esses conchavos políticos "REDA e PST".A educação precisa de governantes sinceros e comprometidos com o desenvolvimento de nossa sociedade.

    Responder
  5. Márcio disse:

    Gostaria de saber o conteúdo programático dos últimos dois concurso... com certeza farei este próximo concurso... Se realmente saí, é claro...

    Responder
  6. Abimael disse:

    Tem que abrir concurso para professor efetivo, pois esses contratos REDA e PST, tem que acabar. Um professor contratado pelo sistema PST não é valorizado. SEC, SAEB, DIREC não dão valor para esses profissionais. Professor rala numa sala de aula, é cobrado em tudo, mas na hora de receber o baixo salário ainda tem problemas, omo atrasos.Eu conheço professor que aainda não recebeu salário de outubro, novembro e dezembro de 2013.

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Concursos no Brasil em foco